Rede japonesa transmite um DVD por celular em 10 segundos!!!!!

Iniciado por galactus, 05 de Agosto de 2006, 20:57

tópico anterior - próximo tópico

galactus

Por Alexandre Barbosa
04 de agosto de 2006 - 15:13

"Experimentos em rede de acesso rápido possibilitam a transmissão de arquivos de vídeo para dispositivos móveis.

A operadora de telefonia móvel NTT DoCoMo, que opera no Japão, provou ser possível baixar o conteúdo de um DVD (cerca de 4,7 GB) para um dispositivo móvel em 10 segundos por meio de redes sem fio de alta velocidade.

A marca foi conseguida por meio de um protótipo de rede de 4ª geração que pode enviar dados em velocidades de até 2,5 Gigabits por segundo para um aparelho em movimento, mantendo a estabilidade do sinal em velocidades de até 20 Km/h.

Ou seja, um usuário em um ônibus ou automóvel em baixa velocidade poderia receber arquivos pesados em questão de segundos.

Por conta da natureza das redes, a estabilidade e a velocidade de transmissão de dados diminuem se o receptor estiver em movimento.

Mas se a empresa conseguir viabilizar velocidades como as alcançadas com o protótipo, estaria abrindo caminho para uma nova geração de aplicações de comunicação ou mesmo de fornecimento de conteúdo ou vídeo sob demanda.

Só que esta novidade não deve chegar ao mercado tão cedo. Analistas estimam que a transição para as redes 4G não começará antes do início da próxima década, em função de desafios técnicos e mercadológicos que as companhias de telefonia devem superar para viabilizar economicamente a instalação destas redes, bem como estimular os usuários a consumir serviços de mídia em terminais móveis de forma que elas possam recuperar seus investimentos.

O principal desafio técnico, claro, é como aumentar a velocidade de transmissão de dados.

No caso da DoCoMo, o que está em uso é uma arquitetura do tipo MIMO (Multiple Input Multiple Output), em que os aparelhos podem receber dados de várias fontes simultaneamente, combinado à modulação codificada de sinais, expandindo a quantidade de dados que uma onda de rádio pode carregar.

Mas esta abordagem também traz problemas: mecanismos que recebem sinais de várias fontes simultaneamente precisam dispor de poder de processamento para filtrar os sinais e coordenar a recepção de dados de forma coerente, o que consome energia e, vale lembrar, autonomia de bateria é algo essencial em aplicações móveis. Além da DoCoMo, no Japão, empresas como Motorola, Samsung e Qualcomm estão desenvolvendo pesquisas com redes 4G."


Fonte: Vida Digital do Estadão - http://www.estadao.com.br/tecnologia/telecom/noticias/2006/ago/04/223.htm
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

galactus

 :o :o :o

Santa velocidade Batman!!!!  ;D

Eu aqui achando que tenho Banda Larga!!!!  >:(
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

gaijin

"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

laerciohj

#3
Quando o serviço estiver disponível a todos que tenham um pc ele fará sentido...

Darcamo

Realmente a NTT DoCoMo não dorme no ponto.
Os japoneses estão sempre na vanguarda da tecnologia.

Só achei um detalhe estranho
Citaros aparelhos podem receber dados de várias fontes simultaneamente
Na verdade acredito que ele queira dizer que os aparelhos recebem dados de várias antenas (provenientes da mesma fonte) simultaneamente.

4G ainda não tem um padrão definido e tem muita pesquisa sendo feita ainda (inclusive aqui no Brasil).

Mas essas coisas demoram um pouco a chegar por aqui. Lá no Japão já tem 3G a um bom tempo enquanto que no Brasil tá chegando agora com a Vivo.