Como personalizar o painel superior no Ubuntu 11.10?

Iniciado por cabelo2004, 12 de Novembro de 2011, 19:57

tópico anterior - próximo tópico

cabelo2004

Olá pessoal. To precisando de uma ajuda relativamente simples. Não consigo configurar o painel/barra superior no Ubuntu 11.10. Clico com o botão direito do mouse sobre ele, mas não aparecem opções relativas ao painel, como por exemplo: mover ícones da área de notificação (systray) ou removê-los. Também não é possível criar um novo painel. Então isso tem limitado as possibilidades de personalização do Ubuntu 11.10 para mim. Procurei por todo canto e não encontrei nada a respeito. Conto com vocês. Valeu!

pyfuji

Segure a tecla "Alt" e clique com o botão direito no painel.
Se quiser mover ou remover ícone o processo é o mesmo. Segure a tecla "Alt" e clique no ícone com o botão direito.
Desktop - Fonte Corsair 450W - MoBo Asus M4A79T-DELUXE :( - AMD Phenom II X4 955 - 2 x 2GB DDR3 Corsair - 2 x SSD 60GB Corsair Force3 RaidO + Seagate 2TB 5900 rpm - GeForce 9500GT - Cooler Master V8

Seja livre, use.... o que você quiser.

cabelo2004

Citação de: pyfuji online 12 de Novembro de 2011, 20:43
Segure a tecla "Alt" e clique com o botão direito no painel.
Se quiser mover ou remover ícone o processo é o mesmo. Segure a tecla "Alt" e clique no ícone com o botão direito.

Tentei essa solução, mas não deu certo. Quando clico com o botão direito do mouse, segurando a tecla ALT, sobre o painel/barra superior nada acontece. Mais alguma possibilidade de solução.
Valeu!

eliseu_carvalho

Se você estiver usando Unity ou GNOME-Shell, isso (ainda) não é possível. Mas se estiver usando o GNOME Classic, tem que funcionar.

pyfuji

Eu uso o Gnome Classic.
Tem um detalhe.
Só consigo ativar as alterações com o Metacity.
Se o Compiz estiver ativado não consigo alterar a barra superior.
Se for esse o caso terá que abrir o terminal e "metacity --replace" e depois de feito as alterações desejadas abra ootro terminal e "compiz --replace".
Desktop - Fonte Corsair 450W - MoBo Asus M4A79T-DELUXE :( - AMD Phenom II X4 955 - 2 x 2GB DDR3 Corsair - 2 x SSD 60GB Corsair Force3 RaidO + Seagate 2TB 5900 rpm - GeForce 9500GT - Cooler Master V8

Seja livre, use.... o que você quiser.

cabelo2004

Pois é, eu estava querendo fazer isso no Unity. Não gosto muito da interface Gnome Classic. Ainda não descobriram nenhuma forma de configurar o painel superior no Unity? Qual a razão disso, sendo o Linux um sistema livre de código aberto? Pensava que ele poderia ser completamente configurada e personalizado pelos usuários. Valeu!

jorge505

Essa nova versao so Ubuntu tem como publoco alvo (acredito eu)  um novo tipo de usuarios para PC,  aqieles simplesmente ligam o computador e usam como esta... Asssim com é no Windows, mas se voce qier personalizacao, te aconselho outtas distros, uma que talvez voce goste é o Kubuntu, mas existem outras: Xubuntu, Lubuntu, Mint, Sabayon e assim vai, teste as outras distros, talvez voce encontre uma que se adeque melhor a voce ;)

cabelo2004

Apenas mais uma dúvida. Há algum modo de modificar apenas os ícones do painel superior? Usando o "gnome-tweak-tool" só é possível modificar todos os ícones do sistema. Mas eu gostaria de modificar apenas os ícones do painel superior? Tem como?

cabelo2004

Insisto com o tópico porque considero que personalização é um dos pontos mais fortes do Linux/Ubuntu. Deve haver algum modo de personalizar somente o painel superior do Unity. Será que ninguém tentou isso? Por exemplo, não seria possível aplicar os ìcones faenza, sem modificar os ícones padrão do painel superior? Deve haver algum modo. No linux tudo é possível, porque somos nós que o construimos, nos somos o linux!

