como configurar samsung gt s3650 como modem ubuntu 11.04

Iniciado por gleiton1207, 19 de Julho de 2011, 21:16

tópico anterior - próximo tópico

gleiton1207

amigos, seguinte, eu estou tentando a algumas horas configurar o meu samsung gt s3650 (corby) para acessar a internet através da tim (infinity web), já consegui inclusive que ele gastasse os 50 centavos (ou seja, de alguma forma ele já obteve conexão, nem que foi por meio segundo), já tentei alguns tutoriais, mais nada ainda de conseguir usá-lo de forma decente.

já usei alguns tutoriais que são por texto  ( mexer no wvdial entre outros no gedit e um monte de coisinha no terminal), inclusive até nem sei se usando tantos tutoriais não estou ferrando o sistema (acredito que sim) e tambem já fiz a configuração por modo gráfico (no simbolo de conexão lá em cima), já liguei o pc com o modem, já liguei o pc e depois conectei o modem, já editei a conexão com diversas configurações por conta própria e nada ainda.

se alguem puder me ajudar eu agradeço.

obs.: o modo que eu consegui que ele "foi mais na frente" foi com o utilitário de novas conexões(tudo automático) que ele pelo menos aparece nas conexões como "tim padrão 1", tenta se conectar por 10 segundos e manda o aviso "rede gsm - desconectado".

Paulo Correa

Primeiro rode esse comando no terminal

lsusb

A primeira letra é um "ele"

Depois copie o resultado todo do terminal e cole aqui

gleiton1207

aqui Paulo,

ton@ton-desktop:~$ lsusb
Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 003 Device 002: ID 04e8:6795 Samsung Electronics Co., Ltd S5230
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 001 Device 002: ID 1058:0704 Western Digital Technologies, Inc. Passport External HDD
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
ton@ton-desktop:~$

por mais que apareceu "Samsung Electronics Co., Ltd S5230", o meu celular é um gt s3650.

Paulo Correa

Veja, estou pedindo estes comandos para você para adiantar o que alguém com gabarito aqui do fórum possa lhe auxiliar, pois sou iniciante.

Ai vai mais uns. Copie e cole a saida de todos os comandos aqui de novo.

sudo lshw -C network
ifconfig -a
nm-tool

gleiton1207

sudo lshw -C network

ton@ton-desktop:~$ sudo lshw -C network
[sudo] password for ton:
  *-network               
       description: Ethernet interface
       product: VT6102 [Rhine-II]
       vendor: VIA Technologies, Inc.
       physical id: 12
       bus info: pci@0000:00:12.0
       logical name: eth0
       version: 78
       serial: 00:0f:ea:a1:87:8e
       size: 100Mbit/s
       capacity: 100Mbit/s
       width: 32 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm bus_master cap_list ethernet physical tp mii 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd autonegotiation
       configuration: autonegotiation=on broadcast=yes driver=via-rhine driverversion=1.5.0 duplex=full ip=10.1.1.4 latency=64 link=yes maxlatency=8 mingnt=3 multicast=yes port=MII speed=100Mbit/s
       resources: irq:23 ioport:e400(size=256) memory:ee001000-ee0010ff

ifconfig -a

ton@ton-desktop:~$ ifconfig -a
eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:0f:ea:a1:87:8e 
          inet end.: 10.1.1.4  Bcast:10.255.255.255  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: fe80::20f:eaff:fea1:878e/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:13669 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:12419 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:12056456 (12.0 MB) TX bytes:1819344 (1.8 MB)
          IRQ:23 Endereço de E/S:0x6000

lo        Link encap:Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
          pacotes RX:63 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:63 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:4228 (4.2 KB) TX bytes:4228 (4.2 KB)

nm-tool

ton@ton-desktop:~$ nm-tool

NetworkManager Tool

State: connected

- Device: eth0  [Auto eth0] ----------------------------------------------------
  Type:              Wired
  Driver:            via-rhine
  State:             connected
  Default:           yes
  HW Address:        00:0F:EA:A1:87:8E

Capabilities:
    Carrier Detect:  yes
    Speed:           100 Mb/s

Wired Properties
    Carrier:         on

IPv4 Settings:
    Address:         10.1.1.4
    Prefix:          8 (255.0.0.0)
    Gateway:         10.1.1.1

DNS:             10.1.1.1

- Device: ttyACM0 --------------------------------------------------------------
  Type:              Mobile Broadband (GSM)
  Driver:            cdc_acm
  State:             disconnected
  Default:           no

Capabilities:

tá beleza Paulo, já ajuda.... inclusive eu vi alguns desses comandos tambem na minha busca, mais como não tenho certeza de quais irão me pedir, achei melhor não colocar porque vi muitos deles, mais que uma dezena....

