Dual WAN no Ubuntu Server com load balancing & failover

Iniciado por jmachado, 10 de Novembro de 2011, 13:08

tópico anterior - próximo tópico

jmachado

Olá a todos!
Já uso Ubuntu há vários anos, mas é a primeira vez que por aqui passo. Espero que este post possa acrescentar alguma coisa ao forum e quem sabe ajudar-me a mim e a outros.

Então a dúvida que me assombra de momento é a seguinte:

Preciso de implementar num servidor com Ubuntu Server um sistema de load balancing e failover para duas ligações de internet distintas (uma ADSL comum e uma ligação 3G). Ou seja, pretendo ter ambas as ligações operacionais em simultâneo, de modo a que o servidor faça o load balancing do tráfego e no caso de uma das ligações falhar redireccione o tráfego para a ligação que ficar operacional.

Atrás do servidor tenho uma LAN com cerca de 8 máquinas. O servidor tem 3 placas de rede, duas para as ligações de internet (que têm modem/routers diferentes claro) e uma para a LAN. De momento apenas estou a usar uma das ligações de internet.
Não me importa o facto de ter dois IPs externos (e dinâmicos) distintos, pois é um servidor de proxy que não tem nenhum serviço que seja acedido do exterior (pelo menos por agora). A segurança é um aspecto a considerar, mas de momento também não é prioritário (por exemplo se forem necessárias grandes alterações no iptables para garantir uma boa segurança, por agora podem ser desconsideradas).

Já pesquisei um pouco sobre este assunto, mas tenho visto muitas soluções distintas (umas muito básicas, outras muito complexas), e não sei para onde me virar. Não quero comprar nenhum tipo de hardware visto saber que é possível fazer tudo por software. A simplicidade da solução é a chave para mim, visto não ser um expert em redes, no entanto estou aberto a soluções mais complexas (quem não sabe aprende, right?)

Espero que alguém me possa iluminar :)

Take care everyone!
João

zekkerj

Se você quer simplicidade, a solução por hardware é a mais indicada. É uma caixa, você ligar as duas conexões na caixa, configura e esquece que isso existe. Também é a solução mais barata, apesar de exigir um investimento inicial maior.

Soluções por software são caras e lentas; o que dá a impressão de ser uma solução barata é que você não tem o investimento inicial de comprar a caixa que te resolve tudo de uma vez só. Só que leva tempo pra por a solução por software pra funcionar, e esse, de todos os recursos à sua disposição, é o único que não é renovável --- um segundo perdido é irrecuperável. Seu tempo tem um custo, muito mais alto do que você imagina. Pense no tempo que você vai gastar aprendendo a lidar com várias coisas que você não domina --- programação script, funcionamento do kernel do linux, fundamentos de rede e roteamento ---, tente jogar isso em termos de custo, e vc vai ver que o preço de um roteadorzinho com load balancing é bem compensador.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

jmachado

Olá!
Talvez não me tenha explicado bem, porque pelas pesquisas que fiz na net a solução pode não ser assim tão complicada. Seja como for, uma solução por hardware está mesmo fora de questão. E o tempo gasto a aprender nunca é tempo perdido ;) Se comprarmos tudo feito nunca sabemos fazer nada! :D

Se for algo tipo isto não me parece assim tão complicado: http://ubuntuforums.org/showpost.php?p=8129464&postcount=5

Mais sugestões são bem vindas :)

Abraços!