Linux em computadores pessoais, participação de mercado.

Iniciado por leandro842, 26 de Outubro de 2011, 14:30

tópico anterior - próximo tópico

leandro842

Bom pessoal, eu estive dando uma pesquisada pelos sites de tecnologia e o que deu pra perceber em relação ao uso do Linux em PC's é que as pesquisas são meio conflitantes, mas na média a participação do Linux fica em torno de 1,2% se comparado com sistemas proprietários. Porém não é essa a impressão que eu tenho quando navego pela rede seja em foruns de discussão ou artigos relacionados a OS e Softwares.
     A sensação que dá é que nunca se ouviu falar tanto em Linux e código aberto como ultimamente. Praticamente todos os artigos de grandes sites de tecnologia como o Olhar Digital e o Baixaki tem usuários "Tux" defendendo a nossa plataforma Open Source. Outra coisa que eu também percebi foi uma participação muito maior das empresas te tecnologia no desenvolvimento de softwares para a plataforma, principalmente para a distribuição Ubuntu que nunca foi tão fácil de operar como na versão 11:10 (oneiric)...
     É verdade sim que o quantidade softwares disponíveis e principalmente a participação das empresas de desenvolvimento ainda é muito aquém se em comparação com o sistema das janelas por exemplo, mas também me parece verdade que os sistemas GNU/Linux estão se popularizando cada vez mais principalmente por usuários que se cansaram da "Tela Azul da Morte"...
     Uma prova disso é a preocupação cada vez mais constante que a empresa do tio Bill vem tento com a ascensão desenfreada que o Linux vem tendo utlimamente. A Microsoft nunca demonstrou tanta preocupação com o Tux como nos últimos tempos, prova disso é que ela se preocupa muito mais com o Linux doque com o MAC da Apple, que estatísticamente é seu maior rival com mais de 7% como pode ser visto aqui http://en.wikipedia.org/wiki/Usage_share_of_operating_systems
     Eu posso estar enganado, mas se eu tivesse que dar um palpite diria que em 1 no máximo 2 anos a participação do Linux estará batendo na casa dos 10% (se é que já não está, afinal, não seria interessante pra "ninguém" caso isso acontecesse). Ninguém = Microsoft, Apple...
     Bom é isso, eu queria saber a opinião de vocês em relação esse assunto que é de enteresse de todos nós.

>>>:)<<<
MB: Asus P5KPL-AM, CPU: Core2Duo E8400 3.00Ghz (OC 3,6Ghz), RAM: Kingston 2x2GB DDR2 800Mhz, HD: Maxtor 7200 RPM 320 GB Sata II, GPU: GeForce 9400 GT (1280x720), Drive: Samsung SH-222AB, Rede: ADSL 10 Mb/s Down / 800 Kb/s Up, OS: Ubuntu Oneiric Ocelot 11.10 AMD 64 / Windows XP Professional x86.

rudregues

Caro leandro842, essa porcentagem em relação a desktops é baixa assim mesmo, o negócio é que se considerar tablets, smartphones e sistemas embarcados, a porcentagem aumenta assustadoramente, além disso grande parte desse 'nunca se falou tanto em linux como agora' se deve a esses novos dispositivos que tão cada vez mais sendo usados
         Sinceramente, num sei te dizer se a porcentagem em desktops vai aumentar muito nesses próximos anos, acho que não, mas vale lembrar que o sistema da M$ já é desenvolvido pra atingir as massas há tempos, marketing é a palavra-chave eu diria nesse caso. A impressão que tenho, é que a Canonical tá tentando fazer isso, padronizando mais o Ubuntu com mais remoções às possibilidades de customização, talvez para num confundir o iniciante que apenas quer usar o sistema. Linux sempre foi desenvolvido por uma motivação de qualidade, ou seja, ter um bom sistema, um prato cheio pra quem gosta de evolução tecnológica de verdade pois o sistema se deselvolve rapidamente.

