Gerenciador de Redes desapareceu após receber atualizações relacionadas ao DHCP

Iniciado por NBPX, 15 de Dezembro de 2011, 16:38

tópico anterior - próximo tópico

NBPX

Depois de receber duas atualizações relacionadas ao DHCP e após reiniciar o sistema o gerenciador de redes sumiu.

Evidentemente não consigo acessar a internet.

Estou usando o Windows Seven neste momento. Eu não queria mas estou cansado em com vontade de desistir do Linux. Estou usando o Kubuntu a mais de uma semana e todo o dia é só dor de cabeça. Todo o dia surge um problema diferente. Eu passo mais tempo tentando resolver problemas que o sistema deveria resolver para mim do que usufruindo dele.

zekkerj

CitarEu não queria mas estou cansado em com vontade de desistir do Linux.
Pq não desistiu logo? Teria poupado seu tempo e o nosso...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

NBPX

Porque eu quero muito usar. Só que estou desanimado.

Busquei o Linux porque esperava estabilidade. Apesar de lento o Ubuntu era bem estável na máquina virtual e eu não costumava ter esses problemas. Usei ele assim durante bastante tempo.

Eu nunca tive a intenção de fazer ninguém perder tempo e não estou falando mal de vocês. Me desculpe se dei a entender isso. Eu busquei ajuda na expectativa de resolver os problemas, mas quando eu resolvo algo surge outro problema. Estou a uma semana e meia assim.

Mas dessa vez o problema foi pior, porque nem consigo acessar a rede para baixar as correções.

NBPX

Eu dei uma olhada no Histórico do Gerenciador de Pacotes e achei as seguintes informações.

Os pacotes que atualizei no Gerenciador de Pacotes foram:
-isc-dhcp-client
-isc-dhcp-common

Eu reiniciai o computador e estava sem rede...

No histórico diz que os seguintes pacotes foram desinstalados logo em seguida dos citados acima:
-ubuntuminimal
-networkmanager
-plasma-widget-networkmanager

Só que eu não solicitei a desinstalação destes últimos três. Eles foram removidos no mesmo horário que os dois citados anteriormente.

O que eu faço agora? Terei que baixá-los e instalá-los manualmente off-line?

zekkerj

Vc se conecta por cabo ou wireless? Se conectar por cabo, podemos configurar a conexão facilmente sem o networkmanager.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

NBPX

Estou usando o Wireless. É no notebook. Fica meio complicado de usar o cabo neste momento...

Você pode me deixar as instruções para mim fazer isso depois?

zekkerj

Bem, a configuração do cabo, como eu disse, é simples: basta acrescentar estas duas linhas ao fim do arquivo "/etc/network/interfaces":

auto eth0
iface eth0 inet dhcp

Essa configuração é permanente; só fica pendente o problema do DNS, que você precisa que seja definido em separado do DHCP.
Tem como fazer isso na configuração do próprio DHCP, mas é bem mais complicado. Nesse caso, é mais fácil deixar conectar, depois alterar manualmente o arquivo /etc/resolv.conf.

O importante é que depois de conectar, vc deve verificar se as atualizações todas tiveram sucesso. Isso é feito com o comandos

sudo apt-get update
sudo apt-get -f install

Em seguida você pode confirmar que os pacotes do NetworkManager estão instalados, com os comandos

sudo apt-get install --reinstall plasma-widget-networkmanagement network-manager isc-dhcp-client

NBPX

O sistema foi pro saco de vez...

Ele fica ad eternum na tela de inicialização. Eu fiz o que você disse e também desinstalei o Nepomuk porque ele vivia dando crash na hora de iniciar e porque dizem que consome muitos recursos do computador. Não sei se tem relação com isso, mas não consigo mais nem acessar o Sistema.

Citação de: zekkerj online 15 de Dezembro de 2011, 22:18
Bem, a configuração do cabo, como eu disse, é simples: basta acrescentar estas duas linhas ao fim do arquivo "/etc/network/interfaces":

auto eth0
iface eth0 inet dhcp

Essa configuração é permanente; só fica pendente o problema do DNS, que você precisa que seja definido em separado do DHCP.
Tem como fazer isso na configuração do próprio DHCP, mas é bem mais complicado. Nesse caso, é mais fácil deixar conectar, depois alterar manualmente o arquivo /etc/resolv.conf.

Eu pulei essa parte porque ele reconheceu a rede com cabo automaticamente. O resto foi feito normalmente.

zekkerj

Aperte ESC na tela de inicialização pra ver a última mensagem do sistema. Pode ser uma pista do que esteja travando sua inicialização.

NBPX

Aparecem fails em:
-Stopping automatic crash report generation;
-Starting K Display Manager.

NBPX

Agora que eu falei isso, me lembrei de algo. Parece que antes de reiniciar o computador o sistema perguntou se eu gostaria de encerrar o KDM. Mas eu disse que não...

Isso foi logo após desinstalar o Nepomuk.

O sistema está fazendo coisas que eu não autorizei?

zekkerj

O sistema faz o que precisa fazer. Quando vc disse que não queria encerrar o KDM antes de reiniciar o sistema, ele fez isso. O resultado é que agora vc pode estar com arquivos travados impedindo o KDM de iniciar novamente...

NBPX

Posso estar enganado, mas não me lembro de ter recebido nenhum aviso sobre esse risco. Eu estou suspeitando de algum caso de malware devido ao que o sujeito tinha falado da outra vez no fórum gringo. Essa não poderia ser a causa disso?

De qualquer jeito como eu posso resolver isso?

zekkerj

Entre em modo de segurança, tente acessar o sistema por teclado. Faça login em modo texto, e execute os comandos abaixo.

sudo apt-get update
sudo apt-get -f install

Isso vai atualizar os pacotes do sistema, e se for necessário, completar qualquer atualização pendente.

Agora, não acho provável que seu problema seja de malware. Malwares pra Linux existem, mas eles não são destrutivos, não são como vermes ou vírus do windows.

NBPX

Como eu faço login em modo texto? Quando entro no modo de recuperação só aparece root@alguma coisa.

Tentei inserir isso que você disse mas não resultou em nada.