O software livre como saída para driblar a crise financeira europeia

Iniciado por clcampos, 03 de Fevereiro de 2012, 18:38

tópico anterior - próximo tópico

clcampos

Isso é uma boa notícia: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/o-software-livre-como-saida-para-driblar-a-crise-financeira-europeia

Via @OlharDigital

CitarA atual crise financeira na Europa está provocando profundas mudanças em organizações e em estados europeus. Em muitas dessas instuições, diversos departamentos, inclusive os de TI, estão sendo pressionados à encontrar soluções para reduzir seus orçamentos anuais. Como resultado, observa-se um grande aumento no número de instituições migrando o uso de softwares proprietários para softwares livres.

O governo da região autônoma de Estremadura, na Espanha, inicia, em fevereiro deste ano, uma massiva migração do atual sistema operacional proprietário de todos seus 40.0000 computadores para Debian, uma distribuição gratuita Linux.

O projeto é a segunda maior migração europeia para sistemas livres, ficando entre a francesa Gendarmerie Nationale, que é a Polícia militar francesa, com 90.000 computadores migrados para a distribuição Ubuntu, e a cidade alemã de Munique, que até o final deste ano migrará 15.000 computadores para LiMux.

...

Pena que precisou de uma crise para adoção de Linux, mas as vezes precisa-se de uma forcinha pras coisas acontecerem.

obs.: coloquei só um pedaço da reportagem para que acessem a  notícia e prestigiem quem fez.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

rjbgbo

sem dúvida que a qualidade final dos softwares livres melhoram demais, até que estão num nível dos tradicionais softwares proprietários, então essa mudanças podem ser viáveis. economicamente é vantajoso, mas o ganho técnico também é muito grande. mas outro ponto a se destacar no uso do open source, por instituições governamentais é a questão da segurança. software proprietário, exist a necessidade de expor dados sigilosos a empresas.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

hugoleal85

De fato o triste na notícia é a adoção se dar, em princípio, devido a crise. Tenho certeza, porém, que uma vez adotados os softwares livres os governos perceberam as grandes vantagens dessa decisão. Sendo assim, mesmo após a passagem da crise (o que ainda deve demorar, diga-se de passagem) o software livre terá criado raízes nessas instituições de forma que sua adoção se torne algo permanente, gerando frutos de forma que passe a se expandir continuamente.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

jorge505

Sendo acima de tudo um grande incentivo ao mundo Open, que, embora não seja da forma esperada e uma grande oportunidade para o mundo Open-Source  :)

Andreson Goveia

Isso é uma grande noticia, tendo adotação em massa, como se está fazendo na Europa, muitas pessoas com intuito de trabalhar para o governo, vão querem aprender a usar o sistema, e provavelmente começaram a fazer em casa, isso vai mudar e muito o olhar das empresas que criam softwares e drivers.

Essa é uma noticia que deve ser acompanhada, pois trará bastante beneficio.