Como está o seu HD?

Iniciado por jorge505, 29 de Novembro de 2011, 20:46

tópico anterior - próximo tópico

abdo

sda1 - partição principal - Ubuntu 11.10
sda3 partição extendida
sda5 - swap
sda6- Lubuntu11.10
sda7- arquivos

Instalo os sistemas sem a partição home separada e uso a partição sda7- arquivos como o "home" assim qualquer siatema que eu acesse tenho meus arquivos a minha disposição.

abcs
abdo

Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

clodoaldops

Por ora uso apenas 4 SO no meu desktop (ubuntu + fedora + suse + lm) e apenas 3 SO no notebook (windows + ubuntu + lm), mas já estou de olho no vector linux e no mageia-2... ;)

garfo

@Davidr

Tem gente que gosta de testar distros, é um verdadeiro "distro-tester". Eu era assim a algum tempo atrás. Aliás, quase todo mundo que descobre o Linux vira de algum modo um "distro-tester", a curiosidade é tamanha que qualquer novidade em outras distros já é um chamariz pra testa-la. Mas tem uma hora que isso cansa, e pra mim cansou. Só Ubuntu na minha máquina, e basta. Mas cada um usa o computador da maneira que lhe convém, tem gente que gosta de testar e particionar; tem gente que gosta de deixar tudo no padrão e ficar quieto com uma distro só. E assim é a vida...  :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

jorge505

Eu tenho aqui o Kubuntu 11.10 e Ubuntu 11.10, estou querendo testar o Mint, mas eu tenho uma pergunta: para que serve a partição Swap?

Davidr

Citação de: garfo online 30 de Novembro de 2011, 13:04
Tem gente que gosta de testar distros, é um verdadeiro "distro-tester". Eu era assim a algum tempo atrás. Aliás, quase todo mundo que descobre o Linux vira de algum modo um "distro-tester", a curiosidade é tamanha que qualquer novidade em outras distros já é um chamariz pra testa-la. Mas tem uma hora que isso cansa, e pra mim cansou. Só Ubuntu na minha máquina, e basta. Mas cada um usa o computador da maneira que lhe convém, tem gente que gosta de testar e particionar; tem gente que gosta de deixar tudo no padrão e ficar quieto com uma distro só. E assim é a vida...  :D

Então, a partir do momento que eu passei a usar o Linux, parece que é regra mesmo, baixei também outras distros como Slackware, Fedora, Debian e Mandriva, ainda em tempos de Ubuntu 10.10, optei por continuar mesmo com o Ubuntu. A certeza de que seria minha distro veio com as versões beta do Natty, a novidade me parecia muito boa até então, apesar de a partir dali o cenário atual ter começado a se formar. Nos tempos do Natty, quando já se foram uns 3 meses, deixei de baixar outras distros.
Devido ao assunto do tópico sugerir algo pessoal, ou seja, a forma que cada um usa seu HD, coloquei como está o meu e coloquei também os motivos que me levaram a usa-lo de tal forma. Eu não tive a intenção(se foi isso que pareceu) de desfazer de quem faz de modo diferente, apenas coloquei o modo como organizo e o porquê.

Citartem gente que gosta de deixar tudo no padrão e ficar quieto com uma distro só
Sou um desses  :D

Adriano R.N.

Notebook = / + /home + swap + ntfs
Netbook = / + /home + swap + partição de teste

Quanto a ser testador, me lembrei quando iniciei no gnu/linux, tinha um celeron que sofria de tanto download e instalação, toda hora dava problema com o grub1 e só o saudoso kurumin resolvia.
Atualmente a partição de teste fica voltada principalmente para contribuir com o ubuntu nas versões alpha e beta.

Garfo, você realmente é um cara de coragem em não deixar ao menos a /home separada, recentemente tive um problema doido que só resolvi com reinstalação, não sei porque mas o sistema não reconhecia meu usuário de maneira alguma, instalei o ubuntu na partição de teste e constatei que a /home estava intacta.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Henrique1977

Citação de: garfo online 30 de Novembro de 2011, 13:04
Tem gente que gosta de testar distros, é um verdadeiro "distro-tester".
rsrsrs. Bom  gostei  do  nome  distro  tester,  pois  gosto  de  testar  distro,  mas  só  testo  em  máquina  virtual.  Se  eu  resolver  colocar  uma  outra  distro  no  HD  não  vai  ser  para  testar  mas  para  usar  em  dual-boot.  Para  testar  só  em  máquina  virtual.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

garfo

Citação de: Adriano R.N. online 30 de Novembro de 2011, 14:45
Garfo, você realmente é um cara de coragem em não deixar ao menos a /home separada, recentemente tive um problema doido que só resolvi com reinstalação, não sei porque mas o sistema não reconhecia meu usuário de maneira alguma, instalei o ubuntu na partição de teste e constatei que a /home estava intacta.

Não deu problemas de permissão na hora de acessar a /home com outro usuário?

Na minha /home não tem muita coisa importante, então eu nem me preocupo se algum dia der problema. Além do mais tenho backups externos.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Adriano R.N.

Como fiz uma instalação na outra partição e o sistema original estava com problema, foi tranquilo. Também faço backup semanalmente, no entanto, foi uma semana  daqueles que produzimos muito e tinha coisas que ainda não estavam devidamente guardadas.
Valeu, fui.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

clodoaldops

Eu gosto da dica do Morimoto:
"Uma instalação típica do Ubuntu consome pouco mais de 3 GB (entre arquivos do sistema, temporários e caches), de forma que uma partição de 10 a 15 GB para a instalação do sistema está de bom tamanho, deixando uma boa dose de espaço livre para instalar aplicativos adicionais. O Ubuntu utiliza bastante swap em micros com menos de 1 GB de RAM, de maneira que é prudente criar uma partição swap de 2 GB. O restante do espaço pode ser dedicado à partição home, ou outra partição separada para armazenar arquivos."
http://www.hardware.com.br/tutoriais/ubuntu/pagina2.html

jorge505

Sim... Eu estava lendo aquele link que você me mandou clodoaldops e dizia que o recomendado é manter o tamanho da swap com o dobro da capacidade da sua memoria RAM, mas ela meu deu um pouco de dor de cabeça quando fui redimensionar as partições(o problema delas é esse rss) e ela estava lá no meio, ai tive que movimentá-la, redimensionar aqui, redimensionar acolá e isso me tomou quase a tarde inteira  :P