Alterar dono de pastas ubuntu 11.10

Iniciado por Vux, 16 de Dezembro de 2011, 00:04

tópico anterior - próximo tópico

Vux

Olá pessoal,
Sou novo no fórum e no Ubuntu também, sou programador web, PHP, cansado já de usar softwares piratas resolvi migrar para Ubuntu.
Iniciei minha jornada no ubuntu 11.04 e recentemente atualizei para 11.10.

Meu problema é que na versão anterior para acabar com overkilling do Ubuntu (é única parte que odeio nos sistemas linux) usava o camando: 'sudo chown user:user -hR /home'.
Portanto, alterando o dono da home, tinha acesso sem "bla bla" em todas as pastas. Acontece que nesta versão recente isso tem negado permissão.
Como faço para ultrapassar essa barreira ? Já tentei como root, também da o mesmo problema. Preciso urgente desativar essa segunça toda porque só atrapalha o meu trabalho, quando na verdade só quero desenvolver os sites e acabo perdendo o meu tempo enfrentando muitos problemas desse tipo.

Agradeço desde já.

Renan Borges

Que estranho cara... ate como root não é possivel? sera se existe alguma pasta dentro da home ou de algum perfil existente com a permissão de gravação desabilitada?. faz o seguinte coloque aqui o reesultado:

$ ls -la /home
$sudo chown -hR user:user /home

Verifique se o erro de "permissão negada" esta ocorrendo no arquivo .gvfs
Profissional de TI , Formado em Banco de Dados, 5 anos de experiencia em suporte Tecnico Windows e Linux.

Para mim, passar o conhecimento que possuo e uma grande satisfação !!!

Vux

Olá Renan,

A mensagem é: impossível aceder a «/home/user/.gvfs»: Permissão negada
user@userr:~$

Tentei tanto no meu user como no root. :'( ???

Renan Borges

Foi o que eu esperava... fiz alguns testes pois tambem uso a versão 11.04 e conclui que:

o arquivo .gvfs seria uma pasta onde funciona como ponto de montagem virtual, sendo assim quando voce loga no seu perfil ele automaticamente é alterado para a permissão "somente leitura" vou te falar como voce contorna este problema.

crie um usuario novo com adduser usuario;
deslogue do seu usuario corrente e logue neste "novo usuario"
abara o terminal e tente executar o comando

$sudo chown -hR user:user /home/perfil_desejado

eu fiz e deu certo, pois logando com outro usuario a pasta .gvfs no qual voce quer alterar estara com a permissão de "gravação"

boa sorte!!
Profissional de TI , Formado em Banco de Dados, 5 anos de experiencia em suporte Tecnico Windows e Linux.

Para mim, passar o conhecimento que possuo e uma grande satisfação !!!

Vux

Olá Renan,

Valeu, irei tentar e depois digo-te qualquer coisa !