Não consigo modificar o DNS de uma conexão de rede. O que devo fazer?

Iniciado por NBPX, 13 de Dezembro de 2011, 16:26

tópico anterior - próximo tópico

NBPX

Tentei fazer isso através do Gerenciador de Rede, mas quando clico em OK as alterações não são salvas. Tudo volta a ser como era antes de fazer as alterações.

Preciso alterar o DNS porque não estou conseguindo acessar alguns sites.

Perguntei isso neste outro tópico mas como o assunto fugiu um pouco do assunto inicial resolvi criar outro.

Detalhes:
-Kubuntu 11.10.
-A rede funciona normalmente no Windows Seven.

zekkerj

Vc tem que criar uma conexão, colocar essa conexão da forma como deseja, e colocá-la para conectar automaticamente.

Observe que se vc tiver feito alguma alteração na conexão "auto eth0" (ou "auto wlan0"), essa conexão vai continuar prevalecendo sobre a sua. Vc precisa então removê-la, e mandar conectar com a conexão que vc criou.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

NBPX

Não funcionou. Continua na mesma. E ainda não consigo configurar o ipv4 manualmente.

zekkerj

Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

NBPX

Parece que resolvi o problema de reconfigurar o DNS. Estou conseguindo acessar os websites corretamente agora.

Solução:
Nas configurações do ipv4 da conexão, no Gerenciador de Rede, no modo manual, eu precisei colocar não apenas o Servidor DNS, mas o Endereço de ip, a Máscara de sub-rede e o Gateway copiados das configurações de ipv4 do Windows. Antes eu havia colocado só o DNS e isso causava o descarte das configurações.

Bom, eu não sei exatamente se são necessários todos esses itens, mas quando os coloquei todos eu consegui salvar as alterações e a rede passou a funcionar corretamente.

Esse vídeo mostra como acessar as configurações de ipv4 do Windows: http://www.youtube.com/watch?v=GmyCauiR0Sk

Bom, foi isso ou uma atualização que fiz agora a pouco...

zekkerj

Desculpe, vc estava deixando os outros campos em branco? Ou só usando valores diferentes do windows?

NBPX

Antes eu estava deixando os outros campos em branco e só estava preenchendo o DNS. Achei que o sistema lidaria com isso automaticamente.

zekkerj

Ah, tá explicado. O que vc queria era a configuração por DHCP, mas o DNS estático.

Ou, mais exatamente, na conexão, na aba "Endereço IP", "Configurações Básicas", "Somente Endereços Automáticos (IP)". Isso iria destravar a opção "Servidores DNS", onde vc preencheria com a lista de servidores desejados, clicando no botão logo ao lado ("...").

NBPX

Eu queria configurar o DNS estático, mas o cara ali no fórum gingo explicou que é melhor usar o DHCP. Eu me enganei.

Para configurar o DNS estático eu preciso configurar o ip estático e isto pode causar conflitos como envio de pacotes para o computador errado dentro de uma mesma rede.

Então não façam o que eu disse anteriormente.

zekkerj

Citar...Para configurar o DNS estático eu preciso configurar o ip estático...
Não, não precisa. Basta fazer como eu te disse. É como eu uso em minha máquina. O endereço da máquina é definido pelo DHCP, junto com a máscara e o gateway; mas o DHCP eu fixo, conforme minha preferência.