Atualização do Ubuntu sem perder configurações do Postgres e banco de dados

Iniciado por fsouza32, 20 de Janeiro de 2012, 14:53

tópico anterior - próximo tópico

fsouza32

Olá a todos do Fórum!
Preciso de uma ajuda.

Meu caso:
Tenho uma máquina em uma entidade sem fins lucrativos com o ubuntu 9.10 instalado com samba, webmin, configurações de rede e o postgres 8.3 que é usado pelo programa de cadastro de pessoal apoiador, os demais computadores rodam o "Janela XP" e usam o aplicativo em rede que fica nessa máq com ubuntu e salvam arquivos nele também.

Minhas duvidas:
O a empresa que forneceu o software disse que teríamos de atualizar o postgresql 8.3 para o 8.4, como devo proceder? como faço para não perder as configurações do postgres?

Se eu atualizar o ubuntu 9.10 para 10.04 como ja me pediu perco as configurações?

Desde já obrigado

irtigor

Não perde, mas se isso é tão importante pra você, como é que ainda não fez backup? Fora que você não deve testar em máquina em produção, use uma reserva ou máquina virtual.
O comando é (só rode depois de testar e mesmo assim tenha um clone): do-release-upgrade

fsouza32

Caro amigo, obrigado pela ajuda, mas eu tenho bkp ou melhor faço espelhamento com o clonezilla periodicamente. Minha duvida são as configurações do samba para minha rede e pastas compartilhadas e as configurações de conexão e o utilização do banco de dados que gostaria de saber se perderia.

Uma coisa se eu tenho o postgresql 8.3 e der o comando no terminal apt-get install postgresql-8.4 postgresql-client-8.4 ele atualizará ou ficará com as duas versões?

Desculpa as perguntas, mas não ou um usuário muito avançado ainda.

Obrigado

irtigor

Ele vai atualizar, isso se existir essa versão no repositório, mas é mais recomendado atualizar todo o sistema.

fsouza32

Eu fiz a atualização do sistema de 9.04 para 10.04 e tudo ocorreu perfeitamente, meu postgres 8.3 e suas configurações e banco de dados estão normais e a parte da rede também.

Agora, vamos por partes. Como posso trocar o postgres 8.3 para o 8.4 e passar o banco de dados do 8.3 para o 8.4?

obrigado

irtigor

fsouza32

Então, ele realmente instalou o 8.4, mas continuava carregando o 8.3

Mas eu ja consegui atualizar, colocar o 8.4, coonfigurar ele, criar o banco de dados, restaurar os dados e tabelas e utilizar o software de gestão, o problema agora é a acentuação, os caracteres estão em utfi-8 e preciso criar o bd em latin1. Pode me explicar como fazer?

Obrigadoo

irtigor

Pro longo prazo, você deveria alterar o bd pro encode utf8. Segundo o google, você pode criar um novo cluster usando o encode desejado.

fsouza32

Ta osso!
Eu achei no google e no forum uma tutorial de como colocar o latin1 só que da erro e perde todaa configuração do postgres e para de conectar!

O que devo fazer?

irtigor

fsouza32

Estou tentando vários tutoriais que peguei na net, mas meu conhecimento em linux não é alto e em sql e piorou.

Não sei mais o que fazer, estou lendo as dicas que encontro executo retornam erro e não sei por onde retornar e nem com recomeçar!

irtigor

Mudar pra utf8 é bom pro longo prazo, mas não precisa ser deixado pra depois de amanhã. Já tentou isso?
Outra coisa que devo lembrar, é que eu e os demais usuários do fórum, só conseguimos ver o que você envia e "Não funciona" não indica nada. Se precisa de ajuda coloca o que fez, porque e qual foi o resultado (o que apareceu no terminal, por ex.).

fsouza32

Ok, estarei fora hj e assim que retornar posto o que fiz.

Obrigado por enquanto

fsouza32

Obrigado a todos que me ajudaram, mas enquanto estive foram a entidade contratou uma pessoa para terminar a configuração que estava fazendo.

Muito obrigado pela ajuda!