Monitorar acesso dos usuários ao Sistema

Iniciado por rangelsrn, 11 de Janeiro de 2012, 23:11

tópico anterior - próximo tópico

rangelsrn

Boa noite, pessoal.

Mais uma vez venho aqui pedir a ajuda dos companheiros mais experts no Ubuntu do que eu. Estou desde ontem pesquisando o assunto, mas até agora, não encontrei nada que se adeque às minhas necessidades. Então, tive que abrir um tópico aqui. Espero não ter escolhido a sessão errada pra pedir ajuda.

Bem, vamos ao assunto. Trabalho num telecentro e montei o servidor aqui com o Ubuntu. O motivo é o de sempre: a segurança, estabilidade, facilidade de uso, pouquíssima dor de cabeça pra mantê-lo. Completamente contrário do ruindows. Tenho um bom conhecimento, talvez nível intermediário... rs, no Ubuntu, por isso não tive dúvidas nem receio em instalá-lo aqui. E apesar da máquina ser um servidor, instalei o Ubuntu Desktop, já que há outros dois usuários, só que iniciantes, que utilizam o sistema. É um servidor apenas pra gerenciamento/compartilhamento de rede/internet/arquivos.

Eu sou o único usuário administrativo, os demais são limitados, sem nenhum privilégio administrativo. No entanto, não fico no telecentro tempo integral, então, gostaria de fazer um tipo de monitoramento dos outros dois usuários do sistema. Nada de muuuuito detalhe, sabe. O que quero saber, basicamente, são as seguintes informações:

- Qual o horário que logam no sistema;
- Horário em que 'deslogam' dele;
- Aplicativos que usam;
- O que fazem.

Nada mais do que isso. As principais informações que eu quero mesmo saber são as duas primeiras: dia e horário em que eles logam e deslogam do sistema. Quero ter a certeza de que estão cumprindo horário, estas coisas, e através destes dados, terei as informações que eu quero.

Não me importo em usar o terminal de comando pra conseguir tais informações. Não tenho dificuldade em utilizá-lo. Inclusive, nas minhas pesquisas, utilizei os comandos abaixo pra conseguir estas informações:

sudo lastlog -u "fulano" para exibir informações referentes apenas ao último login do usuário "fulano"
No entanto, as informações eram um pouco confusas. Apareciam dados que eu não soube interpretar (tipo, na frente do nome do usuário, vinha tty7 ou tty8. O que isso quer dizer?

Já consegui maneiras de permitir que um usuário x consiga utilizar a internet apenas em um determinado horário que eu escolha. Isso já obriga o usuário a usar o pc naquele horário em seu nome, pois é o único horário com internet disponível para ele. Pra isso estou usando um programa que é para os pais controlarem seus filhos na internet... rsrsrs, que é o Nanny. Mas preciso mesmo é destas informações de dia e horário em que logam no sistema.

Quem puder me ajudar, eu agradeço.

Até mais. Abraços.

P.S.: Estou usando o Ubuntu 10.10, pois as versões 10.04 e 11.10 não são suportadas por este pc, que só tem pouco mais de 700mb de memória e um processador muuito lerdo, um AMD.

Não existe trabalho ruim. O ruim é ter que trabalhar.