Ubuntu trava e teclado fica piscando

Iniciado por filipe donato, 27 de Novembro de 2011, 07:51

tópico anterior - próximo tópico

filipe donato

Olá pessoal, estou usando o Ubuntu 11.10 64bits e meu problema é o seguinte:
Eu ligo meu PC e mexo normalmente sem dar nenhum problema. Tenho um HD externo(samsung) e tbém utilizo ele normalmente, só q na hora de ejetar o PC trava e ficam piscando as luzes do "scrool Lock" e do "Caps Lock" e o sistema não responde mais nada.
Daí tenho que reiniciar o PC, as vezes ele inicia normalmente mas atualmente tá travando antes de exibir a tela de Login, e uma vez tentei ir em modo de recuperação e mesmo assim ele trava, mas foi só uma vez.
daí eu uso a opção 2 para checar os arquivos, ele detecta um erro e mostra corrigido, fica até em SDFA/6 (acho q é isso), na unidade onde o SO está instalado, depois quando vou iniciar normalmente ele trava de novo.

O que pode ser isso?? Incompatibilidade com alguma placa?

Obs: usava ele e a versão 11.04 e nunca me deram problema desse tipo.
       Há, tem um capacitor q fica perto da placa de vídeo q está inchado, mas mesmo assim sempre funcionou normalmente com os Dois SO's, Ubuntu e Windows.
Agradeço desde Já.

Brodovisk

Vou te falar uma coisa, fica complicado desde que vc já viu um capacitador estufado , tem que descobrir fazendo a medição de sua fonte , pode ser queda de fonte ou oscilação , que está sobrecarregando sua placa e estufando seus capacitadores.(um fan mau conectado ou pifando resultaria no mesmo efeito, ou sua rede de energia)
Só testando peça por peça , o windows já viu nee , o bixo é meio burrinho e faz funcionar na marra alterando voltagens dependendo da placa , e nessa em algumas placa acabam pifando.
Se não manja hard ou não tem como testar por falta de equipamentos sugiro que leve a um profissional qualificado , pois já aconteceu de eu ter uns paus em hard e nem eu+ uns 3 cara que manja achar o pobrema ,depois voltar para casa com o pc e fazer puf...(perdi a placa)
Então complica eu falar é exatamente isso ! Parte de hard realmente é um bixo de 7 cabeças , não adianta trocar a placa sem descobrir o que fez os capacitadores inchar , pois vai inchar novamente e perder outra placa.
Com essa seu sistema tem suas variações , e fica quase impossível configurar 100% o SO , quando vc acertar e achar que está bom queima do nada entende?
Boa sorte amigo, vá com muita calma e paciência , isso é complicado !

filipe donato

Citação de: Brodovisk online 27 de Novembro de 2011, 10:51
Vou te falar uma coisa, fica complicado desde que vc já viu um capacitador estufado , tem que descobrir fazendo a medição de sua fonte , pode ser queda de fonte ou oscilação , que está sobrecarregando sua placa e estufando seus capacitadores.(um fan mau conectado ou pifando resultaria no mesmo efeito, ou sua rede de energia)
Só testando peça por peça , o windows já viu nee , o bixo é meio burrinho e faz funcionar na marra alterando voltagens dependendo da placa , e nessa em algumas placa acabam pifando.
Se não manja hard ou não tem como testar por falta de equipamentos sugiro que leve a um profissional qualificado , pois já aconteceu de eu ter uns paus em hard e nem eu+ uns 3 cara que manja achar o pobrema ,depois voltar para casa com o pc e fazer puf...(perdi a placa)
Então complica eu falar é exatamente isso ! Parte de hard realmente é um bixo de 7 cabeças , não adianta trocar a placa sem descobrir o que fez os capacitadores inchar , pois vai inchar novamente e perder outra placa.
Com essa seu sistema tem suas variações , e fica quase impossível configurar 100% o SO , quando vc acertar e achar que está bom queima do nada entende?
Boa sorte amigo, vá com muita calma e paciência , isso é complicado !
Mas eu ñ creio q possa ser isso ñ cara, agora pouco msmo ligue e consegui usar normalmente o Ubuntu, acho estranho essa instabilidade de ter hora q liga, hora trava...
Vi tópicos em que o PC trava e as respostas apontam pra placa wirelles, será que tem possibilidade de ser isso? A placa que uso é uma Ralink RT61.

