Adobe abre mão do Flash Player para dispositivos móveis

Iniciado por jkmsjq, 12 de Novembro de 2011, 09:24

tópico anterior - próximo tópico

jkmsjq

A Adobe confirmou em um de seus blogs que o Flash Player para dispositivos móveis realmente será cancelado após o lançamento da versão 11.1 para Android e Playbook. A plataforma Flash continuará a ser usada para criar aplicativos para smartphones. Mas o Player não será mais atualizado.

A Adobe pode abandonar o Flash Player para dispositivos móveis, noticia o ZDnet. De acordo com o site, a empresa teria pedido que os programadores concentrassem esforços no desenvolvimento de aplicativos em HTML5, linguagem que concorre com a plataforma Flash. Além disso, plug-ins existentes para Android e BlackBerry teriam apenas atualizações para corrigir bugs e falhas de segurança, mas não ganhariam novos recursos.

O momento para a Adobe não é bom. A empresa anunciou que demitirá 750 funcionários e as ações caíram mais de 8%. Segundo o jornal The Guardian, a decisão de cortar o Flash dos dispositivos móveis coloca um ponto de interrogação no futuro do Flash também em desktops. Falhas de segurança no Flash são uma das principais brechas exploradas por vírus. Recentemente, a Microsoft anunciou que o navegador padrão do Windows 8 em tablets não suportará o Flash Player.

O site Mashable diz que a Apple venceu uma batalha "moral" contra o Flash Player. Steve Jobs nunca aceitou que os plug-ins da Adobe fossem executados em dispositivos iOS (iPod touch, iPhone e iPad), alegando que o Flash não era confiável, seguro ou rápido suficiente, além de consumir muita bateria para ser usado em dispositivos móveis.

Em setembro, a Adobe lançou uma nova versão do Flash Media Server, servidor usado para hospedar o conteúdo Flash dos sites, reconhecer o acesso de dispositivos iOS e converter os vídeos para um formato compatível com o sistema operacional da Apple.

FONTE:http://tecnologia.ig.com.br/adobe-abre-mao-do-flash-player-para-dispositivos-moveis-diz-site/n1597360925142.html
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

garfo

Já era tempo. Bem que o Steve falou que o desempenho do Flash em dispositivos móveis é horrível (pra não dizer outra palavra...).

Agora é HTML5 sempre e avante.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

jkmsjq

Sinto um "cheiro" que a Google vai ficar feliz da vida com essa notícia...
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

jorge505

Isso me lembra do julgamento que fizeram ao Steve ao ter anunciado a rejeicao do flash, bom, talvez agora entendam... HTML 5 e CSS 3 *-*

eliseu_carvalho

Será que num futuro próximo o Ubuntu vai fazer proveito do HTML 5 e do CSS 3? Isso será compatível com o atual Flash?

jorge505

Acredito que sim, sera um grande diferencial para o Ubuntu utilizar como base o HTML 5 E CSS 3, apos longo tempo de estudo sobre, vi que ha um grande potencial para explorado, tornando-se assim um grande diferencial entre as distros, só falta uma iniciativa da Canonical..

Henrique1977

Bom,  desde  que  com  isso  se  migre  para  o  html5,  ótimo.
Mas,  agora,  têm  um  porém,  que  pode  ser  preocupante.,  E isso  que  eu  digo  é  o  seguinte:  se  a  microsoft  resolver  aproveitar  esse  fato  para  fazer  lobby  em  favor  do  silverlight.  Desde  que  a  microsoft  não  aproveite  a  situação  para  fazer  lobby  em  favor  do  silverlight,  estará  tudo  bem,  pois  se  ela  fizer  nem  quero  nem  comentar...
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

jorge505

E voce tem razao em temer isso, uma vez que, enquanto lia a revista W, vi um artigo em que a Microsoft atacava ferozmente o HTML5 e defendia a superidade do Silverlight, no novo Windows para tablets ela tambem ja abandonou o flash, talvez ela use isso como testes, tentando fazer o caminho inverso da Adobe, ou seja, tentar espalhar o Silverlight pelos smarts e tablets primeiramente, bom, desde que nao chegue no Linux e que nao se espalhe pela web...

