Ubuntu poderá ser, em breve, o Sist. Operac. de sua TV, tablet e smartphone

Iniciado por jkmsjq, 05 de Novembro de 2011, 20:56

tópico anterior - próximo tópico

jkmsjq

O fundador da Canonical, Mark Shuttleworth, informou, em entrevista dada ao site ZDNet, sua vontade de levar seu bem-sucedido sistema operacional para o interior de dispositivos como tablets, TVs e aparelhos de telefonia móvel. Para o Ubuntu, a distribuição Linux mais famosa da companhia, Shuttlerworth afirma que este seria nada além de um passo natural na trajetória da plataforma.
Indagado a esse respeito, Shuttleworth cita o hibridismo em voga nas novas maneiras de lidar com dados e informações hoje. "Assim como as pessoas mudaram suas formas de interagir com computadores pessoais em formato desktop para modalidades diferentes dessa interface, nosso desafio é encontrar onde o Ubuntu entraria de forma bem-sucedida nesse novo segmento."

A postura de Shuttleworth está ainda bastante de acordo com a premissa de seu Ubuntu, que é a de esse ser um sistema operacional de uso facilitado a todos: "Linux para seres humanos"; não necessariamente (e somente) desenvolvedores.

Dispositivos móveis

Em tempos de batalhas entre iOS e Android, o sistema operacional de código aberto do Google não poderia ser deixado de fora desta sabatina. Mark Shuttleworth acredita que, embora o universo dos dispositivos móveis seja bastante grande e competitivamente dinâmico, nada garante que Apple e Google manterão a hegemonia de seus SOs eternamente. Neste contexto, as incursões da Microsoft e Ubuntu são uma ameaça a se considerar, sempre.

E conclui "A compra da Motorola pelo Google abalou a confiança de alguns fabricantes de hardware, que têm buscado alternativas ao Android originárias de outras fontes". O mesmo, garante o CEO, acontece em relação ao fenômeno tablet.

Ubuntu TV?

Perguntado a respeito da possível adoção do Ubuntu como "cérebro" de futuras smart TVs, Shuttleworth deu um certo "banho de água fria" nos fãs mais afoitos do sistema, já que só haveria a possibilidade de adoção dessa ferramenta a partir da versão 14.04 do Ubuntu, que será, claramente, lançada apenas em abril de 2014. Apesar da posição, o fundador considera que a adoção do Ubuntu nesse nicho poderá alavancar o uso de televisores sob esse conceito, que ainda não foi completamente adotado pelo mercado. E por que não?

FONTE: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2011/11/ubuntu-podera-ser-em-breve-o-sistema-operacional-de-sua-tv-tablet-e-smartphone.html
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

garfo

Aí teremos iOs, Android, Windows Phone 7 e Ubuntu Mobile.

Haja competição!  ;D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Andreson Goveia

Citação de: garfo online 05 de Novembro de 2011, 21:37
Aí teremos iOs, Android, Windows Phone 7 e Ubuntu Mobile.

Haja competição!  ;D
Viva a competição, quanto mais tiver no mercado, mais o consumidor sair ganhando, mesmo porque eles sempre terão que se superar e melhorar para não ficar ara traz, ou perde mercado.

rjbgbo

um tanto ambicioso
só um detalhe, eu achei a interface do gnome-shell mais usável em tablets que o unity, inclusive é similar ao android 3.0 p/ tablet
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Henrique1977

Quanto  mais  competidores  melhor,  pois  a  competitividade  faz  com  que  os  fabricantes  e  desenvolvedores  busquem  melhorar  seus  produtos  para  não  perderem  para  a  concorrência.  E  o  resultado  disso  tudo  acaba  sendo  melhores  produtos.  E  com  isso  quem  acaba  ganhando  é  o  consumidor  final,  que  acabará  tendo  produtos  de  ótima  qualidade ṕara  usar.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Rafa Henrique