garfo

Quando congela tudo assim e as luzes do caps lock e scroll lock ficam piscando é Kernel Panic. Normalmente é causado por alguma falha/bug no hardware. Você disse que tenta ejetar o HD externo e o sistema trava, só trava se ejeta-lo? Isso começou a acontecer quando tentou ejetar esse HD?
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

filipe donato

Citação de: garfo online 27 de Novembro de 2011, 11:20
Quando congela tudo assim e as luzes do caps lock e scroll lock ficam piscando é Kernel Panic. Normalmente é causado por alguma falha/bug no hardware. Você disse que tenta ejetar o HD externo e o sistema trava, só trava se ejeta-lo? Isso começou a acontecer quando tentou ejetar esse HD?
Sim, é isso msmo, só trava quando eu ejeto o HD, e trava as vezes quando vou iniciar o sistema! Basicamente começou sim quando ejetei o HD. É como se o PC desmontasse a partição do Ubuntu junto com o HD e quando liga não pudesse montar...

garfo

Citação de: filipe donato online 27 de Novembro de 2011, 11:26
Sim, é isso msmo, só trava quando eu ejeto o HD, e trava as vezes quando vou iniciar o sistema! Basicamente começou sim quando ejetei o HD. É como se o PC desmontasse a partição do Ubuntu junto com o HD e quando liga não pudesse montar...

Pode ser alguma má função na entrada USB que você está tentando conectar o HD. Creio que não seja o próprio HD pois eu suponho que ele esteja funcionando normalmente, né? Quase certeza que é problema de hardware.
Garfo -  linux

filipe donato

Citação de: garfo online 27 de Novembro de 2011, 11:43
Citação de: filipe donato online 27 de Novembro de 2011, 11:26

Pode ser alguma má função na entrada USB que você está tentando conectar o HD. Creio que não seja o próprio HD pois eu suponho que ele esteja funcionando normalmente, né? Quase certeza que é problema de hardware.
É o HD tá bom, já a USB é frontal dessas q vc ñ ve a marca! srsrsr. Mas na inicialização tbém trava.

Brodovisk

CitarQuando congela tudo assim e as luzes do caps lock e scroll lock ficam piscando é Kernel Panic. Normalmente é causado por alguma falha/bug no hardware. Você disse que tenta ejetar o HD externo e o sistema trava, só trava se ejeta-lo? Isso começou a acontecer quando tentou ejetar esse HD?
Me diz uma coisa?
Outro dia você mesmo postou dizendo que é novato em linux não foi?
Como pode afirmar que é kernel panic com essa certeza?
Não é por nada não , mais outro dia fui por você dizendo que eu estava adicionando ppa na minha sources.list ,revirei meu ubuntu de ponta cabeça para descobrir e depois que vi que era uma atualização da canonical.
Tenho anos trabalhando com hard e para vc ver , nem por isso aponto nada sem ter certeza dessa forma!(o rapaz aí se souber recompilar o kernel vai se matar e vai fica bravo p/ caramba quando descobrir que não é o kernel).
Olha a data do meu cadastro daqui para você ter uma noção desde quando uso ubuntu , isso pq antes usei outras distros.
Sei que você é gente boa!Porém tenha cautela com o que diz senão vai deixa muita gente doida.(o rapaz aí já deve estar em desespero procurando de onde vem o tiro , se vc aponta algo com convicção ele vai persistir nisso entende?)
Espero que não se chateie com o que falei.
Sem fazer os testes que falei não tem como saber.
Abração.

