Essa é para quem está pensando em instalar o ubuntu

Iniciado por rhuan 261, 15 de Janeiro de 2012, 22:13

tópico anterior - próximo tópico

rhuan 261

Achei interessante este post e resolvi compartilhar aqui no fórum:

http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2012/01/o-que-avaliar-antes-de-instalar-o-ubuntu/
É Iniciante??????????????????
Leia isto Primeiro

eliseu_carvalho

Esse artigo é um tapa na cara dos que se acomodam com Windows, ficam por isso mesmo e não querem alternativas...

garfo

Não há nada de errado em *não* querer alternativas. A pessoa está bem com o Windows, tudo funcionando certinho, pra quê mudar?

Parece que a pessoa é obrigada a usar uma alternativa ao invés do Windows. Isso já é forçar a barra.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

sigur

Eu mudei pro linux pois ganhei um micro sem SO, daí optei por instalar o ubuntu. Depois daí, já tem mais de 3 anos que só uso win quando o micro é dos outros.
Ganhei um note vaio novinho (inclusive pedi muita ajuda aqui no forum pra deixar ele redondo) ea primeira coisa que fiz foi tirar o win7 dele.

Acho que as pessoas que usam muitos programas diferentes até podem ter receio de mudar. Agora, a maioria que usa micro em casa só pra internet, office e msn, não deviam ter medo de mudar. O ubuntu vem com tudo quase pronto.

garfo

Citação de: sigur online 15 de Janeiro de 2012, 22:26

Acho que as pessoas que usam muitos programas diferentes até podem ter receio de mudar. Agora, a maioria que usa micro em casa só pra internet, office e msn, não deviam ter medo de mudar. O ubuntu vem com tudo quase pronto.

As pessoas também podem usar internet, office e msn no Windows.
Garfo -  linux

sigur

Citação de: garfo online 15 de Janeiro de 2012, 22:35
Citação de: sigur online 15 de Janeiro de 2012, 22:26

As pessoas também podem usar internet, office e msn no Windows.

Sim, verdade. Não usei essas atividades como necessárias para mudar para o linux. Apenas disse que, muitos não mudam por medo do desconhecido, sendo que, tudo que fazem com o micro é usar para coisas simples, totalmente fáceis de se fazer com linux.

rhuan 261

Calma pessoal, aposto que ninguém está querendo forçar ninguém a usar ubuntu ou windows.

Se continuar acalorada dessa forma esse tópico, acredito que em breve um moderador entra em ação
É Iniciante??????????????????
Leia isto Primeiro

sigur

Citação de: rhuan 261 online 15 de Janeiro de 2012, 22:43
Calma pessoal, aposto que ninguém está querendo forçar ninguém a usar ubuntu ou windows.

Se continuar acalorada dessa forma esse tópico, acredito que em breve um moderador entra em ação

Opa. Acalorada?! Não tive essa impressão, nem mesmo essa intenção.
Tranquilo, apenas escrevendo as ideias.
Abraços.

garfo

Citação de: rhuan 261 online 15 de Janeiro de 2012, 22:43

Não houve nada demais no tópico. Só achei estranho o colega ali chamar de acomodados os usuários de Windows que não querem usar alternativas. Achei meio forçado. Mas beleza... o tópico segue.  ;)
Garfo -  linux

Supermouse

Em relação à discussão:

Sou totalmente a favor de que as pessoas mudem para GNU/Linux, quanto mais pessoas usarem o sistema, mais suporte teremos de fabricantes de hardware e software, mas para isso precisamos mudar um pouco algumas coisas da nossa mentalidade, e isso inclui o modo como tratamos os outros sistemas e os usuários deles.

Chamar o outro sistema de Rwindows, ou dizer que quem usa ele é noob, ou querer forçar as pessoas a migrarem não vai adiantar nada, e, em muitos casos, até afasta possíveis novos usuários. E esse tipo de guerrinha existe até mesmo dentro da própria comunidade, vide Ubuntu x Fedora, GNOME x KDE e outras brigas idiotas que tem no mundo GNU/Linux (mas isso é assunto pra outro tópico).

Por isso, mais do que chamar de acomodado, temos de entender que existem pessoas que precisam ou que até mesmo (pasmem!) GOSTAM de usar Windows. Se essas pessoas não querem ou não podem mudar, deixa elas, não precisa xingar ou dizer que a pessoa vendeu a alma pra Microsoft, e se as pessoas querem mudar, esse artigo é um bom primeiro passo. Já existem diversos artigos do mesmo gênero na internet, eu lembro que a onda começou logo que saiu o Ubuntu em 2004, mas é sempre bom ter versões atualizadas, tanto para ficar em destaque e aparecer (é dificil de alguém querer instalar o Ubuntu na máquina e simplesmente 'tropeçar' em um artigo de 2006 dando dicas), quanto para tratar da versão atual (o artigo de 2006 pode dar boas idéias, mas com certeza está totalmente desatualizado).

Anyways, gostei do artigo, e gostei da mentalidade desse autor em específico, que no lugar de enaltecer as virtudes do Linux e dizer que o Windows é uma droga, começou o artigo com essa pergunta:

CitarPorque mudar? - Se você realmente não tem um bom motivo para mudar, então não mude.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

niquelnausea

apesar de não se ver muito por ai, existem opções além de linux e windows.

eliseu_carvalho

Citação de: niquelnausea online 16 de Janeiro de 2012, 11:16
apesar de não se ver muito por ai, existem opções além de linux e windows.

Sim: Mac, BSD, Solaris, Amiga OS/AROS...

clodoaldops

"Porque mudar? - Se você realmente não tem um bom motivo para mudar, então não mude."
-como a maioria não tem um bom motivo eles ficam com windows mesmo
-se eu não fosse curioso eu nunca haveria usado linux
-uma vez que o windows me atende as necessidades
-e raramente eu me infectava
-mas decobri ubuntu, biglinux, linuxmint  e aí não resisti e mudei

garfo

Eu sou totalmente a favor das pessoas usarem o que querem, sem essa de "você tem que usar isso porque é Linux!" ou "você deve que usar isso porque é livre, blablabla".

Isso sim é liberdade.   :D
Garfo -  linux

jorge505

Pessoal, não problema algum quando você usa o Windows - com ou sem vírus, tendo ou não que formatar, sendo ou não enganado por técnicos - se você está satisfeito. O problema é quando você está no seu Win7 falsificado e acima de tudo insatisfeito com o sistema e ainda por cima não querer testar o Linux por puro preconceito, então se você ainda está no XP, ou insatisfeito com vírus e com o próprio sistema, ou (como foi no meu caso) com a máquina inutilizavel devido algum problema que lhe apresentou a tal tela azul da morte, por que continuar negando o pinguim? Teste, crie uma opinião própria e só então afirme o que é melhor para você, pois assim, você não estará fazendo nada de errado se não gostar do Linux mesmo tendo testado, afinal, como disse o garfo:
CitarIsso sim é liberdade.  :D