sudo rm -r em local inapropriado.

Iniciado por Cybereu, 12 de Janeiro de 2012, 16:36

tópico anterior - próximo tópico

Cybereu

Muita calma nessa hora...
Estou um pouco frustado pela caquinha que eu fiz, sem querer eu dei
sudo rm -r /media
O que acabou deletando 10 anos da minha vida, artigo que eu estava escreendo... fotos antigas da minha familia, muita coisa que faz falta.
Geralmente eu tento resolver as coisas sozinho, lendo muito no forum e pelo google, mas dessa vez estou com medo, é muita coisa importante que eu não queria perder.

Tentei usar o foremost mas ele parece ser limitado a alguns tipos de arquivos.
Já que era NTFS partir pro Windows e procurei algum programa que podesse me ajudar, após scanear o programa parece que não achou os arquivos deletados, levando a suspeitar que não estão "deletados"

- O que aconteceu:
sudo rm -r /media
- O que deletou:
Toda uma partição(/dev/sda4) estava montada em (/media/Armazenamento)
- A partição estava formatada em NTFS.

Cybereu

@sigur

Obrigado pela atenção,
eu já procurei por arquivos ocultos para ver se tinha a pasta .trash, mas já fui sem esperanças pois imagino que o sudo rm -r deve ter deletado até a pasta .trash além de que se ela estivesse lá, seria a pasta lixeira do usuário, e como deletei com sudo, acho que o lixo iria pra uma pasta de root, fui atrás de uma pasta trash de root mas sem sucesso.

Andreson Goveia

Use o programa testdisk e recupere seus arquivos.

Sérgio Rabelo

Lembro uma vez de ter formatado meu mp4 chingling no Ubuntu e ele ter apagado até mesmo o S.O. do mp4 =X

zekkerj

Se a partição é NTFS, eu sugiro que procure programas de recuperação pra Windows. E não mexa nesse HD ou partição até ter um programa que tenha garantia de funcionamento.

Se não tiver confiança ou experiência em recuperação de arquivos, considere levar o caso a um profissional de confiança. É caro? É. Mas quando custam seus dados?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Creto

Olha como o caro zekkerj disse é NFTS tem que procurar por programas de (r) windows, como por exemplo o Recuva ==>Recuva<== que é gratuito mas funciona bem.

Espero que te auxilie no seu problema.

Um tuto sobre o aplicativo: http://www.youtube.com/watch?v=NcQSjAcxIw4

T+

Cybereu

Obrigado, vou tentar novamente no windows ver se dá em algo, o estranho que quando uso programas pra recuperar dodso perdidos no windows, só aparece os dados que eu deletei, sem usar o comando rm.

Vou considerar pagar um profissional pra recuperar alguns dados.