rudregues

Pessoal, quem é à favor do html5 e ainda tem o firefox 4 dá uma olhadinha na versão html5 do youtube http://www.youtube.com/html5
Ainda tem poucos vídeos, mas é questão de tempo! ;)

Citação de: Henrique1977 online 13 de Novembro de 2011, 00:11
Bom,  desde  que  com  isso  se  migre  para  o  html5,  ótimo.
Mas,  agora,  têm  um  porém,  que  pode  ser  preocupante.,  E isso  que  eu  digo  é  o  seguinte:  se  a  microsoft  resolver  aproveitar  esse  fato  para  fazer  lobby  em  favor  do  silverlight.  Desde  que  a  microsoft  não  aproveite  a  situação  para  fazer  lobby  em  favor  do  silverlight,  estará  tudo  bem,  pois  se  ela  fizer  nem  quero  nem  comentar...
Vira essa boca pra lá menino!  :-X  hehehehehe

[ ]'s

EDIT: acabei de testar com o chromium versão 14 no 10.10 mesmo, apesar de não estar listado como suportado funcionou perfeitamente, neste momento estou ouvindo can't stop do RHCP em 360p sem ter problemas com o carregamento (vou atribuir isso, mesmo que leigamente, ao html5 XD)
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Andreson Goveia

Citação de: rudregues online 14 de Novembro de 2011, 03:08

EDIT: acabei de testar com o chromium versão 14 no 10.10 mesmo, apesar de não estar listado como suportado funcionou perfeitamente, neste momento estou ouvindo can't stop do RHCP em 360p sem ter problemas com o carregamento (vou atribuir isso, mesmo que leigamente, ao html5 XD)

Por que a 14??
Já tem a 15, hehe
Também gosto de usar a versão html5, que por falar nisso esqueci de habilitar, depois que instalei o Kubuntu 11.10 no PC e no Notebook.  ::)
Obrigado por lembra, chegando em casa faço isso  :D

rudregues

Citação de: Andry online 14 de Novembro de 2011, 04:37
Citação de: rudregues online 14 de Novembro de 2011, 03:08

Por que a 14??
Já tem a 15, hehe
Também gosto de usar a versão html5, que por falar nisso esqueci de habilitar, depois que instalei o Kubuntu 11.10 no PC e no Notebook.  ::)
Obrigado por lembra, chegando em casa faço isso  :D
Po Andry, ultimamente to usando muito o desktop daqui de casa, que tá com o 10.10 que tem o firefox 3.6, que num tem suporte apenas a videotag no html5 :P então fui de chromium 14 mesmo, o gerenciador de atualizações num me recomendou o 15 e duvido que recomende... mas no notebook que é só meu tem até firefox 8 hehe
Aliás, preciso testar o firefox 8 com java 7 no site do santander...

[ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

jorge505

Em relacao a navegadores, tem um que descobri no Kubuntu, o Reconq, que acredito ser um otimo navegador, uma vez que, embora navegadores como o Firefox tenha um bom suporte com HTML5, tem pouco suporte com CSS3, ja o Reconq reconheceu todas as tags testadas ;D

jorge505

Agora é definitivo: o Adobe Flash Player vai mesmo ser eliminado do Android. A Google confirmou nesta semana que a próxima versão do sistema operacional, a Ice Cream Sandwich, não virá com o plugin instalado. Além disso, ele também já não está mais disponível no Android Market.

http://www.tecmundo.com.br/m/15571.htm

eliseu_carvalho

Se der pra ver os vídeos do YouTube com HTML 5 e CSS 3, tá beleza  :P  ::)