Ubuntu 11.10 » Windows XP » DualBoot

Iniciado por otakiram, 28 de Novembro de 2011, 22:16

tópico anterior - próximo tópico

otakiram

Olá,

O meu histórico com sistemas operativos não é dos melhores :(

É o seguinte, tenho de momento o Ubuntu 11.10 mas devido a problemas de compatibilidade decidi que quero formatar o computador e se seguida instalar o Windows XP.

(Mas não se preocupem que não largo o Ubuntu, eu quero-o em dual-boot com o XP)

As minhas dúvidas são:

1. Como formato o PC com linux (ubuntu) instalado?

2. Tenho um CD com o Windows XP e iniciando pelo Boot não acede ao CD (entra de seguida no Ubuntu). Que procedimento devo tomar?

3. Tem alguma maneira de colocar os dois OSs de outro jeito?

Cumprimentos

eliseu_carvalho

É recomendado primeiro instalar o Windows XP, depois o Ubuntu, pois assim o GRUB consegue reconhecer automaticamente os dois sistemas. Quanto a particionar o HD, sugiro 50%-50%, usando o particionador de cada instalador.

otakiram

Antes tinha o windows 8 preview, como na altura não tinha nenhum CD do windows instalei o CD do ubuntu para resolver as coisas básicas como ir ao facebook  :D

Mas agora, como faço para o sistema reconhecer o boot pelo CD do XP? Se resolver esse problema o resto consigo resolver pelo windows (formatar sistema, colocar linux em dual boot, etc..)

garfo

Citação de: otakiram online 28 de Novembro de 2011, 22:28
Antes tinha o windows 8 preview, como na altura não tinha nenhum CD do windows instalei o CD do ubuntu para resolver as coisas básicas como ir ao facebook  :D

Mas agora, como faço para o sistema reconhecer o boot pelo CD do XP? Se resolver esse problema o resto consigo resolver pelo windows (formatar sistema, colocar linux em dual boot, etc..)

Já tentou apertar a tecla "del" quando seu computador estiver iniciando (de preferência quando aparece a marca da placa-mãe). Em alguns PCs a tecla a ser apertada é "F8". Bom, depois de apertar a tecla, vai entrar no menu da placa-mãe, aí por lá é só escolher o boot pelo CD, ao invés do HD.

Pelo que me lembro, quando se dá boot com o CD do Windows XP na máquina tem uma tela que diz mais ou menos assim "Pressione qualquer tecla para iniciar do CD...", não apareceu isso aí no seu computador?
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

otakiram

Citação de: garfo online 28 de Novembro de 2011, 22:38
Citação de: otakiram online 28 de Novembro de 2011, 22:28

Já tentou apertar a tecla "del" quando seu computador estiver iniciando (de preferência quando aparece a marca da placa-mãe). Em alguns PCs a tecla a ser apertada é "F8". Bom, depois de apertar a tecla, vai entrar no menu da placa-mãe, aí por lá é só escolher o boot pelo CD, ao invés do HD.

Pelo que me lembro, quando se dá boot com o CD do Windows XP na máquina tem uma tela que diz mais ou menos assim "Pressione qualquer tecla para iniciar do CD...", não apareceu isso aí no seu computador?

Não, não apareceu...apenas uma tela preta e depois iniciou o Ubuntu, mas mais demorado pois tinha antes escolhido o Boot através do CD.
No meu caso é a tecla F2, o meu computador é um Asus amd/Ati

O CD está em bom estado, eu o tinha utilizado uns dias antes num computador de um primo

Renan Borges

3. Tem alguma maneira de colocar os dois OSs de outro jeito?

Tem sim amigão, onde trabalho eu não posso usar o Ubuntu como sistema padrão devido a umas ferramentas de gerenciamento do sistema DAC De Telecomunicações não funcionar nem emulando pelo Wine ... sendo assim eu uso o Ubuntu rodando em uma maquina virtual, escolhi o virtual box, mas voce tem outras opções como a VMware , Virtual PC da Microsoft e outras...

Não élah amelhor opção mas ja responde sua pergunta.
Profissional de TI , Formado em Banco de Dados, 5 anos de experiencia em suporte Tecnico Windows e Linux.

Para mim, passar o conhecimento que possuo e uma grande satisfação !!!

otakiram

Citação de: Renan Borges online 28 de Novembro de 2011, 22:46

Não élah amelhor opção mas ja responde sua pergunta.

De facto não queria utilizar nenhum "emulador" tanto que preciso de executar programas pesados e o meu PC não é muito avantajado. Não é uma solução viável para mim,