Modem roteado DSL-500B+DI-624 DLink: Não consigo configurar wireless no Firefox

Iniciado por rafael tavares, 03 de Fevereiro de 2012, 01:16

tópico anterior - próximo tópico

rafael tavares

Ontem 02fev postei uma história comprida no assunto "ADSL no Ubuntu/Kubuntu" sobre minha dificuldade em configurar um modem roteado. Resolvi abrir um assunto novo resumido e objetivo. Acho que já esgotei tudo de que dava conta. Se puderem me dar um retorno, agradeço. Segue abaixo um conjunto de relatórios que extraí para o arranjo do meu PC+modem+roteador conectados com o OI-Velox (ver mais detalhes no post de ontem):

lshw -C network

*-network               
       description: Ethernet interface
       product: VT6102 [Rhine-II]
       vendor: VIA Technologies, Inc.
       physical id: 12
       bus info: pci@0000:00:12.0
       logical name: eth0
       version: 7c
       serial: 00:18:f3:4e:62:b6
       size: 100MB/s
       capacity: 100MB/s
       width: 32 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm bus_master cap_list ethernet physical tp mii 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd autonegotiation
       configuration: autonegotiation=on broadcast=yes driver=via-rhine driverversion=1.4.3 duplex=full latency=64 link=yes maxlatency=8 mingnt=3 module=via_rhine multicast=yes port=MII speed=100MB/s
  *-network DISABLED
       description: Ethernet interface
       physical id: 1
       logical name: pan0
       serial: 4e:7d:d0:97:04:d4
       capabilities: ethernet physical
       configuration: broadcast=yes driver=bridge driverversion=2.3 firmware=N/A link=yes multicast=yes

iwconfig wlan0

wlan0     No such device

ifconfig -a

eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:18:f3:4e:62:b6 
          endereço inet6: fe80::218:f3ff:fe4e:62b6/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:14 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:2274 (2.2 KB)
          IRQ:23 Endereço de E/S:0xe800

lo        Link encap:Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
          pacotes RX:240 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:240 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:15040 (15.0 KB) TX bytes:15040 (15.0 KB)

pan0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 4e:7d:d0:97:04:d4 
          BROADCAST MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)

nm-tool

NetworkManager Tool

State: disconnected

- Device: eth0 ----------------------------------------------------------------
  Type:              Wired
  Driver:            via-rhine
  State:             disconnected
  Default:           no
  HW Address:        00:18:F3:4E:62:B6

Capabilities:
    Supported:       yes
    Carrier Detect:  yes
    Speed:           100 Mb/s

Wired Settings

rfkill list wifi

bash: rfkill: comando não encontrado

zekkerj

Ou você não tem adaptador wireless nessa máquina, ou é uma das máquinas cujo adaptador não aparece a menos que você instale algum software adicional, como os Microboard MUB. Se for o seu caso, pesquise aqui no fórum sobre como instalar o 3DSP Wifi Radar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

rafael tavares

Acho que não fui claro no post acima quanto ao meu objetivo:

1) A partir da conexão cabeada DSL-500B>DI-624>PC,  quero configurar no roteador as funções WAN, LAN, Wireless e DHCP
criando tanto a) uma rede cabeada como  b) uma rede wireless.

2) Manter o PC conectado através do cabo Ethernet ao roteador e acessar a rede com o PC somente desta forma.

3) Acessar a rede wireless com um (ou mais) notebooks (que modo geral têm o recurso de transmissão/recepção on-board).

Já havia conseguido este objetivo com o Windows XP mas não com o Ubuntu - que mantive algum tempo em dual boot com o XP.
Aconteceu então um problema de virus e reformatei o HD. Reinstalei somente o Ubuntu. No momento estou conseguindo somente
a conexão com o PC cabeado ao modem não roteado - o que já foi um primeiro sucesso (não o tinha conseguido no dual boot).

Como tenho bem pouco conhecimento do Linux/Ubuntu ou Unix, não consegui ir muito fundo nos ajustes via linha de comando no
terminal apesar de que tenha tentado alguma coisa através de informações deste forum. Sem sucesso. 

Tota

Citação de: rafael tavares online 03 de Fevereiro de 2012, 21:44
1) A partir da conexão cabeada DSL-500B>DI-624>PC,  quero configurar no roteador as funções WAN, LAN, Wireless e DHCP

1) isto voce faz diretamente dentro de seu roteador (192.168.0.1). Isto não tem nada a ver com o Ubuntu.

2) Manter o PC conectado através do cabo Ethernet ao roteador e acessar a rede com o PC somente desta forma.

2) Sim, um roteador se tiver mais de uma porta ethernet tem embutido as funções de um switch. Qual a dificuldade nisto? O que o Ubuntu tem a ver com isto?

3) Acessar a rede wireless com um (ou mais) notebooks (que modo geral têm o recurso de transmissão/recepção on-board).

3) Ok, qual destas maquinas ( notebooks ) com o Ubuntu instalado que não acessam a rede? Qual a placa de rede sem fio destas máquinas? O que já fez para tentar conectar?

