Apenas conferindo: Linux/Win XP em NTFS

Iniciado por Locomotion, 03 de Agosto de 2006, 17:38

tópico anterior - próximo tópico

Locomotion

Olá, em mais ou menos 2 semanas irei entrar pela primeira vez no mundo do Linux :P

Eu uso Windows XP, e queria usar o Linux tambem com o WinXp, pois alem de minha irma querer usar o WinXp, seria uma mudança muito forte (e talvez traumatizadora! :P) eu jah deletar o WinXP e usar somente o Linux (sem contar a questao de alguns jogos =])

O HD daqui tem 80 gigas de capacidade, sendo formatado em NTFS e com 40GB livre :)

Antes de postar aqui, dei uma procurada, e achei um tutorial (em ingles :x) de como proceder sem perder os arquivos...
Tambem tinha procurado no forum e notei que o Linux Lê mas nao modifica arquivos contido em NTFS
Entao soh queria saber que o modo que irei fazer está certo =]

Na instalação, mais precisamente na seção de partição, escolher "Editar tabelas de partição manualmente"
Irei ver o HD de 80 gigas lah, em NTFS...
Então particiono uns 50 Gigas (que ficará o WinXP) e sobrará 30 (primary)
Depois crio uma nova partição com uns 10 Gigas, e boto o tipo "Ext3" (nessa partição ficará o (K)Ubuntu) (primary)
Sugerido por mrbin: Particionar 10 gigas, tipo Ext3 e Mount Point /home, para arquivos pessoais do Linux e para uma futura atualizacao eu nao perder os dados xP, obrigado

Logo em seguida, crio uma outra partição com uns 9 gigas, e o tipo será "FAT32" e Mount Point será /Windows (essa partição será usada para arquivos que compartilharei Windows/Linux) (logical)
E finalmente, com o 1GB que sobro, crio uma partição sendo "Swap area" (tenho 512 ram, 1GB tah bom?) (logical)

Pronto, depois instalo o GRUB (para dual-boot, certo?) e estará tudo OK?
Se tiver algum procedimento errado, por favor, me ajuda :)

EDIT: Tenho que lembrar de desfragmentar antes de tudo, neh? :D

mrbin

Pelo pouco que sei nessa área, parece correto o procedimento.

Desfragmente, redimensione e pau na máquina.

Aconselho vc a fazer um backup dos seus arquivos mais importantes, just in case...

Outro conselho útil é deixar sua pasta pessoal (/home) em uma partição separada da root (/).  Desses 20 gigas, joga uns 10 em uma partição ext3 e coloca mount point como /home. Se, por ventura, vc precisar reinstalar o ubuntu (no caso de uma atualização, por exemplo), a dor de cabeça é bem menor.

Outros usuários mais experientes podem falar com mais propriedade... só te disse o que eu fiz aqui.

E seja bem vindo ao mundo Linux!!
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Yarwinish

No meu caso para compartilhar arquivos entre Linux / Windows eu utilizo neste um programa (explore2fs) que enxerga partições ext2 e ext3 em uma interface parecida com o Windows Explorer do windows 95. Já no Linux, ele consegue ler tranquilamente partições NTFS, embora não consiga gravar nela. Mas a sua idéia de reservar uma partição FAT32 foi muito boa, vou ver se faço algo parecido da próxima vez que formatar meus HDs (provavelmente quando adquirir um novo).

Locomotion

Citação de: mrbin online 03 de Agosto de 2006, 17:51

Aconselho vc a fazer um backup dos seus arquivos mais importantes, just in case...

Outro conselho útil é deixar sua pasta pessoal (/home) em uma partição separada da root (/).  Desses 20 gigas, joga uns 10 em uma partição ext3 e coloca mount point como /home. Se, por ventura, vc precisar reinstalar o ubuntu (no caso de uma atualização, por exemplo), a dor de cabeça é bem menor.

Outros usuários mais experientes podem falar com mais propriedade... só te disse o que eu fiz aqui.

opa, brigado pela dica :)
xD

ppvanzella

Não sei se vc vai precisar de 1GB de swap, cara. Depende do que vc vai fazer.
Eu tenho 1GB de ram, e tava com 300MB de swap só, e nunca chegou a estourar 500MB da ram, quem dirá usar swap, e eu rodo o XGL e uso o linux como sistema principal (até encodo DVD nele!).
Agora que instalei o oracle subi meu swap pra 1GB pq ele não instala com menos que isso =\
Mas mesmo assim o swap nunca é utilizado (só qdo eu ativo o oracle :P)

mrbin

Citação de: Locomotion online 03 de Agosto de 2006, 20:40
Citação de: mrbin online 03 de Agosto de 2006, 17:51

opa, brigado pela dica :)
xD

disponha!
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

gony64

com relacao a escrever em ntfs, ja saiu o pacote que permite escrever, procure aqui no forum que voce encontra a noticia e os links bem como o procedimento pra ativalos, mas se quiser tambem compila o kernel... marcando as opcoes de escrever em ntfs.

Lamego

Atenção que o suporte de escrita para NTFS é beta, se os dados são importantes não utilize!
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Locomotion

era isso que eu ia falar
li que nao eh recomendado escrever em NTFS
e nao tou afim de correr riscos

prefiro criar uma FAT32 e botar os arquivos que mais uso, (musicas, fotos e videos)
daih posso usar tanto com o linux como com o windows XD

agente100gelo

ò o cara... vindo do Ueba ;)

Locomotion, de qualquer forma mexer com partições é sempre arricado, então, faça backup dos dados importantes.

De qualquer forma vc vai poder abrir arquivos na ntfs do Windows.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Locomotion

eh, mas fazer backup de tudo vai ser complicado :P
mas vou ver =]

hail ueba! =]