Ubuntu 11.10 não está instalado arquivos .deb, o que está acontecendo?

Iniciado por Mascarado, 17 de Outubro de 2011, 17:16

tópico anterior - próximo tópico

Mascarado

Acabei de comprovar: o Ubuntu realmente não está fazendo instalação de programas fora dos repositórios, como mencionei nesse tópico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,88394.0.html

Estranhamente por padrão o sistema te leva para a central de programas assim que você clica num instalador de extensão .deb, aí dá erro e não poderia ser diferente já que a central de programas sempre foi exclusividade dos programas instalados via repositórios,  tentei instalar o Chrome e o leitor de pdf da Adobe através de downloads de arquivos .deb e não consegui instalar, já com o meu querido Ubuntu 10.04 (que está redondinho em outra partição) dá pra instalar qualquer arquivo .deb apenas clicando duas vezes no mesmo sem recorrer a gambiarras e "receitas de bolo".

Nos programas instalados via central de programas está tudo normal, mas o sistema não está mais aceitando democraticamente (como sempre foi) instalar programas vindos de pacotes originários de locais diferente dos repositórios. :(

No caso do Chrome aparece uma mensagem de erro, já com o leitor de pdf da Adobe a central de programas até tentou instalar, mas falhou.

Quem tiver tendo esse mesmo problema se manifeste aí, tomara que até a próxima atualização seja corrigido esse problema.

Ubuntu é tudo de bom!!!

hedbruno

Já não to usando a central de programas a um bom tempo, de qualquer forma você pode partir para a "brutalidade"  sudo dpkg -i nomedoarquivo[/size]

linuser104

Já falei aqui mais de uma vez, não é preciso baixar .deb do Adobe Reader, pois ele se encontra nos repositórios do Ubuntu, apenas basta ativar o repositório parceiros (patner) que por padrão vem desmarcado no canais de Software.

Esse central de problemas, oops, central de programas, é horrível, coisa para turista vê, quer dizer coisa para iniciante vê, mas para usar mesmo com eficiência só o apt-get e graficamente o Synaptic, este último instalei logo depois que instalei o Ubuntu 11.10.

Alguns .deb baixados realmente parecem que vão falhar via central de programas (o bonitinho, mas ordinário), por exemplo o VB da Oracle, mas pelo menos aqui espero um pouco e o central de problemas acaba instalando. Para evitar isso é melhor instalar o .deb via terminal pelo comando:

sudo dpkg -i nome_do_pacote.deb

ou então instala o pacote Gdebi (acho que é esse o nome) que depois é só dá um clique duplo no .deb baixado e ele abrirá aquela pequena janela de instalação como nas versões do Ubuntu anteriores ao Ubuntu 11.04.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Mascarado

A central de programas sempre foi muito eficiente quando eu precisei, não é sobre a central de programas a minha queixa, estou ciente que dá pra baixar não só o leitor de pdf da Adobe como vários outros pela central de programas, como também estou ciente que dá pra usar a versão livre do Chrome via repositórios,apenas utilizei esses softwares como teste de instalação.

Mas a questão é que o Ubuntu 11.10 não está aceitando instalar pacotes .deb naturalmente como nas outras versões,não estou querendo recorrer a "força bruta" ou qualquer gambiarra pra instalar um simples arquivo .deb na hora em que eu realmente precisar, se for pra fazer assim prefiro abrir mão do programa .deb que teima em não instalar.

Apenas queria que voltasse a funcionar como sempre funcionou, estou usando o 11.10 como teste numa partição separada, meu 10.04 LTS está são e salvo e com tudo em cima  sendo usado como sistema de produção. 8)
Ubuntu é tudo de bom!!!

rruella

eu resolvi instalando o gdebi e assim faço o download para pasta qualquer clico com o direito e peço para abrir com ele.
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

linuser104

Citação de: Mascarado online 17 de Outubro de 2011, 17:57
A central de programas sempre foi muito eficiente quando eu precisei, não é sobre a central de programas a minha queixa, estou ciente que dá pra baixar não só o leitor de pdf da Adobe como vários outros pela central de programas, como também estou ciente que dá pra usar a versão livre do Chrome via repositórios,apenas utilizei esses softwares como teste de instalação.

