Virus atraves do Linux

Iniciado por Flávio M Portella, 01 de Dezembro de 2011, 15:04

tópico anterior - próximo tópico

Flávio M Portella

Uma questão que sempre me perseguiu:

O Linux é imune a 99.99% dos vírus por sua própria natureza.
Mas não podemos ser transmissores de algum vírus que recebamos em algum arquivo? Sei que um vírus não irá conseguir se replicar em nosso sistema - a não ser que seja desenhado para isso - , mas se a transmissão do mesmo não depender de sua replicação, pode rolar né? se re-enviiarmos o mesmo arquivo, digo...
Linux é imune mas não é um Anti-vírus, certo?
faz sentido pensar em anti-vírus no Linux, pensando nessa questão?

ou estou exagerando? ;D

agente100gelo

Se você receber um vírus em anexo de e-mail e reenviar... vai transmitir.
O que não acontece é sua máquina ficar contaminada e ficar enviando sem que você tenha uma ação para isso.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

jorge505

Então é bobeira baixar o AVG para Linux???

agente100gelo

Citação de: jorge505 online 01 de Dezembro de 2011, 15:41
Então é bobeira baixar o AVG para Linux???

Eu acho que sim.
Se houver um arquivo suspeito, testa-se no site www.virustotal.com

Flávio M Portella

Talvez baixar o AVG, ou qq outro antivirus sirva para evitar que nos transformemos em "transmissores sãos". Na verdade estaremos mais é ajudando a grande massa de usuários Windows.

Bolche

Se o seu computador for servidor ou estiver ligado a uma rede local, vale a pena ter anti-virus sim. Caso contrário é de pouco utilidade.
Eduardo

agente100gelo

Citação de: Bolche online 01 de Dezembro de 2011, 16:10
Se o seu computador for servidor ou estiver ligado a uma rede local, vale a pena ter anti-virus sim. Caso contrário é de pouco utilidade.

Neste caso é  fundamental um firewall.

hugoleal85

Em minha opinião segurança nunca é demais. Utilizo antivirús e firewall pois, como todos sabemos, nenhum sistema é intransponível.

Indico o mesmo a todos, em especial os que utilizam o micro para Internet Banking ou algo do tipo.

Se o PC é apenas para diversão e navegar na web e além disso você tem back up dos arquivos importantes, aí sim considero dispensável.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

zekkerj

Citação de: Flávio M Portella online 01 de Dezembro de 2011, 16:07
Talvez baixar o AVG, ou qq outro antivirus sirva para evitar que nos transformemos em "transmissores sãos". Na verdade estaremos mais é ajudando a grande massa de usuários Windows.

Exatamente. Acho que o termo é "portador assintomático", aquele que transmite o vírus sem ser afetado por ele. As máquinas windows podem gravar o vírus nos arquivos compartilhados, e assim uma infectar a outra. Nesse sentido, uma solução que permita verificar os arquivos compartilhados ainda dentro do Linux pode ser bastante útil.

Soluções gratuitas, eu não conheço nenhuma funcional. Solução paga, eu conheço o TrendMicro OfficeScan, que instala o módulo "SPLX" no servidor Linux.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

jorge505

CitarNa verdade estaremos mais é ajudando a grande massa de usuários Windows.
Então bora "trolar" a Microsoft \o/, rss, é brincadeira, não tenho nenhum preconceito ;D
Mas em relação aos vírus, se meu PC está com vírus, como saber se ele está ou não infectado?

Tota

Citação de: jorge505 online 01 de Dezembro de 2011, 17:02
como saber se ele está ou não infectado?

Ola

Antes disto, acompanhe a lista de virus do Linux ( atualizada em 09/04/2011 ) aqui => https://help.ubuntu.com/community/Linuxvirus

Siga as recomendações do link e aproveite para examinar a data de criação dos ditos cujos. ( acho que o mais "novo" data de 2007 )

[]'s

jorge505

rss, obrigado ;D, e nuss, de 2007  :o, mas na minha opinião, que interessa teria em ser criado vírus para um ambiente aberto e "do bem"? Tipo, já que ele oferece tantas liberdades, por que não esquecer -lo continuar a investir contra outros sistemas?

zekkerj

Só lembrando, que uma coisa é não existir Vírus pra Linux.

Outra, bem diferente, seria não existir malware pra Linux. Estes existem, e são muito comuns. E como o Ubuntu é uma das maiores, senão a maior das distribuições Linux, é muito provável que estes malwares sejam voltados pra explorar as vulnerabilidades e falhas presentes aqui.

Então, nada de dar mole com máquina desprotegida, sem senha ou usando root pra acessar internet.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

hugoleal85

Citação de: jorge505 online 01 de Dezembro de 2011, 17:17
rss, obrigado ;D, e nuss, de 2007  :o, mas na minha opinião, que interessa teria em ser criado vírus para um ambiente aberto e "do bem"? Tipo, já que ele oferece tantas liberdades, por que não esquecer -lo continuar a investir contra outros sistemas?

Você realmente acha que seria esse o pensamento de um hacker mal intencionado?
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

garfo

Tem essa também de pendrives de usuários Windows já infectados com algum trojan ou malware, não vai acontecer nada em nossas máquinas Linux, mas pode haver alguma chance desse trojan duplicar (copiando/colando um arquivo que não sabemos se está seguro) e passar pra outros computadores limpos.

É como se existisse uma epidemia que se passa por contato, mas um raro contingente de pessoas são imunes (Linux) mesmo pegando a tal epidemia, e se tornam transmissores da doença, mesmo não sabendo se a pegou ou não.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"