garfo

Citação de: Brodovisk online 27 de Novembro de 2011, 13:43
CitarQuando congela tudo assim e as luzes do caps lock e scroll lock ficam piscando é Kernel Panic. Normalmente é causado por alguma falha/bug no hardware. Você disse que tenta ejetar o HD externo e o sistema trava, só trava se ejeta-lo? Isso começou a acontecer quando tentou ejetar esse HD?
Me diz uma coisa?
Outro dia você mesmo postou dizendo que é novato em linux não foi?
Como pode afirmar que é kernel panic com essa certeza?
Não é por nada não , mais outro dia fui por você dizendo que eu estava adicionando ppa na minha sources.list ,revirei meu ubuntu de ponta cabeça para descobrir e depois que vi que era uma atualização da canonical.
Tenho anos trabalhando com hard e para vc ver , nem por isso aponto nada sem ter certeza dessa forma!(o rapaz aí se souber recompilar o kernel vai se matar e vai fica bravo p/ caramba quando descobrir que não é o kernel).
Olha a data do meu cadastro daqui para você ter uma noção desde quando uso ubuntu , isso pq antes usei outras distros.
Sei que você é gente boa!Porém tenha cautela com o que diz senão vai deixa muita gente doida.(o rapaz aí já deve estar em desespero procurando de onde vem o tiro , se vc aponta algo com convicção ele vai persistir nisso entende?)
Espero que não se chateie com o que falei.
Sem fazer os testes que falei não tem como saber.
Abração.

Ele não vai precisar recompilar nada. Relaxa. Eu tenho certeza de que é Kernel Panic porque já li sobre isso, as duas luzinhas piscando do teclado é Kernel panic na certa, e provavelmente problema de hardware (em qual peça eu não sei, sugeri problema no USB pois foi por lá que começou tudo, quando ele conectou o HD externo).

Eu sei de onde vem o tiro, só não sei a solução [ainda].  :D

Falow!
Garfo -  linux

filipe donato

Olha é o seguinte: Meu Pc tava atrasando a hora aí antes de trocar a pilha o linux travou ao iniciar de novo,peguei uma pilha semi-nova aqui em casa, aproveitei e troquei a pilha do computador e quando ligue o sistema pediu para verificar o disco(afinal como o PC não tava pegando reiniciei 2 vezes), fiz isso e a maquina reiniciou, até agora nada de travar na inicialização.
Tem algo haver ou foi só conhecidência?

garfo

Quando você diz "pilha", você quer dizer bateria, certo?

Se até agora não travou, então é uma boa notícia. Podia ser bateria fraca ou defeituosa mesmo.
Garfo -  linux

Kadu_tbj

Mano tive um problema desse no not hp tx2000 quando eu usava o 10.10, mas era problema na placa, eu tinha comprado ele usado e a placa e alguns capacitores estavam zuadaços, troquei e ficou tudo de boa....
Kadu_tbj!Efeito fogo no Ubuntu (compiz)
Notebook Satellite Toshiba L635, UBUNTU 12.04 Unity 64Bits LTS, CORE i5 480M 2.70ghz, HD640, 6G DDR3, HDMI,Bluetooth, Bateria de 6 celulas
Obedecendo ao Chamado do Mestre

filipe donato

Citação de: garfo online 29 de Novembro de 2011, 20:08
Quando você diz "pilha", você quer dizer bateria, certo?

Se até agora não travou, então é uma boa notícia. Podia ser bateria fraca ou defeituosa mesmo.
Sim, a bateria, ela estava fraca.

Brodovisk

Era a bateria então?
Se for o 1º notbook não pense que enviando para a garantia vai voltar outra bateria bala que nunca vai viciar.
Alguns anos atrás no ultimo not que peguei fiz isto , comprei uma bateria zero não aguento 10 dias , viciou novamente.
Acho que todas viciam rapidinho , o jeito é usar carregador.

filipe donato

Citação de: Brodovisk online 30 de Novembro de 2011, 19:07
Era a bateria então?
Se for o 1º notbook não pense que enviando para a garantia vai voltar outra bateria bala que nunca vai viciar.
Alguns anos atrás no ultimo not que peguei fiz isto , comprei uma bateria zero não aguento 10 dias , viciou novamente.
Acho que todas viciam rapidinho , o jeito é usar carregador.
Creio que tenha sido a bateria.
Não sei se vc se referiu a mim, mas eu ñ tenho notebook, o meu é um PC de mesa mesmo.