Opção fantasma no menu de inicialização do Grub

Iniciado por bidut, 25 de Dezembro de 2011, 15:23

tópico anterior - próximo tópico

bidut

Galera, tenho uma coisa muito estranha aqui.

Tenho um pc com windows 7 e instalei o ubuntu 10.10. Até ai tudo bem, tenho cada um em uma partição e tal, mas acontece que na tela do grub para escolher o sistema operacional a ser iniciado aparece como opção além obviamente do win7 e do ubuntu, "Windows Vista". Fica mais ou menos assim

Ubuntu 2.35.xxx em /sda blablabla
Memory Test 86+
Windows Vista em /sda2 blablabla
Windows 7 em /sda3 blablabla

Que bruxaria é essa? De onde saiu esse windows vista? Nunca o tive instalado aqui. Comprei o notebook já com o windows 7 e simplesmente criei uma partição para colocar o ubuntu.

Valeu, galera! ;)

xluisfernando

Antigamente o grub reconhecia o windows7 como vista. No seu caso, acredito que o windows vista listado seja a partição de recuperação da instalação do windows7, que vem gravada de fábrica. A versão do grub utilizada no 10.10 é anterior a atual e utilizada no 11.10. As alterações são sutis e o funcionamento não muda, mas detalhes como o nome do sistema reconhecido...

Uma outra possibilidade, dependendo da idade desse pc, talvez seja o fato de o computador ter saído de fábrica com windows vista e com usa consequente partição de recuperação, na mesma época em que apareceu o windows7. Então, a loja pode ter atualizado de windows vista para 7 antes de vender.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

bidut

E te como modificar essa tela para essa opção não aparecer mais? It annoys me :(

xluisfernando

Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS