Interface Gráfica do Ubuntu travando

Iniciado por guripreto, 13 de Fevereiro de 2012, 16:16

tópico anterior - próximo tópico

guripreto

Olá Pessoal,

Sou relativamente novo no Ubuntu, e antes de reinstalar o ubuntu em meu laptop Acer Aspire 5920 resolvi postar o problema por aqui. Pesquisei pela net, mas não encontrei ajuda que seja mais específica ao meu problema.
Faz algum tempo que meu Ubuntu com Gnome está travando (quando trava, trava geral). Fui tentando solucionar com coisas simples, como remover pacotes relacionados ao KDE, entre outras coisas, mas o problema persistiu. Reinstalei a versão que estava usando (10.04), só que mantendo o /home intacto. Como ele continua travando, pensei que o problema talvez esteja em alguma configuração mal feita por mim. O travamento não tem regra, as vezes demora horas, as vezes segundos. Achei que era a conexão wireless, mas mesmo sem ligá-la ele tá travando. Resolvi configurar um pendrive para iniciar o Ubuntu por ele, mas mesmo assim travou em alguns segundos de uso. Para conseguir fazer backup dos meus arquivos (no caso de uma reinstalação completa) estou usando o comando CTRL ALT F1 e me mantenho no console, as vezes alternando para a interface gráfica e assim estou agora, nesse vai e vem para não precisar desligar/ligar o computador. Realmente não acho que seja algo complexo, mas estou esgotado no meu muito limitado conhecimento de linux.

Alguém do fórum tem alguma dica para este problema?

Dionnatan

Olá, também tenho um acer mas modelo 5250, bem, o meu tambem travava seguidamente, e tambem sem parametro nenhum, e estava desistindo de usar o ubuntu nele quando descobri, que o problema era a placa de rede, fiz assim, no setup coloquei ele pra dar boot pela placa de rede, resolveu, nao travou nunca mais, o porque eu nao sei, mas funcionou, teste ai e mande o resultado.

guripreto

oi, desculpe a falta de experiência, mas como se faz essa alteração? O setup que vc se refere é aquele da tela "acer" quando ligamos o laptop, e temos que apertar F2 para alterar o boot?

Dionnatan

Isso, o setup é onde se configura a bios do computador, vc só tem que mudar a ordem de boot do computador colocando em vez de driver de dvd por exemplo, o interface de rede ( placa de rede) o nome varia de acordo com o modelo, para mim funcionou.

guripreto

oi, consegui alterar a ordem de boot, coloquei a placa de rede em primeiro mas mesmo assim travou, infelizmente essa dica comigo não resolveu...

Alguma outra dica?

Dionnatan

guripreto

Kernel que estou utilizando:

2.6.32-28-generic

(de acordo com o comando "uname -r")

* - Mais uma informacao: mesmo no console ele esta travando, nao e so na interface grafica...

Dionnatan

Experimente  instalar o novo kernel, juntamente com o novo Ubuntu 11.10

http://diolinux.blogspot.com/2012/01/como-instalar-o-novo-kernel-32-no.html

ele terá um melhor suporte e funcionamento, e assegure-se de ter realmente colocado o placa de rede para dar boot primeiro, tudo o que vc descreveu até agora se encaixa no que eu estava passando e essa foi a solução.
vamos ver o que acontece.

guripreto

Ola,

a coisa ta ficando bem dificil, o que me aponta para um problema de hardware mesmo. A travacao esta tao intensa que ja nao consigo mais fazer nada, nem alterar kernel, nem reinstalar o ubuntu. Mesmo usando um pendrive de instalacao do ubuntu o notebook trava, o que esta inviabilizando qualquer procedimento por software.
Acho que a saida e mesmo verificar hd, superaquecimento, estas coisas...

obrigado pelas dicas,

inte
marcelo

guripreto

Olá Pessoal,

só agora retomo esse tópico, pois tive que mandar o laptop para a manutenção. Fizeram teste de memória e de disco, e não detectaram nada, a não ser um tanto de sujeira que poderia estar causando superaquecimento. Ok, foi feita a limpeza interna, trouxe pra casa e tentei instalar o ubuntu 10.04. Nada, durante a instalação (seja pelo pen drive, seja pelo CD) ele travava. Aí gravei um cd do ubuntu 11.10 e coloquei na máquina para instalá-lo. Surpreendentemente ele não travou durante a instalação, só foi travar quando estava usando o sistema.
Agora, entrei pelo modo de segurança (opção que o grub me deu), e já faz 1 hora que estou trabalhando e não travou.
Mas durante a manhã fui utilizando o sistema, até que mesmo pelo modo de segurança o computador está travando, congela a tela onde parou, não move nada, mouse, teclado, nada.

será que alguém tem alguma dica do que tá rolando? placa de vídeo?

abraços,
marcelo

guripreto

Pessoal,

O problema não foi resolvido, mas não por conta de software, o técnico fez vários testes na máquina e deu o veredito: pau na placa mãe... ou seja, notebook condenado  :-\

valeu pela ajuda!

abraço e inté