Instalação do Ubuntu

Iniciado por Regnilson, 13 de Fevereiro de 2012, 15:20

tópico anterior - próximo tópico

Regnilson

Olá, estou tendo uma dificuldade em instalar o Ubuntu. Quando chega na instalação fica marcado com um "X" onde se verifica o espaço em disco, assim não dá continuidade na instalação. E verificando em sistema se vê que ele detecta 3.4 GB de disco, sendo que o HD que possuo tem 500 GB e quase todo sem uso.
Baixei a verção 11.10 e gravei em um cd como orientado e tbm ele dá boot normalmente e funciona muito bem para test apartir do cd, mas pra instalar não está passando deste ponto mencionado. Se alguém puder me ajudar desde já muito obrigado!

Sérgio Rabelo

Verifica se você tentou acessar seu HD antes da instalação e a partição ficou montada, talvez seja isso...

Regnilson

neste HD já está instalado windows e 4 partições uma para este sistema com 59,4GB sendo 43,7 livres + uma para dados de 175GB sendo 80,8 livres e outras duas totalmente livres e formatadas de de 156 e 74,1 GB respectivamente. Não li nada a respeito de o HD ter que ser novo, e sim muito incentivo em instalar o Ubuntu mesmo já tendo o Windows (que particularmente pretendo me livrar).

Tota

Ola

Usando o Ubuntu em modo live cd ( testar sem instalar )

Poste o resultado em terminal de sudo fdisk -l
sudo<espaço>fdisk<espaço><traço><letra éle minuscula>

[]'s

Regnilson

Perdão sou usuário novo e não encontrei o terminal de código. Poderia por gentileza dizer-me como faço?

luizinhodmm

Bem, esta eu posso responder, o terminal fica na aba aplicativos>Acessórios

Regnilson

Obrigado pessoal por responderem, mas ainda não foi possível resolver o problema. Não achei ninguém ainda que tivesse tido o mesmo problema... O Ubuntu é muito bom mas sem poder instalar no HD fica comprometido a utilização. E não consegui ainda descobrir o que poderia estar errado com o pc...

rhuan 261

Citação de: Regnilson online 13 de Fevereiro de 2012, 16:24
neste HD já está instalado windows e 4 partições uma para este sistema com 59,4GB sendo 43,7 livres + uma para dados de 175GB sendo 80,8 livres e outras duas totalmente livres e formatadas de de 156 e 74,1 GB respectivamente. Não li nada a respeito de o HD ter que ser novo, e sim muito incentivo em instalar o Ubuntu mesmo já tendo o Windows (que particularmente pretendo me livrar).

Quais os formatos dessas partições?
É Iniciante??????????????????
Leia isto Primeiro

Regnilson

NTFS

Sim sou iniciante, desculpe por ter postado no lugar errado. Posso passar para o lugar correto? Como faço?

Tota

Citação de: Regnilson online 13 de Fevereiro de 2012, 22:47Como faço?

Ola

poste o que foi pedido. Entenda e não leve a mal, mas niguém tem ou pode ver aí a sua maquina.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,92462.msg508076.html#msg508076

Se não ajudar ao forum, este pouco pode fazer.

[]'s

rhuan 261

Citação de: Regnilson online 13 de Fevereiro de 2012, 22:47
NTFS

Sim sou iniciante, desculpe por ter postado no lugar errado. Posso passar para o lugar correto? Como faço?

Tente da seguinte maneira:

1- Dê boot pelo Live CD/DVD;
2- Selecione a opção de "instalar o ubuntu";
3- Se não me engano vai aparecer a opção "instalar do lado do Win", não selecione esta opção; faça "manualmente";
4- Você verá todo o seu Hd, e dessa forma escolherás qual partição instalar;
5- Você tem a opção de instalar a pasta /home, fora da diretório raiz /, caso deseje instalar dessa forma, vc criará 3 partições, sendo uma para Swap, raiz e home. Caso escolha instalar a pasta /home na mesma partição do /, será duas (Swap, e /);
6- Eu particularmente sou adepto à teoria de deixar para a patição Swap, o dobro de espaço da memória ram. Li em um livro denominado Linux, não me lembro o autor. Mas isso fica a seu critério.
7- Posteriormente é só seguir e acompanhar a instalação.

Eu prefiro instalar o ubuntu dessa forma, tende algumas vezes instalar o ubuntu com o OS "rodando" e não sei pq não obtive sucesso.

Execute o comando que o Tota lhe disse e poste aqui o resultado, isso ajudará muito na resolução de seu problema. É bem simples, abra o terminal e transcreva o comando para o mesmo. "sudo fdisk -l" sem as aspas, a última letra é um éle (L,l) minúsculo.

Quaisquer dúvidas de uma olhada nesse link com um tutorial do xluisfernando, que por sinal é excelente. No final é apresentado tutoriais para instalação do Ubuntu.
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90799.0.html
É Iniciante??????????????????
Leia isto Primeiro

Regnilson

Olá Tota desculpa os erros, mas compreendo sim que vocês aqui estão em um esforço por ajudar. E isso muitas vezes depende de nós que precisamos da ajuda sermos mais claros. Muito obrigado pelo esforço de vocês!

O PC é um; AMD Athon(tm) 64 x2 Dual Core processor 5200+ x2 com 4GB de ram e 500GB de disco.

Olá rhuan o que está acontecendo é que sempre após a opção de "instalar o ubuntu" aparece esta janela de onde não continua a instalação:

http://www.4shared.com/photo/sHtViwqr/Foto-0014.html

http://www.4shared.com/photo/v4qmBLhg/Foto-0015.html

Espero que de pra enchergar, pois ficou uma imagem muito pequena e não temos aqui como fazer maior.

Então pelo que pude compreender é que o instalador não está reconhecendo o HD sendo que em sistema acessado pelo teste do Ubuntu ainda no cd reconhece 3,4GB apenas e por isso o instalador não pode ir além no processo, pois para ele não há espaço suficiente.

Tota

Ok

Voce ainda não postou o que eu pedi, e ainda postou um link de dentro de seu e-mail.

Sem seu usuario e senhas, ninguém vai acessar as imagens que postou só voce pode vê-las.

Assim fica dificil...

[]'s

Regnilson

Agora os links para as fotos deverão funcionar... Perdão, mas o que foi que você me pediu mesmo?

Tota

Usando o Ubuntu em modo live cd ( testar sem instalar )

Poste o resultado em terminal de

sudo fdisk -l
sudo<espaço>fdisk<espaço><traço><letra éle minuscula>

[]'s