Cartão de Memória Somente Leitura

Iniciado por Rafa Henrique, 08 de Dezembro de 2011, 18:03

tópico anterior - próximo tópico

Rafa Henrique

Galera,

no meu Ubuntu 11.10, eu tento copiar arquivos do pc para o Cartão e vice e versa e dá esse erro http://goo.gl/GN6PN ,

ja procurei na net e não consegui solucionar

abrass  ;D

Renan Borges

Amigao execute o comando sudo sudo cat /etc/fstab e jogue a "saida" aqui para verificarmos.
Profissional de TI , Formado em Banco de Dados, 5 anos de experiencia em suporte Tecnico Windows e Linux.

Para mim, passar o conhecimento que possuo e uma grande satisfação !!!

Rafa Henrique

Citarrafaelhmaciel@rafaelhmaciel-BK430AA-AC4-s5310br:~$ sudo cat /etc/fstab
[sudo] password for rafaelhmaciel:
# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a
# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    nodev,noexec,nosuid 0       0
# / was on /dev/sda5 during installation
UUID=d574af60-5a7a-4b6b-b95f-3b706f427f50 /               ext4    errors=remount-ro 0       1
# swap was on /dev/sda6 during installation
#UUID=051fe81a-07ca-4d51-b61c-a163abf9cb69 none            swap    sw              0       0
/dev/mapper/cryptswap1 none swap sw 0 0
rafaelhmaciel@rafaelhmaciel-BK430AA-AC4-s5310br:~$

Renan Borges

O cartão de memoria estava inserido ao realizar este procedimento??? tente o comando mount -a (com o seu cartão de memoria inserido), pois na saida do comando não foi detectado seu dispositivo de armazenamento.
Profissional de TI , Formado em Banco de Dados, 5 anos de experiencia em suporte Tecnico Windows e Linux.

Rafa Henrique

Esta inserido sim,

e apareceu isso dps do comando mount -a

Citarrafaelhmaciel@rafaelhmaciel-BK430AA-AC4-s5310br:~$ sudo su
root@rafaelhmaciel-BK430AA-AC4-s5310br:/home/rafaelhmaciel# mount -a
root@rafaelhmaciel-BK430AA-AC4-s5310br:/home/rafaelhmaciel# sudo cat /etc/fstab
# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a
# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    nodev,noexec,nosuid 0       0
# / was on /dev/sda5 during installation
UUID=d574af60-5a7a-4b6b-b95f-3b706f427f50 /               ext4    errors=remount-ro 0       1
# swap was on /dev/sda6 during installation
#UUID=051fe81a-07ca-4d51-b61c-a163abf9cb69 none            swap    sw              0       0
/dev/mapper/cryptswap1 none swap sw 0 0
root@rafaelhmaciel-BK430AA-AC4-s5310br:/home/rafaelhmaciel#

Rafa Henrique

aew eu usei o comando blkid,como pediu no código acima,e deu isso

Citarroot@rafaelhmaciel-BK430AA-AC4-s5310br:/home/rafaelhmaciel# blkid
/dev/sda1: LABEL="Reservado pelo Sistema" UUID="6C427796427763AC" TYPE="ntfs"
/dev/sda2: UUID="30D496CED4969626" TYPE="ntfs"
/dev/sda5: UUID="d574af60-5a7a-4b6b-b95f-3b706f427f50" TYPE="ext4"
/dev/sdb1: SEC_TYPE="msdos" LABEL="Rafael" UUID="B12D-A1C2" TYPE="vfat"
/dev/mapper/cryptswap1: UUID="ffa48e3f-45af-4c3b-acba-964ca0659e35" TYPE="swap"
root@rafaelhmaciel-BK430AA-AC4-s5310br:/home/rafaelhmaciel#

Andreson Goveia

Você já verificou se esse cartão não tem aquele dispositivo de segurança que bloquei ele contra gravação?
Parece besteira mas uma vez eu fiquei me matando para conseguir apagar as coisa de um cartão e era apenas isso.

Rafa Henrique

Citação de: Andry online 08 de Dezembro de 2011, 19:11
Você já verificou se esse cartão não tem aquele dispositivo de segurança que bloquei ele contra gravação?
Parece besteira mas uma vez eu fiquei me matando para conseguir apagar as coisa de um cartão e era apenas isso.

ja sim cara,

Rafa Henrique

Cade seu post Renan Borges,

remontando o cartão :S

Renan Borges

Opa desculpa carinha, acontece que o procedimento seria para um disco sata ...  mas é o seguinte

entao tente desmontalo com o comando sudo umount /dev/seu_cartao_memoria e remontalo com o comando sudo mount -t fat -o rw /dev/seu_cartão_memoria /media neste caso ativamos a opção "rw" read e write (gravação e leitura)

Voce precisa saber qual /dev/? é o seu cartão de memoria para realizar este porcedimento.

faça assim:

retire seu cartão de memoria e rode o blkid, compare os resultados o que tiver faltando é o seu. ou então rode o comando df -lHa vai listar tudo que for dispositivo de armazenamento da sua maquina ai voce ve qual é seu cartão de memoria.

dica: é mais facila achar na lista do comando df -lHa, se voce souber a capacidade GB do seu cartão de memoria.

Tota

Citação de: Renan Borges online 08 de Dezembro de 2011, 19:20e remontalo com o comando sudo /dev/seu_cartao_memoria /media rw neste caso ativamos a opção "rw" read e write (gravação e leitura)

Ola

Verifique o comando, pois
Citarsudo /dev/seu_cartao_memoria /media rw
apenas vai criar um ponto de montagem no diretorio /media com o nome "rw" e não vai funcionar eu acredito.

sudo mount -t vfat -o rw /dev/sdb1 /media/rweste sim, habilita leitura/gravação

Já que pelo blkid sdb1 é o cartão de memoria formatado em fat com o nome "Rafael"

[]'s

Rafa Henrique

Os comandos para remontar não existem  :-\

redstormwind

rafaelhmaciel, sou iniciante e também tive esses problemas ao tentar gravar arquivos do pc para o cartão de memória. É dificil não só para Ubuntu mas também no sistema proprietário. No meu caso eu queria gravar arquivos para o celular. É este o seu caso também?

Rafa Henrique

Citação de: redstormwind online 08 de Dezembro de 2011, 19:44
rafaelhmaciel, sou iniciante e também tive esses problemas ao tentar gravar arquivos do pc para o cartão de memória. É dificil não só para Ubuntu mas também no sistema proprietário. No meu caso eu queria gravar arquivos para o celular. É este o seu caso também?

Sim

redstormwind

Beleza. No meu caso, o que fiz ( depois de vastas pesquisa sem sucesso) foi conectar o aparelho celular com o cartão já inserido no celular. O sistema reconheceu o celular LG) e consegui copiar os arquivos que eu queria no cartão de memória. Sugiro tentar o mesmo que fiz, que para mim deu certo. Mesmo que não dê certo, (observando que sou iniciante também), não custa nada pelo menos tentar, ok?