Meu palpite é que os desktops cheguem em 1,5%~1,8% em dois anos :-)

[ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Henrique1977

De  acordo  com  o  site  w3schools  somos  mais  do  que  5%,  ;  Segue  o  link  para  o  site?  http://www.w3schools.com/browsers/browsers_os.asp
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

rjbgbo

Citar...A Microsoft nunca demonstrou tanta preocupação com o Tux...
Essa preocupação chama-se Google, que baseou seus sistemas operacionais no kernel do linux.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

leandro842

Citação de: rudregues online 26 de Outubro de 2011, 15:03
         Caro leandro842, essa porcentagem em relação a desktops é baixa assim mesmo, o negócio é que se considerar tablets, smartphones e sistemas embarcados, a porcentagem aumenta assustadoramente, além disso grande parte desse 'nunca se falou tanto em linux como agora' se deve a esses novos dispositivos que tão cada vez mais sendo usados
         Sinceramente, num sei te dizer se a porcentagem em desktops vai aumentar muito nesses próximos anos, acho que não, mas vale lembrar que o sistema da M$ já é desenvolvido pra atingir as massas há tempos, marketing é a palavra-chave eu diria nesse caso. A impressão que tenho, é que a Canonical tá tentando fazer isso, padronizando mais o Ubuntu com mais remoções às possibilidades de customização, talvez para num confundir o iniciante que apenas quer usar o sistema. Linux sempre foi desenvolvido por uma motivação de qualidade, ou seja, ter um bom sistema, um prato cheio pra quem gosta de evolução tecnológica de verdade pois o sistema se deselvolve rapidamente.

Meu palpite é que os desktops cheguem em 1,5%~1,8% em dois anos :-)

[ ]'s
rudregues, isso que você colocou é a mais pura verdade talvez eu tenha  me empolgado um pouco XD . Mas o fato é que em qualidade sistemas como o Ubuntu e outras distribuições equivalentes são superiores tanto em desempenho e estabilidade quanto em segurança. Eu tenho esperança que num futuro não muito distante graças aos esforços da Canonical e das comunidades de softwares abertos os usuários básicos (office) vão começar a ver grandes vantagens nessas plataformas Linux, tanto pela facilidade de uso quanto pelos benefícios reais, e uma coisa é certa, desde o Windows XP a Microsoft perdeu completamente o foco e a capacidade de renovar, e os usuários estão começando a perceber isso... Só resta esperar pra ver em que bicho vai dar... Vlw pela opinião  :)
MB: Asus P5KPL-AM, CPU: Core2Duo E8400 3.00Ghz (OC 3,6Ghz), RAM: Kingston 2x2GB DDR2 800Mhz, HD: Maxtor 7200 RPM 320 GB Sata II, GPU: GeForce 9400 GT (1280x720), Drive: Samsung SH-222AB, Rede: ADSL 10 Mb/s Down / 800 Kb/s Up, OS: Ubuntu Oneiric Ocelot 11.10 AMD 64 / Windows XP Professional x86.

leandro842

Eu sei que não tem nada a ver com o tópico mas eu preciso compartilhar essa informação com alguém hehe... Acabei de rodar Burnout Paradise The Ultimate Box sem precisar chegar perto do Terminal, apenas um clique duplo (com Wine)... Será que alguém já rodou um aplicativo do Linux com aceleração 3D no Windows apenas com um clique duplo?? \o/

leandro842

Citação de: rjbgbo online 26 de Outubro de 2011, 17:28
Citar...A Microsoft nunca demonstrou tanta preocupação com o Tux...
Essa preocupação chama-se Google, que baseou seus sistemas operacionais no kernel do linux.
Bem observado

Leonardo C

Citação de: leandro842 online 26 de Outubro de 2011, 19:17
Eu sei que não tem nada a ver com o tópico mas eu preciso compartilhar essa informação com alguém hehe... Acabei de rodar Burnout Paradise The Ultimate Box sem precisar chegar perto do Terminal, apenas um clique duplo (com Wine)... Será que alguém já rodou um aplicativo do Linux com aceleração 3D no Windows apenas com um clique duplo?? \o/

ai sim...  ;D
Já eu não consigo rodar nem os nativos com acelaração 3d. rs

E acho que é questão de tempo para algum sistema livre tomar o lugar do windows.
Se vai levar 2, 5 ou 10 anos é outra historia. Mas tenho certeza que isso vai acontecer em algum momento.

leandro842

Citação de: Leonardo C online 26 de Outubro de 2011, 20:33
Citação de: leandro842 online 26 de Outubro de 2011, 19:17

ai sim...  ;D
Já eu não consigo rodar nem os nativos com acelaração 3d. rs

E acho que é questão de tempo para algum sistema livre tomar o lugar do windows.
Se vai levar 2, 5 ou 10 anos é outra historia. Mas tenho certeza que isso vai acontecer em algum momento.
Com certeza :)