Re: Aumento partição raiz

Iniciado por Cientista_Louco, 09 de Dezembro de 2011, 09:20

tópico anterior - próximo tópico

Cientista_Louco

Bom dia!...

Ultimamente, tenho recebido um mensagem, logo após o boot de minha máquina, informando que o disco tem pouca área disponível. Foi no gparted e verifiquei o seguinte esquema:

partição  sistema de arquivo  ponto de montagem rotulo                              tamanho           usado  
sda1       ntfs                                                   PQSERVICE                      14,00Gb            11,76Gb
sda2       ntfs                                                   SYSTEM RESERVED           101,98Mb          34,24Mb
sda3       ntfs                        media/acer            Acer                               146,86Gb          136,51Gb
sda4       extend                                                                                    304,80Gb
sda5       ext4                       /                                                               18,63Gb            16,86Gb
sda6       swap                                                                                       976,00Mb
sda7       ext4                      /media/5953e8fe-982c-4fbc-a4c0-154042ccc57a  38,18Gb           10,60Gb
sda8       desconhecida                                                                           247,03Gb

Eu instalei o ubuntu a pouco tempo, e não fiz tantas instalações assim. Quando dimensionei meu esquema de particionamento estimei que 19GB para a partição / estaria de bom tamanho. Outra coisa que estou estranhando é a partição sda7 a qual eu havia definido com home.

Desta forma solicito me informar o que se segue:

1- O tamanho da partição / esta realmente pequeno ou não é normal com este tamanho já esta sendo muito usado?
2 - Tem como eu aumentar seu tamanho sem perder dados?
3-E a partição 7, por que o ponto de montagem aparece desta forma?

Agradeço desde já pelas contribuições.

irtigor

A partição tem um tamanho bom, se for usada só para o sistema. Pelo ponto de montagem da sda7, dá pra inferir que ela não está sendo usada como /home (o ponto de montagem deveria ser /home).
Limpando o cache do apt e usando a sda7 para o seu propósito inicial, a mensagem deve sumir.

Cientista_Louco

Bom dia!..

Obrigado pela dica, mas como faço estas duas operaçoes

zekkerj

Dê boot com um LiveCD, e instale o programa gparted (infelizmente ele não vem mais no LiveCD). Use o gparted pra redimensionar suas partições.

OBS: Note que vc pode instalar programas enquando rodando do LiveCD, mas estes programas que vc instala não ficam permanentemente no LiveCD (por motivos óbvios). Assim, se vc reiniciar a máquina, tem que repetir o processo de instalação.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

irtigor

sudo apt-get autoclean
Pra alterar o ponto de montagem, edite o fstab.

Cientista_Louco

Bom dia amigos!...

Obrigado amigos mas o problema foi se agravando. Sem mais nem menos, sem eu instalar nada as mensagens de pouco espaço de disco começaram a mais frequência e cada vês com o um valor disponível em disco diferente. Até que o sistema travou e não consegui mais dar o boot. Tem o modo de recuperação mais não deu certo. Então tomei a decisão de reinstalar a partição raiz "/", usando o mesmo DVD anterior.

Porém estou percebendo alguns outros problemas:

1- Instalei o planner o qual estava funcionando adequadamente na instalação anterior e, embora a instalação tenha se completado o mesmo não abra. Quando clico no mesmo o sistema volta ao desktop inicial. Tentei entrar em propriedade para ver as permissões mas também não funciona. Aliar não consigo abrir o menu de contexto para selecionar propriedades em nenhum aplicativo.  Quando clico com o botão direito do mouse em algum aplicativo o mesmo abre ou invés de abrir o menu de contexto.
2-O Thunderbird não trouxe as mesnsagens anteriores quando conta.  Hoje trouxe as mensagens novas que chegaram após a configuração da conta mas as antigasnada. Na instalação anterior consgui  resolver isso deletanto o arquivo .thunderbird e reconfigurando a conta, mas na atual nada.

zekkerj

Cientista, posso ser bastante antipático contigo? Seria possível ter mais cuidado com o português? Cara, é difícil ter paciência pra ler o que vc escreve quando a gente já toma uma lapada logo de cara de um "Almento" logo no título. Ou um "a cada vês".

Sobre as mensagens do também, olhe no diretório ~/.mozilla-thunderbird, deve haver um diretório dentro que é o seu perfil. Se vc tiver dois diretórios, é pq há dois perfis, então vc estará usando um deles, e suas mensagens antigas muito provavelmente estarão no outro perfil.

Pra acessar o outro perfil, vc pode abrir o também no modo de gerenciamento de perfis com o comando abaixo.

thunderbird -profilemanager

Daí é só escolher o perfil desejado. Pra transferir as mensagens de um perfil pro outro vc pode usar um programa de backup.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

eaxgrande

Olá,

Se você não tem /home separada (a pasta em /media não é a home), é provável que a sua home esteja cheia com arquivos de audio, video, documentos, etc...

