Será que Ubuntu ainda "mata" HDs de notes?

Iniciado por H4RD50FT, 01 de Janeiro de 2012, 19:34

tópico anterior - próximo tópico

H4RD50FT

Fala, galera!!

Vou trazer um problema que pensei ter sido corrigido após as versões 8.xx. Eu iria responder a um tópico já postado aqui sobre o assunto, mas por ser antigo achei por bem e seguindo a recomendação do sistema do fórum postar outro. Lembram que há uns três anos surgiu a polêmica de que o Ubuntu estaria matando os HDs de notebooks por conta do gerenciamento agressivo de energia, e realmente estava? Pois é, constatei que ele continua fazendo isso até hoje. Resolvi tirar a poeira do meu velho Microboard 8615 instalando o Ubuntu 11.10 com o LXDE (aliás, adorei esse DM por conta da leveza e beleza). Aí, estou aqui navegando, silêncio e tal quando estou escutando uns "tecs" em intervalos de menos de um minuto. NA hora lembrei desse assunto. Fui no Utilitário de unidades e constatei o fatídico Ciclos de carga e descarga aumentando a cada 30 segundos. O script da época não está funcionando no 11.10, então vou carregar o hdparm -B 255 /dev/sda no /etc/rc.local.

Para quem desconhece esse fato ou para quem deseja relembrar, clique aqui. E verifiquem seus portáteis movidos a Ubuntu.

Postei um tópico ontem sobre o assunto no GdH. E parece que pegou o pessoal de surpresa.

pigdin

Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Adriano R.N.

#2
O meu já deveria ter morrido há muito tempo.
Mesmo na época do maior alvoroço fiz os testes e nada de anormal constatei. Já desencanei.
Se morrer agora não posso afirmar que seja culpa do Ubuntu, pois o tempo de uso é longo, as intempéries de umidade, água, pancadas, poeira, todas levam a defeitos independente do sistema.
Agora colocar no título do tópico:
Cuidado! Ubuntu continua matando HDs de notes
Parece notícia desses jornais sensacionalistas, se você colocou uma interrogação demonstrando que tem dúvida se realmente estava acontecendo, afirmar que "continua matando" é no mínimo contraditório.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

H4RD50FT

#3
Citação de: Adriano R.N. online 01 de Janeiro de 2012, 22:22
Agora noticiar:
Cuidado! Ubuntu continua matando HDs de notes
Parece notícia desses jornais sensacionalistas, se você colocou uma interrogação demonstrando que tem dúvida se realmente estava acontecendo, afirmar que "continua matando" é no mínimo contraditório.
Ok, o título do tópico (e não notícia) pode ter sido forte (dei uma amenizada nele), mas a interrogação ali não é dúvida ou contradição alguma. É como eu dizer "Aê, gente. Lembram do fulano de tal, que morava na rua X e que falavam que ele era corno, e realmente era?..."
O problema existe, é fato!

Adriano R.N.

OK!
Editei meu comentário no que se refere a notícia.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Paulo R Silva

Eu, pessoalmente, sempre tive Ubuntu instalado num note HP Pavilion DV2120, adquirido em nov/2006, da versão 7.04 até a 10.04 LTS, a qual, ainda permanece até hoje, e, no meu 2º note SamSung RF 411, tenho um Ubuntu 11.04, e, sempre funfaram legal. "No trouble!"... Lembro-me desse lance, sim, e também., dei uma pesquisada, mas não vi ainda nada de concreto, isto é, que houvesse uma comprovação c/ bases em experimentações  longitudinais (?).
ATT,
Paulo R Silva