Em qualquer dos casos, como citou já ter conseguido no windows, o procedimento é sempre o mesmo na configuração de redes, independe ser windows ou Linux.

Desta forma, se puder esclarecer com detalhes o que deseja fazer no Ubuntu, poste para o forum poder ajudar.

[]'s

zekkerj

Eu sei que a paulada do Tota ainda deve estar doendo, mas deixa eu bater mais um pouquinho? ;D

Você poderia ter sido mais claro no título, que vc não quer configurar a rede wireless da sua estação, mas sim configurar o seu roteador wireless. Normal!!!
Senão, a gente acaba indo no automático, pq nesta sala, de 10 mensagens com a palavra wireless no título, 11 são de gente com algum problema pra configurar a rede wireless da estação, OK?

Isto dito, depois da mordida, eu assopro (mas não sou barata!!! ;D).

Se você tem um roteador que ainda não foi configurado, a esmagadora maioria deles vem configurada de fábrica com DHCP ativo. E de todos os que eu já vi ou trabalhei, apenas um não usava a configuração via página Web. E outro (o Linksys WRT54G), apesar de ter a página web pra configuração, exigia um aplicativo windows pra configuração inicial.

Podemos então estabelecer um procedimento geral pra essa configuração inicial de qualquer roteador wireless: conectá-lo à estação de controle por cabo, configurar a estação pra usar IP automático por DHCP no cabo, observar qual o "default gateway" que o roteador informa (que via de regra é ele mesmo), e abrir esse endereço em seu navegador pra fazer a configuração necessária.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

zekkerj

Antes que esqueça... dois problemas são comuns nesse momento.

O primeiro acontece se vc conectava diretamente ao modem em modo bridge, pois quando vc trabalha dessa forma, usa uma configuração que pode impedir o computador de se conectar ao roteador. A solução é simples, limpar as configurações que ficam no arquivo "/etc/network/interfaces" e reiniciar o computador.

O segundo erro muito comum é ligar o cabComo isso afeta o do computador à porta internet (ou wan) do roteador, em vez de uma das portas LAN. O roteador não pode ser configurado pela porta internet/wan. E como ela normalmente fica destacada, ou é de cor diferente das outras, digamos que é meio sedutor que vc a use pra plugar o primeiro cabo. ;)

Em último caso, o manual do roteador é seu amigo. Ele vai indicar qual é o endereço padrão do roteador, e como deve ser feita a configuração inicial.

rafael tavares

@Tota: "1) isto voce faz diretamente dentro de seu roteador (192.168.0.1). Isto não tem nada a ver com o Ubuntu."

Esta é a primeira questão: configurar, i.e criar, uma rede wireless (de fato, não se trata de acessar uma rede wireless já existente)

A partir da conexão cabeada DSL-500B>DI-624>PC, com o Windows XP eu conseguia
a) abrir o navegador (o Internet Explorer ou o Firefox) digitava 192.168.0.1 na barra de URLs,
b) acessava o roteador, abrindo seu programa de configuração e
c) seguindo as instruções e parâmetros do suporte do meu provedor de Internet - a UOL - configurava o roteador criando a rede wireless e as outras funções (sempre em modo não-bridge)
Então era possível detectar e acessar a rede wi-fi com um notebook com o Windows7 (assim como através do PC, que eu mantinha cabeado no roteador, que tem 4 portas Ethernet).
Porém, se eu reiniciasse o PC (estava em dual boot com XP e Ubuntu) e fizesse a opção pelo Ubuntu - inicialmente o 11.04 e depois o 9.10 - não conseguia a conexão no PC cabeado ao roteador. Pelo que exponho tem a ver com o Ubuntu sim - já que funcionava com o XP, ora pois.

Se fizesse o procedimento abc acima com o Ubuntu em dual boot -> não funcionava.

Bom. se vocês tiverem algo a comentar... É, tinha aquela mensagenzinha de erro safada no Firefox: "you're offline". Tente de novo. Você desmarca a opção offline e tenta de novo. Vem a mensagem: site não encontrado. Você tenta fazer o ping e também não acusa conexão.

Vou dar uma olhada no manual de novo e no CD de instalação.
Abs,

rafael tavares

zekkerj

Rafael, confirme que vc esteja conseguindo a conexão por cabo corretamente. Sem isso, nada vai funcionar.

Você já usou essa máquina conectada diretamente em modem ADSL? Se tiver usado (e configurado com "pppoeconf") é um motivo pra vc não conseguir conectar no roteador.

rafael tavares

Confirmado, zekkerj. Estou agora escrevendo esta mensagem conectado à Internet com meu PC cabeado via modem ADSL (sem roteador) e com o Ubuntu 8.10 como SOperacional.

Quanto á configuração pppoeconf, provavelmente foi feita. Há alguns dias este meu PC retornou da assistência técnica onde pedi ao técnico especializado em Linux que nele Instalasse o Ubuntu e resolvesse a questão da conexão direta do PC à Internet via modem ADSL - que eu não estava conseguindo. Ele instalou o 8.10 - a versão que julgou mais apropriada para a minha máquina - e me assegurou que o problema estava resolvido.

