Qual O Comando Que Devo Executar Para "Trancar Versão" De Um Aplicativo?

Iniciado por Denis Ferraz, 03 de Fevereiro de 2012, 18:11

tópico anterior - próximo tópico

Denis Ferraz

Boa Noite a Todos!

Meus Caros;

No Synaptic, antes de atualizar o sistema, posso trancar um determinado aplicativo/pacote para que não seja atualizado para a nova versão disponibilizada. Dúvida: Como fazer isso, "trancar versão", via comandos no terminal antes de atualizar o sistema?

Fiquem Todos com Deus e obrigado!
São Mateus 6,31.33-34

rjbgbo

Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Denis Ferraz

Caro rjbgbo;

Citação de: rjbgbo online 03 de Fevereiro de 2012, 18:15
http://wiki.ubuntu-br.org/AptGet#Resolvendo_problemas

Obrigado pela dica!!!

A quem interessar... Vejam com fiz:

Antes de editar o arquivo /etc/apt/preferences, o comando sudo apt-get upgrade mostrava a seguinte saída:

md-asusubuntu111032@ASUS-F5SL:~$ sudo apt-get upgrade
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
Os pacotes a seguir serão atualizados:
  apt apt-transport-https apt-utils bamfdaemon firefox firefox-globalmenu firefox-gnome-support firefox-locale-en firefox-locale-pt
  libapt-inst1.3 libapt-pkg4.11 libbamf0 libbamf3-0 libusbmuxd1 thunderbird thunderbird-globalmenu thunderbird-gnome-support
  thunderbird-locale-en thunderbird-locale-en-gb thunderbird-locale-en-us thunderbird-locale-pt thunderbird-locale-pt-br
  thunderbird-locale-pt-pt
usbmuxd
24 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
É preciso baixar 44,1 MB de arquivos.
Depois desta operação, 2.802 kB adicionais de espaço em disco serão usados.
Você quer continuar [S/n]?

Agora, editando o arquivo /etc/apt/preferences para que o sistema não atualize o aplicativo Thunderbird:

Package: thunderbird*
Pin: version 9*
Pin-Priority: 600

Observação:
1) O arquivo encontrava-se em branco.
2) O * (asterisco), informa ao sistema que o aplicativo e sua versão, por extensão de complemento, não sejam atualizados, como, por exemplo, o thunderbird_locale.

Vejam o resultado final:

md-asusubuntu111032@ASUS-F5SL:~$ sudo apt-get upgrade
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
Os pacotes a seguir serão atualizados:
  apt apt-transport-https apt-utils bamfdaemon firefox firefox-globalmenu firefox-gnome-support firefox-locale-en firefox-locale-pt
  libapt-inst1.3 libapt-pkg4.11 libbamf0 libbamf3-0 libusbmuxd1 usbmuxd
15 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
É preciso baixar 21,6 MB de arquivos.
Depois desta operação, 1.434 kB adicionais de espaço em disco serão usados.
Você quer continuar [S/n]?

Fiquem todos com Deus e obrigado.
São Mateus 6,31.33-34

Creto

Olá velho amigo Denis Ferraz,

Acho pode ser que me contradigam mas sem muito malabarismo, faço assim nos aplicativos que não uso, no Synaptic procuro clico com o direito em cima do aplicativo e "Marcar para remoção completa" e ele não volta a atualilzar.

T+

Denis Ferraz

Boa Noite Caro Creto;

Citação de: Creto online 03 de Fevereiro de 2012, 19:48
Olá velho amigo Denis Ferraz,

Acho pode ser que me contradigam mas sem muito malabarismo, faço assim nos aplicativos que não uso, no Synaptic procuro clico com o direito em cima do aplicativo e "Marcar para remoção completa" e ele não volta a atualilzar.

T+

Sim, você tem razão, com o Synaptic é, realmente, mais fácil, porém, via comando, consigo "enchergar" como o sistema funciona! Assim, posso melhor administra-lo, corrigindo certos bug's! É muito interessante!

Fique com Deus e obrigado!
São Mateus 6,31.33-34

Creto

Olá se é para isso vamos lá, tente assim caro amigo Denis:

sudo apt-get remove --purge nome_do_pacote

No seu caso thunderbird não é isso?

Tente ai e veja se ele volta a atualizar.

E segundo nosso nobre amigo clcampos ainda é preciso excluir a pasta do programa da sua /home ==>

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?PHPSESSID=948aff2dc8b45014e7b9362c612f497a&topic=39345.msg234151#msg234151

Espero que eu tenha lhe auxiliado quem diria hein amigo?

T+

Denis Ferraz

Bom Dia a Todos!

Caro Creto;

Citação de: Creto online 04 de Fevereiro de 2012, 10:49
Olá se é para isso vamos lá, tente assim caro amigo Denis:

[b][color=red]sudo apt-get remove --purge nome_do_pacote[/color][/b]

No seu caso thunderbird não é isso?

Tente ai e veja se ele volta a atualizar.

E segundo nosso nobre amigo clcampos ainda é preciso excluir a pasta do programa da sua /home ==>

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?PHPSESSID=948aff2dc8b45014e7b9362c612f497a&topic=39345.msg234151#msg234151

Espero que eu tenha lhe auxiliado quem diria hein amigo?

T+

Se eu usar o comando que me informou, não mais terei o Thunderbird. Pelo contrário: Eu quero é manter o aplicativo que uso "congelado" na versão 9.0! Não quero atualizado para a versão 10.0! Como o nobre rjbgbo indicou, e eu demonstrei como executei, o objetivo foi alcançado!

Fique com Deus e, mais uma vez, obrigado!
São Mateus 6,31.33-34