jorge505

Olá, nessa versão, a mais mudança mais drástica que eu vi foi essa: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,89856.0.html
Mas se aflija tanto, os próprios responsáveis pelo Ubuntu reconheceram isso e afirmaram que havia coisas mais importantes para serem feitas nessa versão, vamos esperar a próxima versão, que, por ser uma LTS, talvez possa vir um nível de personalização maior, mas como eu já disse, por que não tenta outra distro?

kaito57

Citação de: cabelo2004 online 26 de Novembro de 2011, 11:45
Insisto com o tópico porque considero que personalização é um dos pontos mais fortes do Linux/Ubuntu. Deve haver algum modo de personalizar somente o painel superior do Unity. Será que ninguém tentou isso? Por exemplo, não seria possível aplicar os ìcones faenza, sem modificar os ícones padrão do painel superior? Deve haver algum modo. No linux tudo é possível, porque somos nós que o construimos, nos somos o linux!

Acredito que não é possível alterar o painel superior, pois é nele que ficam os menus das aplicações...

cabelo2004

Citação de: jorge505 online 26 de Novembro de 2011, 12:50
Olá, nessa versão, a mais mudança mais drástica que eu vi foi essa: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,89856.0.html
Mas se aflija tanto, os próprios responsáveis pelo Ubuntu reconheceram isso e afirmaram que havia coisas mais importantes para serem feitas nessa versão, vamos esperar a próxima versão, que, por ser uma LTS, talvez possa vir um nível de personalização maior, mas como eu já disse, por que não tenta outra distro?

Essas notícias são animadoras. Eu tenho o Mandriva em um Live USB, é uma outra distro de grande potencial. Mas não acho interessante ficar migrando de distros. Isso inviabiliza a continuidade de melhorias. Acho que o fundamental quando optamos por uma distro é utiliza-la experimentá-la e fazer as sugestões para que ela melhore. Tem uma manada de pessoas que migraram para o Mint (quase uma cópia do Ubuntu), por não se adaptarem ao Unity. Isso limita a possibilidade de inovação e melhoria da ferramenta. Quanto menos usuários utilizando uma distro menor se torna seu potencial de melhoria. Não digo que as pessoas devam ficar presas a uma distro, mas ficar mudando o tempo todo dificulta o trabalho dos desenvolvedores. Acredito na qualidade do Ubuntu, acho que sempre haverão bugs e melhorias. Mas essa é a essência de um SO Livre, os usuários são parte desses bugs e também das melhorias. Contribuimos ativamente para a construção do Linux. Minhas opções seguirão sendo o Ubuntu rodando no PC e o Mandriva no USB. Eu poderia experimentar o Kubuntu, mas considero a interface Unity uma inovação com grandes potenciais e quero fazer parte dela. Aguardarei a próxima versão. Eu achava que talvez usando o dconf ou o gconf pudesse ser possível uma configuração do painel superior no Unity. Se alguém mais tiver alguma ideia o tópico continua aberto.

jorge505

Sim sim, concordo, devemos brigar por aquilo que acreditamos ter potencial (no seu caso o Ubuntu), mas voce não irá se arrenpeder se testar o Kubuntu, talvez você possa utilizá-lo até o lancamento da 12.04 do Ubuntu ;D

cabelo2004

Em termos de interface KDE eu considero o Mandriva muito superior ao Kubuntu. Eu já o experimentei. Mas, o mandriva tem um acabamento melhor, mais funcional, mais criativo. Por isso tenho um USB Live dele. De toda forma, como eu disse, acho válido experimentar outras distros. Para não nos restringirmos em termos de possibilidades de um SO. Mas é importante acompanharmos uma distro pensando em ser parte ativa dela.
Mesmo assim, valeu pela dica, eu ainda estou começando no universo linux.

Manoboy

Citação de: cabelo2004 online 12 de Novembro de 2011, 19:57
Olá pessoal. To precisando de uma ajuda relativamente simples. Não consigo configurar o painel/barra superior no Ubuntu 11.10. Clico com o botão direito do mouse sobre ele, mas não aparecem opções relativas ao painel, como por exemplo: mover ícones da área de notificação (systray) ou removê-los. Também não é possível criar um novo painel. Então isso tem limitado as possibilidades de personalização do Ubuntu 11.10 para mim. Procurei por todo canto e não encontrei nada a respeito. Conto com vocês. Valeu!

Acabei de instalar o Ubuntu 12.04 em substituição ao 10.04 e tambem gostaria de saber como mover os icones do painel superior.
Já existe alguma solução?