Paulo Correa

Se você ainda quiser que um iniciante tente "junto" com você buscar entre os topicos e net alguma solução para o seu problema estarei por aqui, se preferir esperar pela dica de alguém com experiência no assunto, entenderei.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,85230.msg470356.html#msg470356

Veja se essa dica ajuda.

gleiton1207

relaxa Paulo, eu acho muito legal você sendo um iniciante tentando me ajudar porque você não apenas me ajudará como saberá fazer quando for com você, e eu agradeço muito a sua ajuda.... tipo assim: se eu conseguir resolver o problema não importa que seja um expert ou um iniciante, afinal estarei com o problema resolvido e depois até prefiro que seja um iniciante por causa do argumento que falei no inicio.

quanto ao post que você me passou, no meu caso ele não ajuda muito, porque:

1- o modem dele é modem mesmo, vem com os drivers de instalação no "lado memória" do modem, já o meu é um celular e não vem com os drivers (mais o linux já o reconheceu direitinho)
2- o dele é da vivo e não da tim (no meu caso) então alguma coisa pode ser diferente e não dar certo
3- a resposta do leocxrs não se aplica no meu caso por causa do motivo 1
4- a resposta do edvaldocruz tambem não se aplica porque eu já fiz dessa forma e tambem não funcionou (MAS foi dessa forma que ele conseguiu ao menos gastar meus créditos, estabelecendo assim a conexão mesmo que rápida)

mais continuo tentando e buscando.....

Paulo Correa

É isso que estou tentando me lembrar o nome de um driver que sempre vejo na área "Internet, redes e segurança" lá é um bom começo para pesquisas é alguma coisa como nsdwriper ou mais ou menos assim sou esquecidão eu ia anotar isso e também esqueci.

Mas como disse vamos procurando que uma hora se acha, ou quem sabe os gurus do fórum deem o ar de sua graça por aqui. Os professores são muito ocupados mais lá uma hora eles aparecem.

T+

Paulo Correa

Bingo achei o que eu procurava o nome do que eu procurava é "usb-modeswitch" nada a ver com que eu escrevi na mensagem anterior vamos lá, (continuo dizendo é apenas testes).

Primeiro uma outra coisa esqueci de perguntar, você tem outra conexão nesse micro?

Se sim, vá em sistema>administração>Synaptic (o caminho no unity é para mim que não uso o unity ainda é Alt + F2 digite synaptic e de enter)

No synaptic digite na caixa de pesquisa dele o usb-modeswitch marque para instalar

gleiton1207

bem, o usb-modeswitch é apenas para dispositivos flip flop (que tem o lado memória e o lado modem, pra "virar" da memória, que automaticamente é montada, para o lado modem).

eu li sobre ele ontem, mais no meu caso tambem nao se aplica porque é 3g por celular e não por modem e celular não tem lado memória e lado modem, quando ele é ligado no computador ou você já selecionou entre samsung pc studio (que é a opção que funciona como modem) ou como impressão por pictbridge (ligar direto na impressora) ou armazenamento de dados (pra ler o cartão), ou então você seleciona na hora que conectar, logo não precisa desse driver...

e sim, tenho outra conexão (velox, dividido para 6 vizinhos), mais vou ficar sem essa conexão em no maximo uns 4 meses (já deveria estar sem, mais a minina casou-se e ainda mantem os aparelhos ligados na casa da mãe enquanto cada um dos vizinhos se vira e consegue outro tipo de conexão), por isso essa minha busca, e já que tenho um celular que aparentemente funciona como modem e está parado vou tentar usa-lo como modem, ou então logo mais eu compro um modem dedicado.

Paulo Correa

Vamos tentar dessa forma, ressaltando que a dica é sobre um motorola e vivo e claro, mas creio que ajustando aqui e ali pode ser que se consiga algum resultado.

Uma pergunta você já deu uma olhada aqui no fórum sobre o assunto, pois acho que tem algum tópíco falando do nokia e tim e parece que você terá que entrar em contato com sua operadora, tente achar esse tópico.

A dica começa por aqui, falando em ACM e wvdial

http://www.guiadopc.com.br/artigos/646/usando-seu-celular-usb-como-modem-no-linux.html

gleiton esse é meio antigo mas vamos lá

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,40995.0.html

Paulo Correa

Amigo mas antes de tudo tente verificar e se não estiver instalado, instale o wvdial.

T+

gleiton1207

ai paulo, eu agradeço muito a você por tentar me ajudar, mais na minha busca paralela ao tópico eu já desisti, acho que o meu celular simplesmente não presta para essa função especifica, depois eu compro um modem dedicado. obrigado por tudo.

Maggot

bem,não sei se você ainda precisa mas,eu uso o ubuntu e uso o corby bastante como moden,e é bem simples primeiro você coloca o celular em modo New Pc Studio,então você reinicia o celular e o PC,depois que o PC inicou conecte o celular e note que apareceu a opção para a conexão do celular ;D

gleiton1207

Obrigado Maggot, mais nem tenho mais o corby, comprei um modem da huawei, mais vou guardar com carinho sua dica porque minha noiva tem um samsung star, ai o dia em que eu precisar me conectar com o celular dela (que deve ser parecidissimo com o corby) eu já sei como.