Chegando em casa fiz o procedimento de configuração do meu modem ADSL (com o endereço 10.1.1.1 no Firefox) e consegui a conexão belezz! A questão agora é configurar o modem +roteador quer dizer: acessar o programa de configuração para o arranjo Modem+roteador+PC+Ubuntu (com o endereço 192.168.0.1) e informar os parâmetros de configuração do roteador criando nele uma rede wireless - que não existe no momento, OK? (com o Windows XP, já o tinha conseguido, como falei)
Sds, Rafael

zekkerj

Você só vai conseguir isso com o cabo conectado diretamente a uma das portas LAN do DI-524.

Sugiro também que você desconecte todas as outras conexões, inclusive as do modem.

Sobre o técnico que instalou o 8.10 pra você, eu não voltaria nele.

rafael tavares

OK, vou fazer a tentativa da forma que você sugere e depois dou um retorno aqui.

Em tempo, o roteador é um DI-624 e não um 524 (este último teve avaliações de desempenho não muito favoráveis aqui no forum). O que você diz do 624?

Abs, Rafael

zekkerj

Citação de: rafael tavares online 06 de Fevereiro de 2012, 20:07
OK, vou fazer a tentativa da forma que você sugere e depois dou um retorno aqui.

Em tempo, o roteador é um DI-624 e não um 524 (este último teve avaliações de desempenho não muito favoráveis aqui no forum). O que você diz do 624?

Abs, Rafael
As avaliações do DI-524 foram até muito favoráveis, pela qualidade do aparelho. Bom saber que salvamos uma vida.

O DI-624 também é fraco, mas nem tanto quanto o 524.

rafael tavares

Zekkerj, consegui afinal o objetivo. Fiz os seguintes passos (que detalho abaixo):

Partida -> PC energizado ligado via cabo Ethernet a uma das portas LAN do roteador desenergizado (com o modem desconectado do roteador conforme você orientou; esta dica não consta do manual)

- energizar o roteador fazendo em seguida o re-set de hardware do roteador (aquele procedimento com um palito de fósforo)
- abrir o Firefox e digitar o endereço 191.168.1.0 na barra de URLs
- não é que abriu o programa de configuração do roteador DI-624!
- clicar no setup wizard e seguir os passos do mesmo (conforme orienta o manual do DI-624, o tal melhor amigo com quem você sugeriu conversar)
    a) entrar senha de administrador (se quiser alterar do default admin/branco)
    b) selecionar o fuso horário
    c) declarar o tipo de conexão -> Dynamic IP Address
    d) setar o Dynamic IP Address (deixa tudo como está, clicando sobre o botão "clone MAC address")
    e) setar a conexão de rede (criar o nome da rede - o SSID - deixando o channel como 6 (não há outra opção)
    f) fazer opção de segurança -> enable e, caso positivo, marcar WEP encryption, criando uma senha com 10 hexadecimais
    g) clicar restart e aguardar
Então
- energizar o modem (devidamente conectado à Internet) e aguardar estabilizar os LEDS Power, DSL e Internet
- conectar a saída Ethernet do modem à porta WAN do roteador (aguaardar e o Ubuntu emite uma mensagem -> você está desconectado)

Neste ponto usei um procedimento indicado no "troubleshooting" do manual -> Power cycle the cable modem and router
Mantendo o PC energizado,
1) desenergize o modem primeiro
2) desenergize em seguida o roteador e aguarde por dois minutos
3) volte a energizar o modem (primeiro) esperando até que os LEDs se acendam e estabilizem
4) energize então o roteador e espere (cerca de 30s)

O Ubuntu então emitiu a mensagem -> você está conectado. Abri esta página do forum OK. Liguei o notebook e lá estava o SSID da rede que tinha acabado de criar. Aleluia! Obrigado pela colaboração.

Segue uma homenagem, apesar que fora do escopo do forum, de um ilustríssimo admirador do Vasco da Gama:
"Por mares nunca dantes navegados...
Entre gente remota edificaram
Novo reino que tanto sublimaram".

wencesbanger

Muito bom! :D :D :D :D :D :D :D :D

Executei o passo-a-passo descrito acima e deu tudo certo aqui para mim!

As diferenças entre minhas configurações e as do post são:

=>Ubuntu 11.10
=>Roteador sem fio DL-524 - 150 (o endereço para acessá-lo é 192.168.0.1)

E alguns detalhes que são necessários para concluir tudo com sucesso:

=>Modem ADSL (o que liga a internet ao seu PC) precisa estar roteado. Para saber se ele não está roteado é simples: se você digita um login e senha do seu provedor para se conectar a internet, logo, não está roteado. (Ah, mas o meu discador conecta automático - no caso do ruindows - então ele continua sem estar roteado)

=>No Gerenciador de Conexões do Ubuntu (no painel de cima do desktop, perto do botão desligar) é necessário ter uma conexão com fio (wired) conectada. Se não tiver, crie uma indo na última opção deste mesmo menu que você abriu.

Acho que é só. Valeu pelas dicas pessoal!

E agradecimentos de novo ao Zekkerj pelas contribuições!

\m/