Problema na partição EXT4 do Ubuntu

Iniciado por iagocc, 16 de Janeiro de 2012, 06:02

tópico anterior - próximo tópico

iagocc

Olá a todos, tenho o Ubuntu ( que eu utilizo ) e um Windows 7. Meu Windows 7 estava muito antigo e fui formata-lo, só que sem querer cliquei na partição do Ubuntu e cliquei em novo ( No DVD de instalação do Windows ), na hora percebi a burrada, mas pensei que não havia acontecido nada, no entanto logo percebi que o grub não estava mais lá. Dei boot pelo GParted Live e percebi que ainda há meus 40gbs usados na partição e que ela ainda continua como EXT4. Tentei acessar os arquivos pelo Live CD do Ubuntu, mas apresenta-me erro. Sinceramente não sei o que faço... Tudo isso por uma desatenção. Alguém pode me ajudar, porfavor?

Obrigado, Iago.

niquelnausea

durante a instalação do ubuntu selecionou a opção de usar a /home encriptada?
você também pode tentar recuperar o grub, existem ótimos tutoriais no fórum, basta usar a busca.

iagocc

Citação de: niquelnausea online 16 de Janeiro de 2012, 11:09
durante a instalação do ubuntu selecionou a opção de usar a /home encriptada?
você também pode tentar recuperar o grub, existem ótimos tutoriais no fórum, basta usar a busca.
Não encriptei, niquelnausea.
Para recuperar o grup tenho que dá um 'mount' nele, correto? Só que dá um problema.

iagocc

Nada do que foi dito deu certo :/

O seguinte que percebi: O Ruindows converteu a partição de EXT4 para FAT e torna impossível a visualização dos arquivos. Dei boot pelo 'Parted Live' executei o testdisk e transformei ( momentaneamente ) de FAT para EXT4 e consegui realizar o backup das coisas mais importantes.

Digo obrigado a todos pela ajuda, mas será que é possível converter de FAT para EXT4 novamente?

irtigor

Isso não me parece crível, dá pra mostrar a saída do comando sudo fdisk -l?

niquelnausea

Citação de: iagocc online 16 de Janeiro de 2012, 12:28
Não encriptei, niquelnausea.
Para recuperar o grup tenho que dá um 'mount' nele, correto? Só que dá um problema.
o grub não é uma partição, leia
http://www.gnu.org/software/grub/
http://pt.wikipedia.org/wiki/GRUB

Citação de: iagocc online 16 de Janeiro de 2012, 15:40
...
O seguinte que percebi: O Ruindows converteu a partição de EXT4 para FAT e torna impossível a visualização dos arquivos. Dei boot pelo 'Parted Live' executei o testdisk e transformei ( momentaneamente ) de FAT para EXT4 e consegui realizar o backup das coisas mais importantes.
...
converter momentaneamente?

Citação de: irtigor online 16 de Janeiro de 2012, 17:22
Isso não me parece crível, dá pra mostrar a saída do comando sudo fdisk -l?
concordo.