Grub do ubuntu não abre windows

Iniciado por Cientista_Louco, 28 de Novembro de 2011, 11:56

tópico anterior - próximo tópico

Cientista_Louco

Bom dia!...

Instalei o ubuntu 11.10 no meu note, com o windows vista e o mageia instalados e funcionando adequadamente. P windows estava dividido em trêz particões ocupava uma outra parte e no final tinha uma partição reserva.

Resolvi então instalar o ubuntu no lugar do mageia e particionei o HD da seguinte foma
1- Na instalação do ubuntu secionei a opção de criar particionamento manualmente
2-Mative as partições windows inalteradas e selecionei a opção de não formatar
3-Criei as partições do ubuntu dentro do espaço onde estava o mageia
4-Como antes, deixei o final do HD como reserva
Nota: Meu HD tem 500Gb
Após a instalção o HD ficou particionado conform ab=aixo:

sda1      PQSERVICE                     ntfs 14Gb
sda2      SYSTEM RESERVED        ntfs  101,98Mb
sda3      media/Acer                    ntfs   146,98Mb
sda4      estend
sda6      /boot                              ext4 190Mb
sda7     linux-swap                              976Mb
sd8      /                                        ext4 18Gb
sda9   /home                               ext4  38Gb
sda10 desconhecida                            85Gb
sda 5  ntfs                                             163Gb
nao alocada                                           2,49Mb

Ocorre entretanto que embora o windows 7, apareça no grup quando eu o seleciono o mesmo não entra.  Alguém pode me ajudar a reativar o win 7, pois necessito dele para trabalho da empresa.

Desde já agradeço

Mative as particões do windows  inalteradas e natuiralmente ao fazer o plano de particionamento na instalacao do

xluisfernando

No particionamento do disco, a não ser que você realmente necessite disso, evite usar mais que quatro partições. Com até quatro você tem partições primárias, que são delimitadas pelo raio da circunferência do disco. Já as partições lógicas são distribuídas ao longo do disco e, eventualmente, ao formatar uma pode haver interferência nas demais.

Para um dual boot em um notebook moderno é recomendado que se utilize a primeira partição primária para o windows, a segunda para swap, a terceira para a distro linux e a última para armazenamento e troca entre sistemas. Esta, se necessário, poderia ser desmembrada em partições lógicas, pois se algum erro ocorrer não haveria perda do boot do sistema.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Cientista_Louco

Boa noite!...
meu sistema
Eu usei um disco de reparação que gerei a partir do meu sistema, porém não funcionou a mbr do windows não foi recuperada. Acho que terei de buscar ajusda de um trécnico. O ubuntu por sua vez esta entrando sem problemas.

Cientista_Louco

Citação de: xluisfernando online 28 de Novembro de 2011, 18:54
No particionamento do disco, a não ser que você realmente necessite disso, evite usar mais que quatro partições. Com até quatro você tem partições primárias, que são delimitadas pelo raio da circunferência do disco. Já as partições lógicas são distribuídas ao longo do disco e, eventualmente, ao formatar uma pode haver interferência nas demais.

Para um dual boot em um notebook moderno é recomendado que se utilize a primeira partição primária para o windows, a segunda para swap, a terceira para a distro linux e a última para armazenamento e troca entre sistemas. Esta, se necessário, poderia ser desmembrada em partições lógicas, pois se algum erro ocorrer não haveria perda do boot do sistema.

Amigos,

Acho que o MBR do windows esta na partição sda2 e não na sda1 para a qual o grub deve estar apontando. Gostaria de fazer um teste alterado esta questão no grub mas não sei meder no grub2. Alguém pode me da uma dica quanto a isso?

clodoaldops

1-recupere a mbr do seven com o dvd de instalação
2-recupere o grub2 do ubuntu
3-rode "sudo update-grub" no ubuntu apoś item 2

xluisfernando

Citação de: Cientista_Louco online 28 de Novembro de 2011, 23:00
Citação de: xluisfernando online 28 de Novembro de 2011, 18:54

Amigos,

Acho que o MBR do windows esta na partição sda2 e não na sda1 para a qual o grub deve estar apontando. Gostaria de fazer um teste alterado esta questão no grub mas não sei meder no grub2. Alguém pode me da uma dica quanto a isso?

Não.

A MBR fica na raiz do HD, o que seria /dev/sda . Por padrão, o windows instala seu gerenciador de boot ali e quando se instala o grub, o boot do windows é removido e o grub passa a fazer a função.

Considerando a quantidade de tópicos sobre o windows não mais ser reconhecido no grub, desconfio que exista algum bug na versão mais nova do grub2, que foi implantada a partir do ubuntu 11.04.

Se não for isso, a opção que sobre é alguma alteração feita pela Microsoft para não permitir que o grub arranque o windows, como anunciaram que fariam com o windows 8
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS