Problemas com Diferentes Wireless

Iniciado por tgklohn, 14 de Novembro de 2011, 13:50

tópico anterior - próximo tópico

tgklohn

Estou com um problema curioso com meu Linux Mint 11, que é a mesma arquitetura do Ubuntu 11.10. Consigo conectar e acessar contas de e-mails, fazer homebanking e escrever em fóruns como este, sem problemas com meu notebook no meu trabalho via rede wireless. Porém, em casa, consigo me conectar e navegar por alguns sites, mas sem êxito para acessar meus emails (gmail, hotmail e yahoo). Esses ficam carregando e nunca concluem a operação. Além disso homebanking e escrever e interagir em sites como esse, também, não funcionam, apesar de eu poder ler as mensagens e navegar por eles.

Eis algumas informações da minha máquina quando conectada em minha rede doméstica - OBS.: outros notebooks com rWindows acessam e navegam perfeitamente em minha rede doméstica:

sudo lshw -C network
    *-network
    description: Wireless interface
    product: BCM4313 802.11b/g/n Wireless LAN Controller
    vendor: Broadcom Corporation
    physical id: 0
    bus info: pci@0000:03:00.0
    logical name: eth1
    version: 01
    serial: e0:ca:94:68:be:56
    width: 64 bits
    clock: 33MHz
    capabilities: pm msi pciexpress bus_master cap_list ethernet physical wireless
    configuration: broadcast=yes driver=wl0 driverversion=5.100.82.38 ip=192.168.25.134 latency=0 multicast=yes wireless=IEEE 802.11
    resources: irq:16 memory:fea00000-fea03fff
    *-network
    description: Ethernet interface
    product: RTL8111/8168B PCI Express Gigabit Ethernet controller
    vendor: Realtek Semiconductor Co., Ltd.
    physical id: 0
    bus info: pci@0000:05:00.0
    logical name: eth0
    version: 06
    serial: 00:24:54:52:86:5b
    size: 10Mbit/s
    capacity: 1Gbit/s
    width: 64 bits
    clock: 33MHz
    capabilities: pm msi pciexpress msix vpd bus_master cap_list ethernet physical tp mii 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd 1000bt 1000bt-fd autonegotiation
    configuration: autonegotiation=on broadcast=yes driver=r8169 driverversion=2.3LK-NAPI duplex=half latency=0 link=no multicast=yes port=MII speed=10Mbit/s
    resources: irq:40 ioport:e000(size=256) memory:d0004000-d0004fff memory:d0000000-d0003fff

ifconfig -a
    eth0 Link encap:Ethernet HWaddr 00:24:54:52:86:5b
    UP BROADCAST MULTICAST MTU:1500 Metric:1
    RX packets:0 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
    TX packets:0 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
    collisions:0 txqueuelen:1000
    RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)
    Interrupt:40 Base address:0xe000

eth1 Link encap:Ethernet HWaddr e0:ca:94:68:be:56
    inet addr:192.168.25.134 Bcast:192.168.25.255 Mask:255.255.255.0
    inet6 addr: fe80::e2ca:94ff:fe68:be56/64 Scope:Link
    UP BROADCAST RUNNING MULTICAST MTU:1500 Metric:1
    RX packets:3255 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:36468
    TX packets:3041 errors:23 dropped:0 overruns:0 carrier:0
    RX bytes:3389498 (3.3 MB) TX bytes:481077 (481.0 KB)
    Interrupt:16

lo Link encap:Local Loopback
    inet addr:127.0.0.1 Mask:255.0.0.0
    inet6 addr: ::1/128 Scope:Host
    UP LOOPBACK RUNNING MTU:16436 Metric:1
    RX packets:68 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
    TX packets:68 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
    collisions:0 txqueuelen:0
    RX bytes:4656 (4.6 KB) TX bytes:4656 (4.6 KB)

TX packets:3041 errors:23 dropped:0 overruns:0 carrier:0
    RX bytes:3389498 (3.3 MB) TX bytes:481077 (481.0 KB)
    Interrupt:16

~ $ nm-tool
    NetworkManager Tool
    State: connected
    - Device: eth0 -----------------------------------------------------------------
    Type: Wired
    Driver: r8169
    State: unavailable
    Default: no
    HW Address: 00:24:54:52:86:5B

Capabilities:
    Carrier Detect: yes
    Speed: 10 Mb/s

Wired Properties
    Carrier: off

- Device: eth1 [Auto EDUARDO ALOJAMENTO] --------------------------------------
    Type: 802.11 WiFi
    Driver: wl
    Default: yes
    HW Address: E0:CA:94:68:BE:56

Capabilities:
    Speed: 65 Mb/s

Wireless Properties
    WEP Encryption: yes
    WPA Encryption: yes
    WPA2 Encryption: yes

Wireless Access Points (* = current AP)
    *EDUARDO ALOJAMENTO: Infra, F0:7D:68:DE:F5:E4, Freq 2427 MHz, Rate 0 Mb/s, Strength 80 WPA WPA2

IPv4 Settings:
    Address: 192.168.25.134
    Prefix: 24 (255.255.255.0)
    Gateway: 192.168.25.1

DNS: 192.168.1.20
    DNS: 192.168.25.1

$ nm-tool
    NetworkManager Tool
    - Device: eth0 -----------------------------------------------------------------
    Type: Wired
    Driver: r8169
    State: unavailable
    Default: no
    HW Address: 00:24:54:52:86:5B

Capabilities:
    Carrier Detect: yes
    Speed: 10 Mb/s

Wired Properties
    Carrier: off

- Device: eth1 [Auto EDUARDO ALOJAMENTO] --------------------------------------
    Type: 802.11 WiFi
    Driver: wl
    Default: yes
    HW Address: E0:CA:94:68:BE:56

Capabilities:
    Speed: 65 Mb/s

Wireless Properties
    WEP Encryption: yes
    WPA Encryption: yes
    WPA2 Encryption: yes

Wireless Access Points (* = current AP)
    *EDUARDO ALOJAMENTO: Infra, F0:7D:68:DE:F5:E4, Freq 2427 MHz, Rate 0 Mb/s, Strength 80 WPA WPA2

IPv4 Settings:
    Address: 192.168.25.134
    Prefix: 24 (255.255.255.0)
    Gateway: 192.168.25.1

DNS: 192.168.1.20
    DNS: 192.168.25.1

thiago@tklohn ~ $ rfkill list wifi
    1: brcmwl-0: Wireless LAN
    Soft blocked: no
    Hard blocked: no

Já tentei a sugestão de um amigo que foi desabilitar definitivamente o ipv6, mas não funcionou.

zekkerj

Qual a marca/modelo do teu roteador de casa?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

tgklohn

O roteador de casa é um D-Link Di524

RamonB

Parece que o 11.10 trouxe vários problemas para wireless. No meu netbook Asus eeePC 1201T, o wireless conecta sem problemas no modo Live CD (ainda não instalei o 11.10 nele porque é único equipamento daqui de casa que está funcionando tudo OK). No entanto, no netbook de minha esposa, um Asus eeePC 1000H, ele fica tentando conectar um tempo, pede a senha novamente, fica mais um tempo e assim por diante. Lá pela 3ª ou 4ª tentativa (já aconteceu de tentar mais de 5 vezes), ele conecta. O mesmo acontece com a placa DWA-510 do meu desktop. (E nos 2 equipamentos, aconteceu tanto no modo Live CD quanto no 11.10 depois de instalado.)

Pesquisei neste fórum, na web (inclusive no fórum Ubuntu dos EUA e no Google) e as soluções são mais na base da "tentativa e erro" do que soluções de fato (alguns chegam a mandar desinstalar o network-manager e instalar o wicd, outros a desativar o dhcp -- ou algo assim). Nessas pesquisas, vi relatos de problemas em hardware diferente dos meus (em notes Sony, em outras placas PCI, etc.).

Como não quis ficar tentando e arriscando (inclusive, na dica do wicd, não sei como fazer pois, se desinstalo o network-manager, não consigo acessar a rede para instalar o wicd), desisti do 11.10 no netbook 1000H e no desktop e instalei o 11.04 neles. Neste não dá nenhum problema e conecta de primeira.

Provavelmente, vou acabar instalando o 11.10 só no netbook 1201T.

Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

zekkerj

Citação de: tgklohn online 14 de Novembro de 2011, 18:29
O roteador de casa é um D-Link Di524
Esse roteador é muito problemático. Quando puder, livre-se dele. Enquanto isso, experimente trocar a antena original dele (2dBi) por outra mais forte (3 ou 5dBi). Isso vai melhorar a recepção pra você e pra todos os outros aparelhos no alcance.

Não pense que só pq outras máquinas conseguem conectar, que o problema não é o roteador. Essas outras máquinas só conseguem contornar melhor as deficiências do roteador.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Brodovisk

Estou achando que dependendo do modem ou routeador dá erro e trava qnd desliga , cuidado enh Ramon , apesar que vc tem 2 pcs e se um cair vc tem o outro p/ baixar o pacote novamente...
Eu instalei o wicd , depois desintalei  o network-mananger , não obtive resultado não. (tenta aí quem sabe , uns gringos falaram que no pc deles funcionou ,eu tamb ouvi o relatos ).
Quanto a desligar o dhcp é que é tipo assim , se vc usa algum discador tipo o ppoeconf acho que é isso , vc liga o pc e vai usar o ppoeconf para discar ,pronto , está conectado , aí o dhcp do nada disparava e tentava fazer a conexão e derrubava.(no caso pq os 2 usavam o cabo de lan).Não sei como ficou pq dei uma parada com ubuntu e retornei a pouco , tem que ver se sua internet  disca via ppoeconf ou é dhcp ativo , entrando no modem ou routeador vc vê isso ,antes de desistalar o dhcp , senão tira e puf!rs...não conecta mais!rs
Eu mesmo não tinha olhado o log de erro ,  aqui a tela pisca mto rápido quando desligo , quando liga vê o log rodando , porém depois que instalei o drive 285 da nvidia ele só pisca e abre , o esc não dá tempo de aperta , ele abre antes,porém o erro ocorre somente ao tentar desligar...(não dá diferença na velocidade de internet), meu modem é um sbv5121.
Talvez nessa dele travar na saida não renove o ip e fique meio travado...
tgklohn já tentou reiniciar a conexão para ver se destrava?Ele deve estar com a macauba na garganta..só pode..rs , finalize ela antes de sair p/ ver se o erro sai e dá um reboot ,só p/ saber se esta engasgado msm ou é algum outro erro na compilação...

RamonB

O roteador que eu tenho é um D-Link DI-604 e o Access Point é também D-Link DWL-2100AP. Já tenho os dois há mais de 4 anos. No primeiro Ubuntu que instalei, o 8.10, dava este problema de só conectar na 3ª ou 4ª tentativa (ou 5ª ou 6ª ou ...) só no desktop mas depois, a partir da 9.04, não deu mais para nenhum dos computadores daqui de casa, sempre com as mesmas configurações de placa, access point e roteador. Só voltou a acontecer agora, com a 11.10 (e no eeePC 1000H, que está com este problema agora, nunca deu antes, nem na 8.10).

Então, acho que o problema é do Ubuntu 11.10 e não dos roteadores nem dos demais equipamentos. Por que na 11.04, que estou usando agora, e em todas as anteriores, tudo funciona OK? Foi alguma mudança introduzida na 11.10 que trouxe estes problemas.

De qualquer forma, como eu já disse em outro post, como não estou disposto a "escovar bits" nem a ficar no processo de tentativa e erro, deixei a 11.04 nos computadores que estão enfrentando este problema e só vou instalar o 11.10 no netbook eeePC 1201T, que não apresenta essa dificuldade via Live CD.

Um abraço e obrigado pelas respostas.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

zekkerj

O DI-604 é um roteador cabeado, o AP DWL-2100AP é um AP de 108Mbps, com o mesmo hardware do roteador DI-624. Nenhum dos dois é um aparelho bom, mas ambos são muito melhores que o DI-524 de 54Mbps antigo, que é um aparelho de hardware ruim e software mal-escrito. O novo, de 150Mbps, é um pouco melhor em termos de hardware, mas continua tendo software ruim.

Junte isso ao problema de qualidade dos drivers wireless do kernel 3.0, acaba potencializando o problema. Mas não pensem que o DI-524 dá problema só no Linux, ele dá problema em qualquer sistema. Ele é lento, ele trava, ele tem pouco alcance... apenas o driver do Windows se vira melhor com esse tipo de problema, por ter melhor recepção. Trocando o aparelho, você vai perceber não só que o Linux vai conectar melhor, como o Windows vai navegar mais rápido.

Brodovisk

zekkerj
CitarO novo, de 150Mbps, é um pouco melhor em termos de hardware, mas continua tendo software ruim.
(oloko , desde ser uma m****)
Você sabe algum routeador com wirelees que funciona perfeitamente sem perder velocidade?rs...Um pouquinho acho que sempre perde nee, mais sempre tem um melhorzinho nee...Sabe algum?
Para te falar a verdade entrei em um d-link 1 vez e ainda por assistência remota , não achei bixo de 7 cabeças , achei incrivel ,pois tem várias configurações que pode editar, as coisa no japão é complicado enh...como eu sempre peguei direto da compania eles instalam o cabeamento , liga o modem e olham se tem o sinal e xau!kkkk
Depois vc tem que se virar....(vai estar escrito em inglês só que com letras japonesas)
Não dão suporte a linux!a unica pista que vc terá será se perguntar se é bridge ou dhcp...kkkk
Como eu falo um pouco eu ligava lá sabe , perguntava se era para fazer uma bridge ou se tinha que configurar mac , como resetava , pq a senha eles não passam , aí vai ter que ralar na net consultando em japonês e lendo até achar a senha na net em forum japonês...
Estou querendo comprar um routeador para fazer uma rede aqui , se souber de algum que é mto bom e não trave no halt do ubuntu dê uma indicada , só não se perder mto sinal , pq meu negócio é velocidade desde que sai de 100mb e estou usando 1mb no Brasil  pagando o preço de 50 mb no japão vejo nossos provedores com repassadores de refugo estrangeiro .
A maioria dos brasileiros no japão dá até dó sabe , pois tem uns malandros lá que vendem internet como se fossem provedor , prometem 100 mb ou 300 e  não avisam o cara que se cancelar o contrato paga multa de uns 300 e poucos dollars , como tem essa multa o provedor costuma dar premios de até uns 400 dollars que eles pegam para eles e não te repassam(geralmente é netbook)
Aí de tanto eu ligar lá e pedir suporte fazendo perguntas sobre o tipo de routeador e modem , e como que coloco se é bridge quero a senha é logico!Eles sem jeito acabaram colocando suporte em pt-br por não confiar em mim tamb e ter que dar informações.kkkkk
Hoje está mais facil , mais nem todos os brasileiros sabem que a ntt tem suporte em pt-br , e que se vc pedir tranferencia via empresas de malandros eles te cancelam o contrato e vc vai ter que pagar a multa e já fazem outro contrato(como tem prazo para darem baixa demora uns 20 a 40 dias)teve mão que liguei lá e me colocaram em 2 dias , e sem cancelar , só tranferencia para não pagar a multa,mesmo que seja em outro estado)
Agora quem ão sabe fazer a conexão tem que pagar para esses malandros..

tgklohn

O problema não é conectar ou não conectar. Eu consigo me conectar. O que eu não consigo é carregar as páginas depois que entro com minhas senhas. A transmissão e recepção do roteador estão boas, quase sempre 100%. O fato é: quer wireless, quer me conectando ao roteador por cabo, não consigo carregar páginas que exijam senha. Mas no trabalho não há problemas quanto a isso.

zekkerj

Brodowski, posso te fazer uma pergunta, com pureza d'alma?

Como você consegue escrever tanto em torno de apenas uma linha minha? ???

zekkerj

Citação de: tgklohn online 15 de Novembro de 2011, 09:23
O problema não é conectar ou não conectar. Eu consigo me conectar. O que eu não consigo é carregar as páginas depois que entro com minhas senhas. A transmissão e recepção do roteador estão boas, quase sempre 100%. O fato é: quer wireless, quer me conectando ao roteador por cabo, não consigo carregar páginas que exijam senha. Mas no trabalho não há problemas quanto a isso.
Já trocou o servidor DNS?

tgklohn

Ainda não. Mas qual, o do meu computador ou do roteador? Qual o DNS ideal?

zekkerj

O do seu computador. Tente apontá-lo pra usar os servidores DNS do Google (8.8.8.8 e 8.8.4.4) ou do OpenDNS (208.67.222.222 e 208.67.220.220).

Brodovisk

CitarBrodowski, posso te fazer uma pergunta, com pureza d'alma?

Como você consegue escrever tanto em torno de apenas uma linha minha? Hein?
Acho que é o katagana e hiragana que me deixou assim!hsauashuas
Deu sorte que eu não escrevi assim
z
e
k
k
r
j
shasahuas
Zuera,tento passar a experiência para que um mais fuçado que eu dê a solução , mts vezes dá certo.