Driver Ralink RT2500 como instalar no Ubuntu 11.10

Iniciado por magbor, 24 de Janeiro de 2012, 20:42

tópico anterior - próximo tópico

magbor

Saudações, sou novo no fórum, usava wind. 7 ultimate muito problemático trava demais, depois de ser convencido por meu irmão que é usuário Linux (Ubuntu) resolvi instalar o Ubuntu 11.10 após a formatação geral do HD, vamos ao que interessa: Gostaria de saber como faço para instalar os Drivers da Placa de Rede Wireless Ralink RT2500 os quais já estão devidamente baixados e localizados na pasta de Download do Ubuntu, como sou novato neste sistema operacional confesso que não sei instalar os mesmos, para ficar mais claro o assunto, a placa esta funcionando tanto em ser reconhecida como em conectar a rede, o problema é que a navegação no tocante a conecção das páginas da web está lenta demais e estou supondo ser os drivers do Ubuntu que são genéricos, pois no windows 7 ultimate os drivers eram atualizados. Peço ajuda em como devo proceder a instalação do mesmos.  Obrigado.

phillipehugo

Qual formato está os arquivos ai na sua pasta, a terminação deles ?

magbor

Boa noite, estão da seguinte forma:

RT2500-Linux-STA-1.4.6.6.ta..gz

Só lembrando que os drivers acima são de uma placa Ralink Wireless Lan Card PCI , e que foram baixados do site do fabricante.

phillipehugo

magbor

Depois de abrir o prompt de comando e digitar os comandos sequentes do link acima, eis a resposta:

guilherme@guilherme-G41T-M7:~$ /home/guilherme
bash: /home/guilherme: É um diretório
guilherme@guilherme-G41T-M7:~$ tar -zxvf rt2500-linux-sta-1.4.6.6.tar.gz
tar (child): rt2500-linux-sta-1.4.6.6.tar.gz: Não é possível open: Arquivo ou diretório não encontrado
tar (child): Error is not recoverable: exiting now
tar: Child returned status 2
tar: Error is not recoverable: exiting now
guilherme@guilherme-G41T-M7:~$

Gostaria que se possível fosse, você postasse um passo-a-passo mais simples, a informação do viva o linux é muito técnica, onde na oportunidade o postante esta mostrando como baixar um programa para uma pasta criada por ele mesmo (cd/home/usuário), é aonde confunde o iniciante em linux, todavia se tiver um passo-a-passo usando as pastas nativas do ubuntu 11.10, seria de melhor entendimento para minha pessoa, mesmo assim muito obrigado.

jkmsjq

Citação de: magbor online 25 de Janeiro de 2012, 14:29
Depois de abrir o prompt de comando e digitar os comandos sequentes do link acima, eis a resposta:

guilherme@guilherme-G41T-M7:~$ /home/guilherme
bash: /home/guilherme: É um diretório
guilherme@guilherme-G41T-M7:~$ tar -zxvf rt2500-linux-sta-1.4.6.6.tar.gz
tar (child): rt2500-linux-sta-1.4.6.6.tar.gz: Não é possível open: Arquivo ou diretório não encontrado
tar (child): Error is not recoverable: exiting now
tar: Child returned status 2
tar: Error is not recoverable: exiting now

Gostaria que se possível fosse, você postasse um passo-a-passo mais simples, a informação do viva o linux é muito técnica, onde na oportunidade o postante esta mostrando como baixar um programa para uma pasta criada por ele mesmo (cd/home/usuário), é aonde confunde o iniciante em linux, todavia se tiver um passo-a-passo usando as pastas nativas do ubuntu 11.10, seria de melhor entendimento para minha pessoa, mesmo assim muito obrigado.

Correto:

Citarguilherme@guilherme-G41T-M7:~$ cd /home/guilherme/

Se o arquivo estiver na pasta Download, o caminho correto será:
Citarguilherme@guilherme-G41T-M7:~$cd /home/guilherme/Download/

Após entrar na pasta digite o camando a seguir para verificar se é encontrada a pasta desejada

Citarguilherme@guilherme-G41T-M7:~$ ls

Encontrando a pasta desejada, proceda com o restante da instalação seguindo o tutorial do site indicado.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

magbor

Não deu certo. resposta do terminal:

guilherme@guilherme-G41T-M7:~$ cd/home/guilherme/
bash: cd/home/guilherme/: Arquivo ou diretório não encontrado
guilherme@guilherme-G41T-M7:~$ cd/home/guilherme/download/
bash: cd/home/guilherme/download/: Arquivo ou diretório não encontrado
guilherme@guilherme-G41T-M7:~$ Is
Is: comando não encontrado

Obrigado. repensar em voltar para windows é triste. Valeu amigo.

jkmsjq

não é IS, é LS (minúsculo)

depois do cd tem um espaço, ou seja
Citarcd /home/guilherme/Downloads/

se não der certo direto, tenta com o sudo na frente
Citarsudo cd /home/guilherme/Downloads/

magbor

Resolvido:

Desinstalei o Ubuntu 11.10.

