Depêndencias de Pacotes...

Iniciado por Viniciusbras, 12 de Fevereiro de 2012, 13:55

tópico anterior - próximo tópico

Viniciusbras

Bem,se tem algo que me irrita profundamente no ubuntu são as dependências de alguns softwares,já fiquei cerca de 30 minutos concertando as dependencias de um software,isso apenas na configuração(./configure) algumas vezes chega a ser irritante elevado a 10 potencia ;B
Mas pessoalmente quando eu fico extressado de resolver dependencias eu costumo jogar o pacote no synaptic.
Bem essas dependencias podem ser consideradas erros do Ubuntu?
Pessoalmente como vocês resolvem as dependencias,pelo terminal ou pelo Synaptic?

irtigor

Não é erro, você não deveria instalar pacotes tar.gz/tar.bz2 (isso deveria ser ultimo recurso, e eles não possuem resolução de dependência -- uma característica).

O tipo oficial, e recomendável, de pacote é o deb (que possui resolução de dependência).

Viniciusbras

Citação de: irtigor online 12 de Fevereiro de 2012, 14:08
Não é erro, você não deveria instalar pacotes tar.gz/tar.bz2 (isso deveria ser ultimo recurso, e eles não possuem resolução de dependência -- uma característica).

O tipo oficial, e recomendável, de pacote é o deb (que possui resolução de dependência).
Concordo plenamente com você,uso .tar.gz .tar.bz2 em ultimo recurso mas agente acaba usando não é verdade?
Concordo que resolver dependencias de .deb é bem mais simples  =)

garfo

É uma das coisas mais irritantes no mundo Linux, as dependências são um saco mesmo. Poderiam compactar tudo (programa + repectivas dependências) e colocar num .deb instalável, mas até isso poderia dar problema por causa da versão do SO e dos pacotes... é uma droga.  >:(

Aqui eu costumo utilizar somente a Central de Programas para instalar aplicativos. Tentei uma vez baixar o programa Damnvid para o Lucid, mas deu o maldito erro de dependência, e olha que não era um pacote tar.bz2 ou tar.gz, era um pacote .deb! Desisti na hora.  :(

Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Viniciusbras

Citação de: garfo online 12 de Fevereiro de 2012, 14:57
É uma das coisas mais irritantes no mundo Linux, as dependências são um saco mesmo. Poderiam compactar tudo (programa + repectivas dependências) e colocar num .deb instalável, mas até isso poderia dar problema por causa da versão do SO e dos pacotes... é uma droga.  >:(

Aqui eu costumo utilizar somente a Central de Programas para instalar aplicativos. Tentei uma vez baixar o programa Damnvid para o Lucid, mas deu o maldito erro de dependência, e olha que não era um pacote tar.bz2 ou tar.gz, era um pacote .deb! Desisti na hora.  :(

Eu custumo dar um ''force'' em pacotes .deb sempre resolve as dependencias.
sudo apt-get -f install

jkmsjq

Não seria mais fácil após a descompactação do arquivo tar.gz/tar.bz2, ler dentro da pasta, um arquivo INSTALL ou READ ME que fornece informações importantes, inclusive dependências prévias que se faz necessário ter no S.O. antes de instalar o arquivo em questão? Eu sempre faço assim e nunca tive problemas com esses tipos de arquivos.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

garfo

Citação de: Viniciusbras online 12 de Fevereiro de 2012, 15:05

Eu custumo dar um ''force'' em pacotes .deb sempre resolve as dependencias.
sudo apt-get -f install

Aí é forçar a barra, usar linha de comando pra instalar um simples pacote. Preferi deixar quieto mesmo.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Viniciusbras

Citação de: jkmsjq online 12 de Fevereiro de 2012, 15:46
Não seria mais fácil após a descompactação do arquivo tar.gz/tar.bz2, ler dentro da pasta, um arquivo INSTALL ou READ ME que fornece informações importantes, inclusive dependências prévias que se faz necessário ter no S.O. antes de instalar o arquivo em questão? Eu sempre faço assim e nunca tive problemas com esses tipos de arquivos.
Nem todos os programadores se interessam em fazer um read-me com dependencias para ubuntu.

irtigor

A função do readme, é ter uma lista de programas/bibliotecas necessárias pra compilação. Lembre-se que um tar.gz/tar.bz2 não deve funcionar só no Ubuntu.

Usando o sistema de busca, você descobre o pacote que contem o que é necessário rapidamente: http://packages.ubuntu.com/

Obs: boa parte do que não está disponível nos repositório oficiais, está em repositório de terceiros (ppa's), em formato .deb.

bsouza

quando eu não encontro aplicativos/programas/arquivos, no formato padrão (.deb), eu dou preferencia por arquivos tar.gz e utilizo o alien para transforma-los em .deb, até o presente momento não tive nenhum problema e depois de instalado ele aparece na central de programas do ubuntu e fica facil de desinstalar caso necessário.

obs: sou usuário novo no ubuntu, e não tenho certeza se isso que eu faço é o mais adequado, até porque eu estou alterando o formato de um pacote.

jkmsjq

Citação de: bsouza online 14 de Fevereiro de 2012, 16:41
quando eu não encontro aplicativos/programas/arquivos, no formato padrão (.deb), eu dou preferencia por arquivos tar.gz e utilizo o alien para transforma-los em .deb, até o presente momento não tive nenhum problema e depois de instalado ele aparece na central de programas do ubuntu e fica facil de desinstalar caso necessário.

obs: sou usuário novo no ubuntu, e não tenho certeza se isso que eu faço é o mais adequado, até porque eu estou alterando o formato de um pacote.

Essa já tinha visto para converter pacotes .rpm em .deb, mas código fonte em .deb com o Allien nunca tinha lido... vivendo e aprendendo...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

irtigor

Ele deve ter confundido o tgz (pacote do Slackware, suportado pelo alien), com um tar.gz/tar.bz2 com fontes, pra compilar, que é o alvo da conversa.