Como executar e utilizar apache 2?(Resolvido)

Iniciado por Anonyma, 01 de Fevereiro de 2012, 01:04

tópico anterior - próximo tópico

Anonyma

Saudações,
Acabei de instalar o Apache 2, MySQL e PHP5, mas não sei qual o próximo passo. Procurei na internet e até no fórum dicas de como utilizar e executar o Apache, mas nada funcionou. Alguém sabe como abri-lo e hospedar um site HTML?
Grata,
Anonyma.

irtigor

Digite 127.0.0.1 ou localhost no seu navegador, se aparecer escrito "it works", o apache está rodando. Pra isso e muito mais:
https://help.ubuntu.com/community/ApacheMySQLPHP

Anonyma

Muito obrigada :D Mas ainda não sei como hospedar um site lá... Criei um site utilizando HTML e CSS, e estou tentando importá-lo para o MySQL. Toda vez que tento(clicando em Mais > importar), me surge o erro "The XML file specified was either malformed or incomplete. Please correct the issue and try again." Eu já modifiquei o arquivo, dei uma lida e não acho que tenha algum erro. Como nada resolvia, usei o validador do W3C... E ainda nada! :( Se estou enganada, como se utiliza o Apache ou o MySQL? Estou perdida! :-X

agente100gelo

Citação de: Anonyma online 03 de Fevereiro de 2012, 11:58
Muito obrigada :D Mas ainda não sei como hospedar um site lá... Criei um site utilizando HTML e CSS, e estou tentando importá-lo para o MySQL. Toda vez que tento(clicando em Mais > importar), me surge o erro "The XML file specified was either malformed or incomplete. Please correct the issue and try again." Eu já modifiquei o arquivo, dei uma lida e não acho que tenha algum erro. Como nada resolvia, usei o validador do W3C... E ainda nada! :( Se estou enganada, como se utiliza o Apache ou o MySQL? Estou perdida! :-X

Sim. Pra ser sincero você está completamente perdida :)

A pasta padrão do Apache é a /var/www.

Execute gedit /etc/apache2/sites-enabled/000-default e altere /var/www para /home/seuusername/www

Reinicie o Apache
sudo service apache2 restart

Crie uma pasta /home/seuusername/www

Coloque seu site nesta pasta.

Acesse http://localhost

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

agente100gelo

Para o MySQL
sudo apt-get install phpmyadmin
cd /home/username/www
ln -s /usr/share/phpmyadmin

Acesse http://localhost/phpmyadmin para administrar seu banco de dados.
Existem também aplicativos gráficos para isso. Sugiro o Emma.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

irtigor

Isso não faz o menor sentido. Simplificando, o mysql você usa pra guardar informações, como nomes de usuários, e-mail, hash com salt das senhas, etc.
Seria melhor pro seu aprendizado não atropelar as coisas, aprenda um por vez (não precisa virar um "ninja" em html pra aprender css, por exemplo, mas seria de grande valia realmente intender o que é e o que dá pra fazer com ele antes).

Anonyma

agente100gelo,
Fiz tudo o que disse, obrigada! ;)

irtigor,
Ah, 'intendi' agora rs :D Mas, então, como hospedo esse site?  Sério, me perdoem por ser tão retardada :-[, mas tudo está parecendo complicado...

zekkerj

Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

irtigor

Primeiro eu vou repetir uma coisa que é consenso por aqui: não vale apena hospedar em casa (custo/beneficio), se é algo sério, assine uma hospedagem; mesmo as compartilhadas, de ~$5 dólares, são melhores que ter o site em casa. Já pra testar/dominar, você não precisa disponibilizar nada online, dá pra fazer tudo localmente mesmo.

Se quiser insistir, teoricamente, basta ter o apache funcionando permitindo acesso externo, sem nada bloqueando a porta 80 (firewall, por exemplo).
Na prática, boa parte dos provedores domésticos bloqueiam a porta 80 (teria que usar outra porta), você pode ter um roteador no caminho (vai ter que liberar o acesso nele e direcionar o pedido pra sua máquina), seu ip deve ser dinâmico (o que significa que ele muda, ai pra facilitar você poderia configurar um no-ip/dyndns). Muita coisa né? Por isso recomendei um passo de cada vez...

Obs: usando a ferramenta de pesquisa do fórum (e o google/duckduckgo) você deve achar tudo e mais um pouco.

Anonyma

Anonyma

Citação de: irtigor online 03 de Fevereiro de 2012, 13:24
Primeiro eu vou repetir uma coisa que é consenso por aqui: não vale apena hospedar em casa (custo/beneficio), se é algo sério, assine uma hospedagem; mesmo as compartilhadas, de ~$5 dólares, são melhores que ter o site em casa. Já pra testar/dominar, você não precisa disponibilizar nada online, dá pra fazer tudo localmente mesmo.

Se quiser insistir, teoricamente, basta ter o apache funcionando permitindo acesso externo, sem nada bloqueando a porta 80 (firewall, por exemplo).
Na prática, boa parte dos provedores domésticos bloqueiam a porta 80 (teria que usar outra porta), você pode ter um roteador no caminho (vai ter que liberar o acesso nele e direcionar o pedido pra sua máquina), seu ip deve ser dinâmico (o que significa que ele muda, ai pra facilitar você poderia configurar um no-ip/dyndns). Muita coisa né? Por isso recomendei um passo de cada vez...

Obs: usando a ferramenta de pesquisa do fórum (e o google/duckduckgo) você deve achar tudo e mais um pouco.
Nossa, não intindi muito bem o primeiro parágrafo :-X
Mas enfim, o apache está funcionando aparentemente bem, eu já havia liberado a porta 80...roteador, se for o que estou pensando, está ok (mas, por favor, esclarece mais essa parte?) (; meu ip já era dinâmico... Bom, acho que já tenho os "pré-requisitos" rs
Na verdade, meu real objetivo é ter um site na deep web(há uma série de passos para isso, ainda estou no primeiro :P). Eu já a conhecia há um tempo, mas recentemente migrei mesmo para lá! ;)

Anonyma

Ótimo, já hospedei o site :) Muito obrigada a vocês ;)