Boot

Iniciado por phs22, 11 de Agosto de 2006, 00:19

tópico anterior - próximo tópico

phs22

Como eu configuro o sistema para deixar o XP como padrão na inicialização do sistema, minha esposa vive esquecendo de selecionar o xp e fica me enchendo, rss

VLw

arsolto

Tente seguir o raciocínio abaixo após abrir o arquivo menu.lst, o qual fica no diretório /boot/grub:

"A primeira linha - default 0 - indica ao GRUB qual sistema operacional inicializar caso o usuário não faça nenhuma escolha. No exemplo, ele vai "bootar" o Fedora Linux, pois o número 0 faz referência ao primeiro sistema listado no arquivo. Caso o Windows XP tivesse que ser carregado por padrão, bastaria mudar a linha em questão para default 1, pois no arquivo esse sistema é o segundo a ser listado (note que o GRUB faz a listagem começando em zero)."

Fonte: InfoWester - Propagando conhecimento

phs22

Como o Ubuntu pode estar como primeiro sistema instalado, seu eu instalei ele depois do XP?

no aguardo

Lamego

phs22,
o número indica ordem do sistema no menu, que pode não ter nada a ver com a ordem do sistema no disco...
Se quizer colocar o XP no topo do menu, pode deixar o default a 0, utilizando o edtior move a secção referente ao XP para o inicio.
/boot/grub/menu.lst
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

phs22

blz, vou fazer o teste, qq coisa eu grito aqui, vlw pela ajuda.

acho que eh uns dos foruns com resposta mais rápidas.

arsolto

Assim que você postou o tópico aqui, no fórum, membro phs22, eu tratei de sondar a internet para encontrar a resposta para a tua pergunta. Claro: também estava interessado em fazer o mesmo que você.

Em meu sistema operacional, abri o arquivo menu.lst do diretório /boot/grub e realizei a edição do mesmo substituindo a linha default 0 por default 6. Funcionou contigo a instrução que te dei?

No menu do GRUB, você deve contar o número de itens acima do que se referem ao Windows, inclusive as opções "recovery mode", depois, determinar aquele que indica a posição do sistema MS no arquivo menu.lst.

phs22

Vlw arsolto ainda não testei, pois neste fim de semana nem fiquei em casa, mas de hj não passa, ainda hj eu digo se deu certo ou não

vlw mais uma vez