GPSIM - Simulador de microcontroladores

Iniciado por solano, 30 de Novembro de 2011, 19:09

tópico anterior - próximo tópico

solano

Estou interessado na programação de microcontroladores da família PIC (da Microchip), e achei esse artigo: http://www.micahcarrick.com/pic-programming-linux.html

O cara usou o GPASM para montar o firmware em assembly e um tal de GPSIM pra simular o programa rodando num PIC16F627. Pois bem. Instalei com o seguinte comando:

$ sudo apt-get install gputils gpasm gpsim

O problema é que quando eu fui simular o funcionamento pelo GPSIM, não apareceu a GUI, só o programa no console. Alguém aí sabe se eu tenho que baixar o tarball do GPSIM (como o cara do tutorial fez)?

Edição: Aliás, o cara até pediu pra instalar o gtk+extra. Baixei e extraí, mas na hora do configure:

checking for GTK... configure: error: Package requirements (gtk+-2.0 >= 2.0.0 fontconfig ) were not met:

No package 'gtk+-2.0' found

Consider adjusting the PKG_CONFIG_PATH environment variable if you
installed software in a non-standard prefix.

Alternatively, you may set the environment variables GTK_CFLAGS
and GTK_LIBS to avoid the need to call pkg-config.
See the pkg-config man page for more details.
C + Python + C++ + Assembly = Eu

Brodovisk

Você faz engenharia robótica é?, Vc tem o arduino em mãos?
No ubuntu 11.10 tem o GPUTILS na central de programas , nem é preciso compilar...
Caso faça engenharia ou tenha o arduino em mãos p/ brinca manda vê!(senão creio que é perde tempo)
Isso é se tiver com ubuntu 11.10  , pq nas outras versões não usei todas e nem sei se tem.
Abração.

solano

Bom, pra falar a verdade, sou só um curioso mesmo :)

Vou ver se acho um desses arduinos na minha cidade ou na internet. Nem conhecia ainda. Mas é pra programar em puro C/C++ ou tem Assembly no meio? É que eu tava querendo aprender (por enquanto) apenas Assembly  pra arquitetura PIC16, nada muito complicado.

Quanto ao GPUTILS, eu baixei ele pelo apt-get, já com o GPASM e o GPSIM. Acho que esse GPSIM que o cara tem no tutorial é uma versão beta ou um branch alternativo, porque até hoje não consegui ver aquela beleza de GUI mostrada no tutorial :(

Mas muito obrigado pela resposta  ;D (página do arduino nos favoritos)

Brodovisk

Tudo varia de acordo com o arduino e shield que vc comprar , para te falar a verdade isso é feito para fazer coisas que não existe , ou simples hoby mesmo.
Porque se vc colocar na ponta do lápis fora o trabalho que dá já existe genéricos prontos para uso(sai mais barato comprar pronto).
Abração.

solano

Beleza, me convenceu haha. Resolvi iniciar meus estudos no mundo da robótica com o arduino mesmo, já que, no final das contas, é melhor pra aprender.

Agora é só comprar um desses. C e C++ eu já conheço, só preciso aprender a biblioteca usada pra programar o arduino. E pelo que ando lendo, o assembly pra PIC16 não é tãããão interessante assim (um registrador acumulador, um pra endereços e um que dá o valor armazenado no endereço do segundo).

Quanto ao assembly, melhor continuar aprendendo arquitetura intel mesmo. Até porque, se eu tivesse apenas o microcontrolador, não teria muito o que fazer. Isso é melhor pra fábricas. Eu estou apenas aprendendo, por enquanto ::)

Abração xD