iniciante em programação

Iniciado por Maggot, 19 de Dezembro de 2011, 03:10

tópico anterior - próximo tópico

Maggot

Olá pessoal,bem...eu tenho quinze anos e adoro informatica e tudo relacionado a computadores,mas pretendo me iniciar na programação(assunto em que sou totalmente leigo),e bem,agora que comecei a me interessar em programação,fiquei meio sem rumo,pois não sei por onde começar nem com oque começar!!!!
bom,peço links,tutoriais,e até palavras-chaves de pesquisa no google para me iniciar na area de programação,mas tudo para a plataforma linux/ubuntu/KDE/Gnome etc.Nada compativel somente com  windows.
PS:a unica linguagem que conheço é HTML
PS2:não sei se estou postando na area certa(mas como sou iniciante!!!)
achei varios tutoriais para windows/.exe,mas preciso de alternativas para iniciar com linux(se isso for possivel)
Grato

Altair Julião

Olá Maggot, seja bem-vindo, assim como vc sou apaixonado por informática e estou tentando há um tempo aprender programação, já que você conhece HTML por que não começar por PHP?

PHP é uma linguagem muito utilizada, inclusive neste fórum, é fantástico, você encontra tutoriais fáceis no google, esqueça o .exe. Para estudar PHP basta vc encontrar um tutorial para instalar PHP, Apache e um banco de dados (MySQL ou PostgreSQL). Recomendo utilizar um IDE chamado Geany que é melhor de organizar seu código que o gedit ou outro editor de texto. Se preferir pode instalar Apache, MySQL e PHP de uma só vez com o XAMPP for Linux: http://www.apachefriends.org/pt_br/xampp-linux.html

Bons estudos!
Não importa a distro desde que seja GNU/Linux. Viva o Linux e o open source!
Ubuntu 12.10 user
Jundiá - AL

RxDx

Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

agente100gelo

Eu iria de PHP também.
Tem uma excelente documentação: http://www.php.net/manual/pt_BR/
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

jorge505

Cara, começa com PHP, é um bom começo, mais tarde você começa ver outras, tipo Java Script e jQuery, e assim você vai indo  :)

agente100gelo

Citação de: jorge505 online 19 de Dezembro de 2011, 14:19
Cara, começa com PHP, é um bom começo, mais tarde você começa ver outras, tipo Java Script e jQuery, e assim você vai indo  :)

Já que vai começar, para esclarecer:

HTML - Linguagem de marcação.
PHP - Linguagem de programação server side (roda no servidor).
JavaScript - Linguagem de programação client side (roda no navegador do usuário).
JQuery - Framework JavaScript.
Framework - Conjunto de códigos que realiza funções já elaboradas de determinada linguagem. ex: JQuery para o Javascript e CakePHP para o PHP.

Maggot

ei pessoal,ja instalei o apache,o mysql,e o PHP5 preciso de mais algum software???
Citação de: alt9225 online 19 de Dezembro de 2011, 10:04Recomendo utilizar um IDE chamado Geany
oque seria um IDE ???

agente100gelo

IDE é um programa usado para desenvolver códigos.
Normalmente tem funções que ajudam o desenvolvimento como autocompletar e informação de erros antes da execução.

jorge505

Para complementar o que o agente100gelo disse:
Integrated Development Environment (Ambiente de desenvolvimento integrado)