Problema ao montar/desmontar por ambiente gráfico do ubuntu disco ntfs.Resolvido

Iniciado por Nyo, 21 de Novembro de 2011, 01:05

tópico anterior - próximo tópico

Nyo

Olá a todos, sou novato em Linux, e este é meu primeiro post. Utilizo o ubuntu 10.10 e me ocorreu esse seguinte erro ao tentar montar as partições ntfs do windows : Error mounting: mount exited with exit code 1: helper failed with:
mount: only root can mount /dev/sda3 on /media/Kyon
obs: pelo terminal usando o comando mount eu consigo montar a partição, mas pelo modo gráfico não (clicando).
Após ter montado a partição ntfs pelo terminal, quando tento desmontá-la clicando recebo a seguinte mensagem de erro: Error unmounting: umount exited with exit code 1: helper failed with:
umount: only root can unmount UUID=B428F58728F5493E from /media/Kyon

E agora como devo proceder?

Atenciosamente grato, Nyo.

gaseabra

Você está usando Ubuntu 10.10 ou 11.10? Eu tentaria bootar com um Live CD mais recente e faria o teste de tentar montar por ele.

Qual é a versão do Windows que você tem? Sua partição está com criptografia habilitada? Você habilitou o Bitlocker na partição?
Linux user #545235 / Distros: Zorin OS 5.2, Linux Mint 12.

Nyo

O ubuntu que utilizo é a versão 10.10, o windows é o 7.
A princípio, eu conseguia acessar numa boa os dicos ntfs apenas clicando, mas agora me cocrreu esse erro, só consigo montar e desmontar pelo terminal ou pelo pysdm, já tentei resolver com a ferramenta de configuração ntfs, mas não entendi muito bem as opções, já marquei de tudo quanto é jeito e não deu certo...

gaseabra

Vai no terminal e digita:

sudo nautilus

Assim você executa o gerenciador de arquivos com permissão de root. Clica na partição e vê se monta.

Nyo

Desse jeito dá certo, muito obrigado pela dica, mas eu gostaria de saber se não tem como mesmo resolver o problema citado acima.
Exemplo pela sua dica, consegui montar numa boa, mas quando faço pelo jeito convencional Locais>disco ntfs
o erro persiste...
Muito obrigado pela ajuda cara!

gaseabra

Então o problema é de permissão. Vai em Sistema > Administração > Usuários e grupos. Seleciona o seu usuário e vai em Configurações avançadas. Veja em Privilégios do usuário se você tem a permissão de Administrar o sistema.

Você tem problemas em montar pendrives quando conecta?

Vê no seu Windows 7 se não está marcada a opção de proteger a unidade C. Windows 7 tem umas frescuras dessas.

Nyo

Bom, eu marquei as opções de administrar o sistema e também a de poder montar/desmontar os discos, testei os pendrives e estão montando normalmente conforme programei para serem montados automaticamente.Acho que o problema começou quando instalei o ntfs-config para obter o acesso ao meu HD externo que não estava sendo reconhecido... Verifiquei o windows e não tem essa opção marcada.
Poxa vida, acho que devo ter feito uma besteira irreversível... Valeu pela ajuda cara, desculpa o incômodo aí....

gaseabra

De nada. Mas continua dando o problema ou já conseguiu montar agora com clique?

Nyo

Então, eu tentei reconfigurar com o ntfs-3g, mas como não entendo muito bem acho que não consegui.

muito estranho, eu marquei as opções de montar sistemas de arquivos no usuarios e grupos e também está selecionado a caixa que indica que sou adm, no entanto o erro informa que somente o usuario root pode montar/desmontar:Error mounting: mount exited with exit code 1: helper failed with:
mount: only root can mount /dev/sda2 on /media/sda2

Error unmounting: umount exited with exit code 1: helper failed with:
umount: only root can unmount UUID=B428F58728F5493E from /media/Kyon

daí agora, toda vez que tenho queacessar os discos ntfs tenho que fazê-lo pelo terminal...

gaseabra

Agora é que eu vi:

"ntfs-3g - driver NTFS de leitura-escrita para FUSE"

Tem uma opção em Privilégios do usuário assim: "Montar sistemas de arquivo de espaço do usuário (FUSE)".

Marca lá se ainda não tiver marcado.

Nyo

Tentei, e o erro persiste, inclusive meu perfil de cota é adm e todas as opções estão marcadas, que coisa não?!
agora não estou entendendo, se tenho total controle sobre o sistema como admnistrador ainda acontece esse erro... Ou Root é diferente de admnistrador?

gaseabra

Você usa Ubuntu 10.04, eu uso 11.04. Pode estar aí a limitação quanto ao uso do ntfs-3g.

Sim, root pode tudo, administrador, não.

A primeira coisa que eu faço quando logo é abrir o terminal e digitar su. Digito comandos o tempo todo que necessitam de permissões root, reinicio, desligo a máquina com init 6 e init 0, ou seja, para mim não seria penoso usar sempre sudo nautilus. Se você usa sempre o terminal, vá montando sua partição assim até você ter paciência para formatar a máquina e colocar uma distro mais atual. Minha distro já veio com ntfs-3g instalado. Isso quer dizer que os caras já colocaram na iso e testaram até não aguentar mais antes de lançar. Parece não ser o caso do Ubuntu 10.04.

Nyo

Entendi, realmente, para montar e desmontar as partições ntfs pelo terminal só consigo me logando como root mesmo, o que eu ainda não entendi é que por que tão repentinamente eu não consigo mais obter o acesso a tais discos de forma convencional...

gaseabra

Tão repentinamente você deve ter feito um update ou instalado alguma atualização de segurança que mudou alguma coisa no fstab. Agora vai lá saber que atualização foi e onde foi que eles mexeram. :(