Dúvidas configuração de rede etc/network/interfaces

Iniciado por tramontina, 13 de Dezembro de 2011, 22:14

tópico anterior - próximo tópico

tramontina

Boa noite,
Sou iniciante em Linux, estou tentando configurar minha rede, tenho duas placas, consigo configurar no modo gráfico e por comando, mas se abrir o arquivo interfaces ele não mostra as configurações, apenas duas linhas "auto lo, interface iface lo inet loopback", acredito que devo estar fazendo algo de errado, se alguém puder me informar, obrigado.

zekkerj

As configurações que vc fez provavelmente foram feitas no Gerenciador de Redes, que as guarda em outro lugar.

Não mexa no arquivo /etc/network/interfaces por enquanto, isso pode fazer o Gerenciador de Redes parar de funcionar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

tramontina

Certo zekkerj,
Mas tenho como fazer pelo interfaces e não pelo gerenciador de rede?
Vejo muitos tutorias onde as configurações são feitas manualmente no interfaces.

Obrigado pela atenção.

zekkerj

CitarMas tenho como fazer pelo interfaces e não pelo gerenciador de rede?
Sim, tem como. Mas não precisa... quando o gerenciador de redes (Network Manager ou NM, pros íntimos) encontra alguma configuração de interface nesse arquivo, ele declara essa interface como "não-gerenciável". A partir daí ele não mexe mais nela.

Normalmente só se usa esse arquivo em servidores de rede. Em máquinas desktop ou notebooks, é muito mais fácil usar o NM, que permite a configuração em modo gráfico. Também é muito mais fácil configurar interfaces wireless no NM.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D