Nesse caso, você receberia mensagens de pouco espaço em disco também.

Antes de começar a fazer peripécias com o gparted e alterar o ponto de montagem de qualquer coisa no fstab, sugiro fazer o passo a passo mais simples: esvaziar a lixeira, fazer um 5S na home, ver se você não duplicou arquivos dentro dela, se não está salvando coisas de outros usuários na mesma etc...

Depois, mexer com fstab, se a intenção é mudar o ponto de montagem de qualquer coisa

Por último (opcional) mexer no gparted, embora eu tenha achado que não é o caso, já que nenhuma das suas partições parece estar precisando ser aumentada.

Abraços!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Cientista_Louco

Citação de: Cientista_Louco online 09 de Dezembro de 2011, 09:20
Bom dia!...

Ultimamente, tenho recebido um mensagem, logo após o boot de minha máquina, informando que o disco tem pouca área disponível. Foi no gparted e verifiquei o seguinte esquema:

partição  sistema de arquivo  ponto de montagem rotulo                              tamanho           usado  
sda1       ntfs                                                   PQSERVICE                      14,00Gb            11,76Gb
sda2       ntfs                                                   SYSTEM RESERVED           101,98Mb          34,24Mb
sda3       ntfs                        media/acer            Acer                               146,86Gb          136,51Gb
sda4       extend                                                                                    304,80Gb
sda5       ext4                       /                                                               18,63Gb            16,86Gb
sda6       swap                                                                                       976,00Mb
sda7       ext4                      /media/5953e8fe-982c-4fbc-a4c0-154042ccc57a  38,18Gb           10,60Gb
sda8       desconhecida                                                                           247,03Gb

Eu instalei o ubuntu a pouco tempo, e não fiz tantas instalações assim. Quando dimensionei meu esquema de particionamento estimei que 19GB para a partição / estaria de bom tamanho. Outra coisa que estou estranhando é a partição sda7 a qual eu havia definido com home.

Desta forma solicito me informar o que se segue:

1- O tamanho da partição / esta realmente pequeno ou não é normal com este tamanho já esta sendo muito usado?
2 - Tem como eu aumentar seu tamanho sem perder dados?
3-E a partição 7, por que o ponto de montagem aparece desta forma?

Agradeço desde já pelas contribuições.

eaxgrande

Fiquei curioso...

Você reinstalou, né?

Onde você colocou a /home dessa vez? Chegou a formatá-la ou não?

Você diz que está mexendo em .mozilla e .thunderbird... Ué, de onde? De /sda7?

Tem como explicar melhor?
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

eaxgrande

Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Cientista_Louco

Boa tarde!...

Eu formatei a particão home e o arquivi .thuderbird fica na minha home. Basta pressionar cont + h que os arquivos ocultos  aparecerão e poderemos  identifica-lo.

eaxgrande

Olá, cientista

Então sua /home está em / agora...

Por que essa partição que você reservou pro Ubuntu está tão cheia (quase no máximo)?
Citarpartição  sistema de arquivo  ponto de montagem rotulo                              tamanho           usado 
sda1       ntfs                                                   PQSERVICE                      14,00Gb            11,76Gb
sda2       ntfs                                                   SYSTEM RESERVED           101,98Mb          34,24Mb
sda3       ntfs                        media/acer            Acer                               146,86Gb          136,51Gb
sda4       extend                                                                                    304,80Gb
sda5       ext4                       /                                                              18,63Gb            16,86Gb
sda6       swap                                                                                       976,00Mb
sda7       ext4                      /media/5953e8fe-982c-4fbc-a4c0-154042ccc57a  38,18Gb           10,60Gb
sda8       desconhecida                                                                           247,03Gb
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

zekkerj

Cientista, executa o comando abaixo e cola o resultado aqui. Vai dizer quanto cada pasta está ocupando no seu sistema.

sudo du -smx /*

Cientista_Louco

Boa noite!...

Segue o resultado do comando solicitado, no entendo, como mencionado acima eu reinstalei o ubuntu e no memento não estou tento problemas de pouco espaço. Porém o planner não esta rodando, não sei por que.
:
9   /bin
45   /boot
1   /cdrom
1   /dev
15   /etc
du: impossível acessar "/home/dunham/.gvfs": Permissão negada
2137   /home
0   /initrd.img
0   /initrd.img.old
339   /lib
3   /lib32
1   /lib64
1   /lost+found
1   /media
1   /mnt
1   /opt
du: impossível acessar "/proc/3236/task/3236/fd/4": Arquivo ou diretório não encontrado
du: impossível acessar "/proc/3236/task/3236/fdinfo/4": Arquivo ou diretório não encontrado
du: impossível acessar "/proc/3236/fd/4": Arquivo ou diretório não encontrado
du: impossível acessar "/proc/3236/fdinfo/4": Arquivo ou diretório não encontrado
0   /proc
1   /root
1   /run
10   /sbin
1   /selinux
1   /srv
0   /sys
2   /tmp