Ubuntu 11.10 - Bateria

Iniciado por DEVAFilth, 02 de Janeiro de 2012, 20:46

tópico anterior - próximo tópico

DEVAFilth

Olá amigos, primeiramente feliz ano novo a todos.
Mais uma vez preciso da estimável ajuda de vocês, recentemente comprei um notebook sony vaio que veio com Win7.
A bateria no referido SO dura entre 6 e 7 horas, sendo assim fui seco instalar o ubuntu 11.10 e para minha infeliz surpresa a bateria está durando apenas 2 horas/ 3horas no máximo (sem wifi/bluetooth/som). Já instalei o jupiter (www.webupd8.org) e a autonomia não aumentou muito... coisa de 30min. =(

Existe alguma coisa que posso fazer para resolver esse "problema" ?

Obrigado desde já.
um abraço !

bawlaw

seu ubuntu está atualizado?
existia um problema com relação ao alto consumo de energia na versão 3 do kernel,
mas que ja foi corrigida através de atualizações.

Tente modificar algumas configurações de uso de bateria (no icone da bateria) como: diminuir brilho da tela e diminuir atividade dos discos quando possivel

outra coisa é, eu possuo um VAIO e te garanto que ele nao dura todo esse tempo no windows ;)
é historia para boi dormir.

hugoleal85

Citação de: bawlaw online 04 de Janeiro de 2012, 09:12
existia um problema com relação ao alto consumo de energia na versão 3 do kernel,

Tente modificar algumas configurações de uso de bateria (no icone da bateria) como: diminuir brilho da tela e diminuir atividade dos discos quando possivel

outra coisa é, eu possuo um VAIO e te garanto que ele nao dura todo esse tempo no windows ;)

Também acredito que seja falta de atualizações.

Quanto a duração de bateria do Sony Vaio, se for o modelo com processador AMD E-350 com configuração de brilho bem baixa e sem aplicativos pesados a bateria realmente chega próximo as 06 horas. (tanto no Win como no Ubuntu).
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

clodoaldops

meu itautec de 2008 tem a mesmo duração com ubuntu, lm e xp

hfa2010

Citação de: bawlaw online 04 de Janeiro de 2012, 09:12

O meu Ubuntu 11.10 também está atualizado, mas o que no Windows dura umas 4 horas com meu Inspiron 14, no Ubuntu dura 2 e meia e olha lá, se existe esta atualização, ela deve ser beta porque eu não recebi esta atualização.

garfo

Recentemente tem muito usuário de Linux reclamando desse problema de bateria, não é só no Ubuntu não. Eu li em uns fóruns do Opensuse e do JoliOS usuários relatando a mesma situação. Eu acho que é problema no Kernel Linux mesmo.

Teve até uma discussão entre o desenvolvedor desse Júpiter (ele também desenvolve o Fuduntu, conhecem?) e um grupo de linuxeiros. Ele falando que o gerenciamento de bateria no Windows era melhor implementado, por causa das OEMs que controlam o hardware do Notebook e tal, e os linuxeiros negando, afirmando que no Linux a bateria pode durar igual no Windows, foi um bate-boca feio. No final o cara do Júpiter foi banido do Fórum, eheheh... aqui tá o link pra quem quiser ver (tá tudo em inglês): http://lxer.com/module/forums/t/32651/

E ele irritado dando uma represália no blog dele: http://www.fewt.com/2011/12/heil-lxer.html

Eu sei que é meio off-topic, mas achei que valeria a pena postar isso.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

DEVAFilth

Senhores, fiz todas as atualizações...
Como o garfo disse, eu tbm já testei com outras distros, para ser mais específico foram fedora e openSUse (os mais recentes) e o problema era o mesmo...

Infelizmente não sei mais o que fazer, sempre deixo com o brilho baixo.. e utilizo muito o note na bateria, e não querendo defender.. mas a bateria realmente dura muuuito mais no win...

Vamos ver se mais alguém passou por isso.
Valeu pela ajuda.

Kadu_tbj

Mano uso ubuntu desde 8.04 nunca tive problema no not ou pc, mas quando invetaram o unity relutei ate que migrei para o 11.04, to adorando, comprei meu not toshiba tem 2 meses, bateria de 6 celulas, 6gb de memoria, core i5, minha bateria dura o mesmo que durava no rwindows q veio instalado, no geral dura 4h, se eu ficar so escrevendo (e olha q escrevo muito) dura até 6h...Quando saiu o 11.10 não migrei pq sinceramente vi mais reclamações q elogios, ainda estou pensando seriamente em migrar para o 11.10. To felizão no 11.04 e ficarei nele até quando der...

Faz uns testes no 11.04 veja se o problema persiste....
Kadu_tbj!Efeito fogo no Ubuntu (compiz)
Notebook Satellite Toshiba L635, UBUNTU 12.04 Unity 64Bits LTS, CORE i5 480M 2.70ghz, HD640, 6G DDR3, HDMI,Bluetooth, Bateria de 6 celulas
Obedecendo ao Chamado do Mestre

Adriano R.N.

Camarada, o Ubuntu realmente está consumindo mais da bateria, tanto que a Canonical está com um trabalho específico para reduzir o consumo da versão 12.04, espero que consigam.
http://www.ubuntizandoelplaneta.com/2011/12/ubuntu-1204-llegara-sin-java-sin-sonido.html
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

DEVAFilth

Certo... baixei a versão 10.04 e vou testar agora...
Assim que finalizar a instalação posto o resultado..

Abraços..

xJ03n1x

Aguardando ansioso o resultado de seus testes DEVFilth.
Estou com o mesmo problema e caso você tenha resultados positivos, irei pelo mesmo caminho.

...aguardando

galactus

Esses novos kerneis série 3.0 e 3.1 estão consumindo horrores mesmo!

Não conseguem nem de longe os mesmos tempos de duração de bateria do windows 7 ou do Mac.

Estou com um Toshiba Satellite novinho e no Windows 7 ele fica ligado por 3 horas e 30 minutos, no Mint ou no Suse são 2 horas e 10 no máximo, isso fazendo as mesmas atividades nos dois sistemas!

Espero que resolvam isso logo. Afeta a todas as distribuições.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Adriano R.N.

Nas versões com kernel 3.x, tive uma pequena melhora usando o Xubuntu, mas nada que anime muito.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

hugoleal85

"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

osvaldolins

Isto aqui resolve mesmo:

entre no terminal e digite:
sudo su
(sua senha)
sudo apt-get install laptop-mode-tools

http://ubuntutilidades.blogspot.com/2011/08/economizar-bateria-no-notebook-ou.html
escolha sempre a Ubuntu mais atual ou a versão estavel. Atualmente uso Ubuntu 11.10 e não tem melhor!!!