Formatação

Iniciado por phs22, 03 de Novembro de 2006, 15:35

tópico anterior - próximo tópico

phs22

Pessoal minha dúvida eh seguinte, eu tenho instalado no meu micro em partições diferentes o XP e o Kubuntu, e eu vou precisar formatar minha partição Windows, eu gostaria de saber o que eu preciso fazer depois de instalado o XP como eu recupero o Grub do Kubuntu que dizem estar instalado na partição do XP.

Vlw

vfl

Citação de: phs22 online 03 de Novembro de 2006, 15:35
... o que eu preciso fazer depois de instalado o XP como eu recupero o Grub do Kubuntu que dizem estar instalado na partição do XP.

Em primeiro lugar, o grub certamente não está instalado na partição do XP e sim (no seu caso) no MBR (Master Boot Record - ou trilha zero/setor 1 do HD).
(caso interesse, em http://users.netuno.com.br/vflaube/computacao/info-basica/Nocoes-discos-rigidos-(hd).pdf está disponível um documento que aborda discos e partições em linguagem bem acessível).

Mas a  sua preocupação procede, porque ao reinstalar o Windows ele sobreescre o MBR, portanto apagando o grub (Windows pensa que é dono do mundo), e assim você fica só com o boot normal do Windows.

Para ter o grub de volta no MBR (e portanto com o menu onde você escolhe se quer rodar Windows ou linux), é bastante simples:

1)Determine exatamente em que partição está instalado o Linux. Para isso digite o seguinte comando no terminal:   sudo fdisk -l
Você verá linhas similares às mostradas abaixo:
/dev/hda1             391        1029     5132767+   7  HPFS ou NTFS
/dev/hda5            4536        4665     1044193+  82  Linux swap / Solaris
/dev/hda6   *       4666        5175     4096543+  83  Linux

No exemplo acima a partição /dev/hda6, é onde o Linux está instalado e seria esta a partição a considerar nos passos seguintes. Mas pode ser diferente no seu caso.

2) Reinstale o Windows na partição apropriada. (A partir de agora você não conseguirá rodar o Linux sem antes restaurar o grub)

3) Há diversas possibilidades para restaurar o grub, mas provavelmente a forma mais simples e prática é usar um LiveCD com um Linux qualquer (de preferência recente, qualquer versão do Ubuntu em LiveCD serve). Há um script chamado grub-install que deveria fazer a instalação do grub, mas dependendo da situação, este script não funciona corretamente, sendo que por isso, no procedimento abaixo estou considerando rodar o próprio grub:

a)  Boote o computador com um LiveCD recente;
b)  Em um terminal digite:    sudo grub
c)  Informe a partição onde o Linux está instalado.
Supondo que o Linux está instalado na partição /dev/hda6, você digitaria:root (hd0,5)
Esta é notação do grub: o zero corresponde ao disco e o 5 corresponde à partição. Note que ao contrário da notação de devices, a contagem tanto do disco como da partição começa do Zero, portanto hda virou 0 e o 6 virou 5.
Veja mais algumas equivalências para entender a conversão de notação:
/dev/hda1 = (hd0,0)          /dev/hda2 = (hd0,1)         
/dev/hdb1 = (hd1,0)          /dev/hdc1 = (hd2,0)
(se seu disco for serial-ata, substitua hd por sd)
Artigo sobre grub, lilo e partiçoes: http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20050626.php

d)  Em seguida você deverá digitar o comando para a instalação propriamente dita. Ou seja:setup (hd0)
Para sair do prompt do grub digite quit e enter.

E isso é tudo, pode rebootar que o menu do grub irá aparecer exatamente como antes de reinstalar o Windows.

Veja abaixo uma seção completa de execução da instalação do grub:

$ sudo grub
  [ Minimal BASH-like line editing is supported.   For
         the   first   word,  TAB  lists  possible  command
         completions.  Anywhere else TAB lists the possible
         completions of a device/filename. ]

grub> root (hd0,5)
Filesystem type is reiserfs, partition type 0x83

grub> setup (hd0)
Checking if "/boot/grub/stage1" exists... yes
Checking if "/boot/grub/stage2" exists... yes
Checking if "/boot/grub/reiserfs_stage1_5" exists... yes
Running "embed /boot/grub/reiserfs_stage1_5 (hd0)"...  18 sectors are embedded
.
succeeded
Running "install /boot/grub/stage1 (hd0) (hd0)1+18 p (hd0,5)/boot/grub/stage2
/boot/grub/menu.lst"... succeeded
Done.
grub> quit

Uma sugestão: Já que você vai reinstalar o Windows, após deixá-lo "redondo", aproveite para fazer uma imagem (clone) da partição onde o mesmo está instalado (crie uma partição só para dados e configure o Windows para usá-la ao invés de usar o C:). Assim na próxima vez que o Windows der problemas (o que é frequente), você restaura o arquivo da imagem feita. É muito mais rápido e prático.
O tempo que leva para fazer uma imagem ou restaurar um arquivo depende de alguns fatores, mas na prática, com partições com 5 a 6 Gbytes ocupados, tenho gasto entre 5 a 20 minutos para estas operações. E você não se preocupará mais com o Windows sobre-escrendo o grub.
Existem diversas opções de software para fazer isto:
- comerciais: Norton Ghost, Terabyte, Acronis, DriveStar, R-Drive, ...
- livres: parted, gparted, qtparted, ...

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Linux Registered User: 36202 (1996) at http://counter.li.org/
StarOffice/OpenOffice.org/BrOffice.org user since 1999
IM: vfl@jabber.org  (Jabber : Open Instant Messaging - http://www.jabber.org)
Schroeder - SC - Brasil

phs22

Valeu mesmo VLF, com essas dicas eh praticamente impossivel eu errar.

Vlw.