Como fazer para que duas máquinas Ubuntu se enxergem na rede.

Iniciado por Palozo, 16 de Janeiro de 2012, 09:26

tópico anterior - próximo tópico

Palozo

Bom dia.

Seguinte, tenho uma rede com duas maquinas que se conectam a internet normalmente.
Cpu1: dual boot XP/Ubuntu 11.10
Cpu2: dual boot XP/Ubuntu 11.10
Acontece que os XP se enxergam mutuamente e enxergam o Ubuntu. Já Ubuntu não enxerga ninguém. O Acesso a internet se dá normalmente em qualquer máquina e qualquer SO.
A rede é a cabo, o sinal vem do Speedy, e o roteador é o D-Link DIR-600.

Eu só queria mandar arquivos de um Ubuntu para outro...

abraço a todos

pitiko

Palozo

eu sou novato em linux. Traduzindo em linguagem comum como se faz isso? se puder explicar passo a passo fica um pouco melhor.

Palozo

Ok vou explicar-me melhor.

Tenho dois computadores. Um na sala, outro no quarto. Ambos com Ubuntu 11.10. Ambos conectam normalmente na internet. Usei um roteador D-Link 600 para montar a rede. Uso speedy. Não sou expert. Minha rede so funcionou graças a ajuda de algumas pessoas dessa comunidade. Simplesmente quero mandar arquivos de uma máquina para outra. Entendem?

Acho que fiz uma escolha inteligente migrando do Vista para o Linux mesmo sem saber nada de programação. Nas dificuldades anteriores que eu tive, por sorte alguns aqui me ajudaram, e muito.

Então digam passo-a-passo o que eu devo fazer.

Grato

Andreson Goveia

Procure por samba na central de programas, depois compartilhe a pasta de sua preferencia.
Instale nos dois, já que você quer mandar de uma para o outro e vice-versa.

Palozo

Está bem, vou fazer isso mas o negócio aqui em casa está sinistro

Fazendo um flashback da história

CPU1 na sala com ubuntu 11.10 instalado  não enviava arquivos para CPU2 no quarto com ubuntu 11.10 instalado.

Daí entra um terceiro elemento na rede. O laptop da minha mulher com Windows 7 instalado. Chamaremos de CPU3.

CPU1 enxerga CPU3 e vice-versa. CPU2 enxerga CPU3 e vice-versa. CPU1 manda arquivos para CPU3 e vice-versa. CPU2 manda arquivos para CPU3 e vice-versa. CPU1 e CPU2 não conversam nem a pau (este era o meu problema original).

Agora vem o detalhe sórdido da bagaça. Na rede, CPU1 e CPU2 têm o mesmo nome porque o idiota que vos escreve estas palavras não atentou para esse detalhe e instalou o Ubuntu com o mesmo nome de administrador nos dois. Ou seja, CPU1 se chama "palozo" e CPU2 se chama "palozo" também.

Daí quando eu tento acessar a CPU do quarto (no caso, CPU2) me aparece na tela o elemento "palozo" eu clico e resulta que eu estou acessando a própria máquina onde estou sentado. Bem, pelo menos é isso que acho que está acontecendo.

Isto posto talvez eu crie uma tese no mundo linux: Jamais tenha dois linux numa rede com o mesmo nome porque dá caca.

Estou transferindo os arquivos por triangulação. De CPU2 para Windows7, de Windows7 para CPU1. Que louco! Bem, pelo menos estou economizando CD. Imagina queimar várias mídias para transferir 50Gb de dados? Saco né?

Bem, ao terminar a transferencia vou reinstalar o Linux em CPU2 com outro nome e fazer rodar o tal do samba. Estou até pensando em instalar o mandriva na CPU2 só pra ver como é essa distro.

Esse tópico ainda não terminou companheiros. Posto novos resultados tão logo instale o mandriva. Talvez em 24h estarei postando as novidades.

no aguardo

palozo

zekkerj

CitarAgora vem o detalhe sórdido da bagaça. Na rede, CPU1 e CPU2 têm o mesmo nome porque o idiota que vos escreve estas palavras não atentou para esse detalhe e instalou o Ubuntu com o mesmo nome de administrador nos dois. Ou seja, CPU1 se chama "palozo" e CPU2 se chama "palozo" também.
Isso é fácil de resolver: entre em uma das máquinas e edite o arquivo /etc/samba/smb.conf. Procure a seção "[global]" e adicione a linha abaixo:

netbios name = Palozo2

Salve o arquivo e reinicie sua máquina (*), pronto, essa máquina vai aparecer pras outras como Palozo2.

(*) Na verdade não precisa reiniciar a máquina, bastaria reinciar o serviço "nmbd". Mas...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

zekkerj

Outra solução: trocar o nome como a máquina se reconhece. Edite o arquivo /etc/hostname pra trocar o nome da máquina. Só que aí tem que reiniciar mesmo a máquina pra isso valer.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D