compartilhar conexão PC-WindowsXP com PC-Ubuntu

Iniciado por chackal_sjc, 05 de Agosto de 2006, 00:28

tópico anterior - próximo tópico

chackal_sjc

Galera.. é o seguinte..
eu tenho outro computador em casa que no caso é o servidor onde tem a conexão com a internet(speedy)..
eu quero compartilhar a conexão com a internet no meu computador(ubuntu 6.06) e fazer rede ao mesmo tempo..
vocês conhecem algum tutorial que me ajude??

e aproveitando o tópico.. no ubuntu 5.10 tinha um programa pppoe_dialler que eu conceguia fazer conexão na internet com o meu modem, mas no 6.06 não tem esse programa aí eu não concigo usar o modem pelo ubuntu... alguem conhece alguma alternativa ou algo to tipo??

Obrigado

Parsagora

Eu converti o meu modem em router. Aí é o modem q funciona como servidor e só ele precisa ficar ligado.

Com isso, os meus dois pcs (um ubuntu e outro winxp) funcionam normalmente.

Tenta converter o teu modem.

hraposo

ferrazao

depende do seu modem

se for um modem speedstream faz o seguinte:

coonfigura:

-Gateway: 10.0.0.1
-Masc. Sub-rede: 255.255.255.0
-Ip: 10.0.0.2

abre o navegador

colok no endereço: 10.0.0.1

vai abrir a pagina de configuração do modem se ele estiver (novo) ou resetado vc tera q colok um novo usuario de administrador pra ele recomendo q coloq user: admin e senha:admin (pra nao esqçer)

depois de criada mude o endereço para: 10.0.0.1/pfwizard.html

clique em new profile ou novo perfil/usuario

em nome de usuario coloque seu nome ou qlqr coisa (desde q vc na se esqça) pode deixar a senha em branco

avançar

Desativar toda a filtragem de conteÚdo. Este usuÁrio pode navegar em qualquer site da Web e nenhum acesso a site serÁ registrado para fins de monitoramento. (avançar)

Todos os itens (avançar)

Requer login de administrador para acessar as pÁginas de configuraÇÃo (Recomendado) (concluir)

agora volte para: 10.0.0.1

no menu:login se logue com a conta q vc acabou de criar (vai aparecer as coisas q precisamos pra rotear)

depois do login vá Configurações >>Interfaçe WAN

vai pedir senha e usuario (eh a senha do modem) nao a q vc criou dpois eh a primeira (admin)

Adicionar+novo+VC

VPI:0

VCI:33 (pra velox, speedy eu nao sei)

Selecione o tipo de encapsulaÇÃo: LLC

Selecione a classe de trÁfego: Taxa de bits nao especificada

o resto dexa em branco

(avançar)

Protocolo PPPoE

(avançar)

com Bridge PPPoE (avançar)

nao (avançar)

1 (avançar)

coloca nome de usuario e senha (do velox) seu e-mail e senha do msmo (provedor de acesso banda larga)

(avançar)

marque a caixa "Conectar automaticamente ao desconectar"

de concluir (nao reinicie o modem)

pronto seu modem esta roteado

agora falta configura-lo pra funcionar

Agora vai Configurações >> DHCP

Valores:

Faixa IP inicial: 10.0.0.2
Faixa IP final: 10.0.0.254
MÁscara de rede IP: 255.255.255.0
Gateway padrÃo: 10.0.0.1
Servidor DNS:200.165.132.154/200.165.132.147 (para velox)
Nome de domÍnio: velox.com.br
Tempo de concessÃo (min.): (branco)

ative obviamente e salve

reinicie o modem

e pronto :D

para usar em rede tem q espeçificar o IP de cada maq vc escole o IP mudando os ultimos numero q podem variar de 2 à 254 ex: 10.0.0.2 - 10.0.0.254

AMD Sempron 2600 motherboard asus k8v-x SE 256 RAM DDR 400 video GeForce FX 5200 128mb