Melhor Linux para mim,

Iniciado por otakiram, 29 de Novembro de 2011, 22:21

tópico anterior - próximo tópico

otakiram

Olá,

Sou um usuário iniciante no mundo linux,

Actualmente estou utilizando Ubuntu 11.10 mas não estou a gostar do desempenho.

O meu PC tem estas características:

Processador: AMD Athalon X2 64 de 1.6 Ghz (dual core)
Placa Gráfica: ATI Radeon
RAM: 3Gb
Wifi: Atheros wireless

Gosto de um OS que aposta no visual dando para usar vários temas mas também que não perca em torno da funcionalidade pois pretendo rodar jogos.

Alguma recomendação?

eliseu_carvalho

Jogos e Linux não necessariamente andam de mãos dadas. Se o seu objetivo for unica e exclusivamente jogar, um sistema Linux pode não ser a melhor escolha. Mas se jogar for apenas um de vários objetivos com o PC, tem as versões mais leves do Ubuntu 11.10, tais como Xubuntu (a que eu uso no momento), Lubuntu, etc., assim como derivados aparentemente mais leves, como Linux Mint e Bodhi Linux, por exemplo.

clodoaldops

Se pretende jogar deixe seu pc em dual-boot com windows + linux
Tenho um DC1.6ghz + 2gb no qual ja testei ubuntu e kubuntu e o kubuntu teve melhor desempenho

otakiram

Uma pergunta,

O Kubuntu é personalizável até que ponto? Permite transparência, temas?

De momento estou sakando o Ubuntu 10.10, dizem eles que é mais personalizável e estável do que o Ubuntu 11.10 que é o que tenho instalado actualmente.

Ainda estou estudando como ponho em Dual-boot com o windows, o que é complicado porque tenho o ubuntu na partição principal e sou meio leigo nessas questões além de ter de mexer com o Grub que desde ontem nem sabia o que era isso :s

otakiram

Bem, agora coloquei a shell do gnome 3, não dá para personalizar muito mas pelo menos teve melhor desempenho

Adriano R.N.

Xubuntu ou Lubuntu são muito leves.
Entenda que ambientes leves significa menos recursos de customizações. Acredito que o xubuntu tem a melhor relação leveza customização.

O curioso é que tenho um x2 parecido com o seu e meu ubuntu manda muito bem com qualquer ambiente gráfico, enquanto o windows (peladão) transforma essa máquina numa carroça.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Dinei

Olá, otakiram.

Para jogos, eu recomendo você utilizar Windows 7, versão Profissional ou Ultimate de 32 bits pelo fato de você ter 3GB de memória. Acima de 3 GB eu recomendaria as versões citadas acima porém, 64 bits.

Agora, sobre o Ubuntu, vai do gosto, porque envolve versões e ambientes gráficos que determinam o fator desempenho. No caso da placa de vídeo, dizem que Linux e ATI não se dão bem. Eu acho isso uma lenda, porque tive 5 placas de video da ATI de modelos e tecnologias diferentes e não tive nenhum problema usando Ubuntu. O que realmente percebi diferença foi ver o Ubuntu rodando em um processador Intel. Eu pessoalmente uso Ubuntu 10.04 32 bits com Gnome 2 pelo fato de não ter gostado do Unity que está presente nas versões mais recentes. O KDE acho bonito, mas não me dou bem com ele. Pretendo ficar com essa versão até o dia em que não houver mais atualizações para ela.

Para ter ambos sistemas no mesmo micro eu recomendo que você primeiramente, particione o seu HD e defina onde você deseja colocar Windows e Linux. Depois disso, instale primeiramente o Windows e depois o Linux. Acredito que dessa forma seja mais fácil, porque se você instalar o Linux antes do Windows, você vai precisar mexer no Grub e terá um trabalho a mais.

Vou dar o meu exemplo pra você entender:

Meu PC:

Gigabyte GA-MA69VM-S2
AMD Athlon 64 X2 5000+ (2,6MHz)
4GB DDR2 Kingstone 667Mhz
ATI Radeon HD 4890 1GB GDDR5

Discos:

- HD Seagate 250GB
 40GB para Ubuntu 10.04 LTS 32 bits Gnome 2 / 210GB para Windows 7 Professional 64 bits
 *não uso swap

- HD Seagate 500GB
  Backup (Donwloads, Músicas, Fotos, Vídeos, Programas, Jogos, etc...)

THERMALTAKE V4 BLACK EDITION | NZTX SENTRY 2 | ASUS M5A78L-M LX/BR | AMD ATHLON II X2 3.0GHZ | ZALMAN CNPS 9900NT | KINGTONE HYPERX 4GB (2x2GB) DDR3 1333Mhz | SEAGATE 250GB SATA III + SEAGATE 500GB SATA III | ATI RADEON HD 4890 1GB GDDR5 256 BITS