A um passo da Solução

Iniciado por Dionnatan, 31 de Janeiro de 2012, 10:44

tópico anterior - próximo tópico

Dionnatan

Olá galera do fórum, depois de um bom tempo de pesquisa acho que descobri como fazer minha placa dedicada da ati, funcionar direito no meu notebook
acontece que para o driver funcionar é preciso atualizar o MESA

Segue ai a sitação do helṕ Ubuntu:

These cards should work with Ubuntu Natty/11.04, however you will need a more recent version of Mesa (7.11.x) than Natty's default (7.10.x) to get 3D acceleration.

PALM        RadeonHD 6310/6250
TURKS       RadeonHD 6570/6670
CAICOS      RadeonHD 6450

A minha placa no caso é a primeira, como faço para atualizar o MESA e o que vem a ser esse MESA? 
Obrigado. Até mais.

Tota

Ola

Os drivers mesa permitem usar o opengl e aceleração 3D

voce pode testar a versão dos repositórios ou compilar direto do site do mesa.

[]'s

Dionnatan

Certo, antes de eu tentar instalar gostaria de saber como faço para saber qual a versão eu tenho instalada.

bred81

Poderias por aqui também como você fez ou onde achou para fazer funcionar sua placa?
Eu estou pensando em comprar uma placa da ATI.
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Ioca100

Citação de: Dionnatan online 31 de Janeiro de 2012, 13:15
Certo, antes de eu tentar instalar gostaria de saber como faço para saber qual a versão eu tenho instalada.
Veja pelo synaptic, existe um comando que lista todos os drives, dá uma pesquisada.
Usuário Linux- 449417

Dionnatan

Citação de: bred81 online 31 de Janeiro de 2012, 13:35
Poderias por aqui também como você fez ou onde achou para fazer funcionar sua placa?
Eu estou pensando em comprar uma placa da ATI.

Pois veja bem, nunca tive tanta dor de cabeça com o Ubuntu para fazer funcionar uma placa. E acho que o problema é o Unity que ainda é muito novo,  instalei a pouco o Ubuntu 10 LTS e funcionou perfeitamente com todos aqueles efeitos do gnome 2 +compiz+emerald, para essas versões mais antigas eu sujiro a instalação do driver mais atual da ATI que está no site deles, para os demais, o melhor é deixar o driver genérico mesmo, se o ambiente gráfico funcionar de maneira padrão, é melhor nem instalar o driver proprietário porque vai dá m...
Instalei o OpenSuse com Gnome-shell, e funcionou bem com o driver que veio por padrão pelo sistema, fui tentar instalar o mesmo driver que havia baixado do site e usei no Ubuntu LTS nele e o resultado o Gnome-session-fallback. Pra ser sincero estou esperando o novo LTS para ver se melhora alguma coisa.
Um abraçp.