Resolução do Monitor - Ubuntu 11.10

Iniciado por EMANUEL CASTRO PORTILHO, 17 de Janeiro de 2012, 19:16

tópico anterior - próximo tópico

EMANUEL CASTRO PORTILHO

Gente! Recente instalei em meu notebook Philcon PHN 14514 juntamente com o windows 7 ultimate, o Ubuntu 11.10. Ele ficou perfeito, a não ser a resolução da tela. A resolução máxima da tela do meu notebook é 1280 x 800 conforme vejo no windows. Disseram-me que o arquivo que mexe com as configurações é o XORG.CONF só que pesquisei através do comando (sudo gedit /etc/X11/xorg.conf) e ele simplesmente não existe. Este arquivo está oculto na pasta X11? E se não tiver oculto, como faço pra editar e colocar todas as configurações nele, inclusive a sessão "display"?

Alguém pode me ajudar?

flavioml

Atualmente, as distribuições Linux, de forma geral, não usam mais, por padrão, o arquivo xorg.conf, ficando a configuração padrão por conta do próprio xorg, através do evdev, sendo os arquivos de configuração, em geral, são armazenados em /usr/share/X11/xorg.conf.d. Contudo, se um arquivo /etc/X11/xorg.conf existir, este sobrepor-se-á às configurações do evdev.
A forma mais eficiente de se criar um xorg.conf é dar o boot em modo de recuperação e escolher, na caixa de diálogo que surgirá o terminal em modo root e comandar X -configure. Isso irá criar um arquivo /root/xorg.conf.new. Então é só copiar: cp /root/xorg.conf.new /etc/X11/xorg.conf, para termos um xorg.conf que poderemos editar.
Para isso, porém, é necessário saber qual o seu adaptador de vídeo e qual módulo deverá ser utilizado como driver para o mesmo.
Flavio ML