Gparted mostra partição de Swap como "desconhecida"

Iniciado por RamonB, 28 de Novembro de 2011, 00:38

tópico anterior - próximo tópico

RamonB

Instalei o Ubuntu 11.10 e, ao instalar o Gparted, fui dar uma olhada. Para minha surpresa, ele mostra a partição de Swap como "desconhecida". Olhei no 11.04 de outro computador meu e lá aparece corretamente, como "linux-swap".

Então, com o Gparted, tentei formatar a partição "desconhecida" como "linux-swap" mas ele retorna mensagem de que a operação falhou.

Depois, instalei o Linux Mint para testá-lo e a mesma coisa acontece com ele. No Gparted, as 2 partições de Swap (a do Ubuntu e a do Mint) aparecem como "desconhecidas".

Alguma ideia do porquê disso?
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

clodoaldops

ramon... tenho ubuntu-11.10 + lm-12 em dual-boot no meu itautec-w7645 funcionando perfeitamente... deixei o hd com 4 partições... sda1/ubuntu + sda2/lm + sda3/swap + sda4/BKP .... veja o screen do gparted no link abaixo
http://i.imgur.com/ub4D8.png

obs: particionei o hd com o live-cd do ubuntu antes da instalação
obs2: não é preciso uma swap p/ cada distro... meu desktop tem ubuntu + fedora + suse + lm + asturix e apenas uma swap de 1gb... funcionando s/ problemas

RamonB

Clodoaldo, valeu pela resposta. Já eliminei uma das 2 partições de swap e fiquei com uma só.

Só que ela continua aparecendo como "desconhecida" no Gparted, tanto no Mint 12 quanto no Ubuntu 11.10. Entrei então no modo Live CD e formatei a partição como "linux swap". Correu tudo bem. Quando entrei no Mint, ela apareceu como "linux swap". Reiniciei e já não estava mais como swap, ficando de novo como "desconhecida".

Pergunta "pros universitários": meu netbook tem 2 GBytes de memória. Se eu ficar sem swap, a performance dele será afetada no Ubuntu ou no Mint?
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

clodoaldops

ramon... já usei LM, ubuntu e fedora num desktop (DC + 2gb/ram) sem partição swap numa boa... sugiro que vc rode o SMART à procura de erros no seu hd
Eu gosto de usar o live-cd do parted-magic
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Particionamento-de-disco-(HD)?pagina=1