Instalei o Windows 7 Ultimate novamente.
Muito obrigado por tentar me ajudar.

jkmsjq

wagnux

Já?! As pessoas desistem fácil, não. rsrsrsrsrs   ;D

Brincadeiras a parte, eu tenho essa placa de rede wireless. Instalei hoje em um PC antigo que tenho aqui em casa e o seu "driver" funciona nativamente no kernel Linux 2.6.32-38-generic. Nem precisa instalar driver algum. Não sei por que cargas d'água o magbor encontrou problemas nessa placa. :o Até o momento esta placa está funcionando muito bem no Ubuntu 10.04.4 LTS e com uma boa velocidade na rede wireless. Talvez a solução para o seu problema fosse a alteração do MTU (Maximum Transmission Unit) do modo automático para o manual. Essa alteração é facilmente alterada no miniaplicativo gerenciador de rede que fica próximo do relógio do sistema. Para alterar no Ubuntu 11.10 clica-se com o botão esquerdo em cima desse gerenciador e depois em "Editar conexões". Indo até a guia "Sem fio", seleciona-se a rede configurada automaticamente e depois clica-se no botão "Editar" logo a direita. Na guia "Sem fio", logo abaixo é encontrada essa opção do MTU. Por padrão essa configuração encontra-se em automático. Para alterar é só selecionar e apagar o automático ou simplesmente clique na mesma e apague usando o delete ou o backspace. Os valores MTU para se configurarem em uma conexão via rádio ou até mesmo ADSL são 1492 ou 1400. Escolha um desses e clique em "Aplicar". Será necessário digitar a senha do usuário para concluir a alteração. Clique novamente no gerenciador de rede e desconecte-se. Conecte-se novamente clicando no mesmo gerenciador de rede e depois na tua conexão de rede wireless. Teste para ver se melhorou a velocidade. Se não melhorou, siga os passos indicados acima para alterar o MTU para outro valor. Se quiser saber mais a respeito do MTU clique neste link http://pt.wikipedia.org/wiki/MTU

No meu ver e em meu entendimento as versões LTS são as mais aconselhadas para iniciantes, pelo simples fato de serem estáveis. Nunca indicaria as versões não LTS. Essas versões semestrais são bem mais atuais porém instáveis e para um iniciante não seria a melhor opção. A probabilidade de ocorrer um bug é grande e isso para um iniciante seria quase que a morte. hehehehe  ;D  Mas foi uma pena o magbor desistir de usar o Ubuntu. :P

Magbor, caso você queira usar novamente o Ubuntu, o link para download é esse:

http://releases.ubuntu.com/lucid/ubuntu-10.04.4-desktop-i386.iso.torrent

ou esse:

http://ubuntu-release.locaweb.com.br/10.04/ubuntu-10.04.4-desktop-i386.iso
Twitter @waGNUx ou https://t.me/wagnux
Acesse o grupo ULB https://t.me/ulboficial

garfo

Citação de: magbor online 28 de Janeiro de 2012, 16:36
Resolvido:

Fez o certo, cara. Linha de comando no Linux (ainda mais no Ubuntu, a distro mais fácil) é um saco mesmo.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Ioca100

Citação de: garfo online 24 de Fevereiro de 2012, 22:41
Citação de: magbor online 28 de Janeiro de 2012, 16:36
Resolvido:

Fez o certo, cara. Linha de comando no Linux (ainda mais no Ubuntu, a distro mais fácil) é um saco mesmo.

É por isso que quando um usuário iniciante quer instalar driver proprietário, eu sempre indico verificar em configurações do sistema>driver adicionais, explico que no Linux os drivers já estão (quase todos) instalados no kernel(núcleo) do sistema  etc.  que é diferente do Windows, quanto mais esses formatos difíceis de instalar,  se ainda fosse um .deb.

Obs: não estou criticando os colegas que tentaram ajudar, mas é a minha experiência que adquiri no fórum.
Usuário Linux- 449417