consumo de memória

Iniciado por sigur, 13 de Janeiro de 2012, 19:27

tópico anterior - próximo tópico

sigur

Pessoal, estou achando que meu note está usando muita memória.
Tenho 4gb de ram e o ubuntu 11.10 reconhece (3.8gb)

Mas só a central de programas consome mais de 600mb!! É isso mesmo com vocês? Um absurdo!

O FF 112mb e esse tal compiz, que nem sei oque está fazendo, 108mb

Tem tanto processo rodando que eu queria era colocar um print aqui. Mas não sei onde hospedar a img.

Como faço pra não ter tantos processos dormindo?

Por outro lado, o comando abaixo é pior ainda:
thiago@vaio:~$ free -m
             total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:          3911       3766        144          0         31       2274
-/+ buffers/cache:       1461       2450
Swap:            0          0          0

Não entendi o 3766 usado!

Alguma ideia pra descobrir porque usam tanta memória? Como voltar pro gnome clássico? Esse unity é estranho.

zekkerj

CitarComo faço pra não ter tantos processos dormindo?
Desligue a máquina. Os processos dormindo são partes do sistema que não estão em uso agora. Assim que ela for ligada novamente, esses processos vão voltar, e logo estarão dormindo de novo.

CitarPor outro lado, o comando abaixo é pior ainda: thiago@vaio:~$ free -m
            total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:          3911       3766        144          0         31       2274
-/+ buffers/cache:       1461       2450
Swap:            0          0          0

Não entendi o 3766 usado!

O Linux sempre "usa" toda a memória disponível, ou quase toda. A memória que não está alocada a processos fica marcada como buffers ou cache. Então a memória que vc está realmente consumindo é algo em torno de 1.6M.

Claro que sempre se pode correr o sistema analisando processos e serviços que não são realmente necessários, que podem e devem ser desativados. Isso até pode deixar sua máquina um pouco mais rápida, já que vc terá menos processos.

CitarAlguma ideia pra descobrir porque usam tanta memória? Como voltar pro gnome clássico? Esse unity é estranho.
Olha, eu acredito que vc não vai conseguir grandes vantagens de consumo de memória não.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

irtigor

Complementando, o consumo de memória do firefox depende muito do tipo de site que você entra e addons que usa, e o compiz é um gerenciador de janela.

sigur

obrigado pelas respostas.

Agora, estou usando o xfce4

thiago@vaio:/media$ free -m
             total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:          3911       1109       2802          0         60        533
-/+ buffers/cache:        515       3396
Swap:            0          0          0

deixei poucas coisas para ligarem com a sessão. Mas mesmo assim ainda tem bastante processos dormindo.
Valeu.

zekkerj

E é assim mesmo que tem que ser. Você só tem um processador, mesmo que com mais de um núcleo. Cada núcleo executa um processo de cada vez, os outro processos dormem esperando sua vez de executar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

sigur

Citação de: zekkerj online 15 de Janeiro de 2012, 23:47
E é assim mesmo que tem que ser. Você só tem um processador, mesmo que com mais de um núcleo. Cada núcleo executa um processo de cada vez, os outro processos dormem esperando sua vez de executar.

Saberia como gerar uma lista com os processos que vejo no gerenciador, para colocar aqui?
É que tem tantos processos, alguns, por exemplo, do tal programa para postar nas redes sociais, que nem uso. Acho que dá pra diminuir bastante, mas não sei quais são possíveis.