Mas a questão é que o Ubuntu 11.10 não está aceitando instalar pacotes .deb naturalmente como nas outras versões,não estou querendo recorrer a "força bruta" ou qualquer gambiarra pra instalar um simples arquivo .deb na hora em que eu realmente precisar, se for pra fazer assim prefiro abrir mão do programa .deb que teima em não instalar.

Apenas queria que voltasse a funcionar como sempre funcionou, estou usando o 11.10 como teste numa partição separada, meu 10.04 LTS está são e salvo e com tudo em cima  sendo usado como sistema de produção. 8)

Gdebi, dpkg e Synaptic não é, nem nunca foram gambiarras, muito menos força bruta que no caso do terminal, com o comando dpkg, seria assim sudo dpkg -i --force-all nome.deb. Sempre existiram no Ubuntu, passando a não não mais vir no Ubuntu 11.04 em diante o Gdebi e o Synaptic a partir do Ubuntu 11.10. Acho que você precisa se informar mais...

Quanto ao chrome, pode ser apenas porque ele seja um .deb próprio para versão anterior do Ubuntu, ou seja, a google ainda não lançou um .deb específico para o novíssimo Ubuntu. Falo isso porque não sei se o .deb do chrome é um pacote genérico (Debian like) ou se existe um .deb apropriado para cada versão do Ubuntu, pois utilizo o chromium mesmo que me atende perfeitamente e como você mesmo falou existe nos repositórios e pode ser instalado pelo lindo, mas pouco eficiente e pesado central de programas.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Mascarado

Citação de: linuser104 online 17 de Outubro de 2011, 18:13

Gdebi, dpkg e Synaptic não é, nem nunca foram gambiarras, muito menos força bruta que no caso do terminal, com o comando dpkg, seria assim sudo dpkg -i --force-all nome.deb. Sempre existiram no Ubuntu, passando a não não mais vir no Ubuntu 11.04 em diante o Gdebi e o Synaptic a partir do Ubuntu 11.10. Acho que você precisa se informar mais...

Quanto ao chrome, pode ser apenas porque ele seja um .deb próprio para versão anterior do Ubuntu, ou seja, a google ainda não lançou um .deb específico para o novíssimo Ubuntu. Falo isso porque não sei se o .deb do chrome é um pacote genérico (Debian like) ou se existe um .deb apropriado para cada versão do Ubuntu, pois utilizo o chromium mesmo que me atende perfeitamente e como você mesmo falou existe nos repositórios e pode ser instalado pelo lindo, mas pouco eficiente e pesado central de programas.

Amigo, a intenção não foi fazer pouco caso da sua postagem, se lhe passei essa impressão me perdoe o mal entendido, quando eu disse "força bruta" estava me referindo só ao dpkg ( dpkg -i --force-all nome.deb), note que ele força sim a instalação do programa e quando eu disse "gambiarras" estava me referindo a soluções pouco práticas, nem passou pela minha cabeça o Synaptic mesmo porque ele faz o mesmo que faria a central de programas só instalando programas via repositórios,o Synaptic é uma excelente solução pra quem não gosta da central de programas ( se bem que vejo muito mais elogios do que críticas à central de programas) mas não resolve esse caso da instalação de pacotes .deb fora dos repositórios, problema que era inexistente nas versões anteriores.

Agora quanto a sua teoria do Ubuntu 11.10 ser ainda muito novo e por esse fato ainda não foram criadas versões de certos programas faz sentido, vamos aguardar e esperar que as atualizações resolvam esses "abacaxis", penso que tem mais ver com o Gnome 3 já que em lançamentos passados o Ubuntu "saindo do forno" e ainda utilizando o Gnome 2  não se recusava a instalar arquivos .deb, espero que o Gnome 3 não tenha que levar o mesmo tempo que o KDE série 4 levou para ficar "redondo".
Ubuntu é tudo de bom!!!

clodoaldops

Instalei skype , baixado direto do site, no kubuntu 11.10 sem nenhum problema.
Vous testar no ubuntu p/ conferir!

Mascarado

Se puder fazer a experiência por aí também vai ajudar no tira-teima amigão.  ;) Já por aqui no Ubuntu 11.10 eu baixei o Skype direto do site e também a instalação nativa não foi pra frente ,esse nem mensagem de erro apareceu já que ao clicar nele duas vezes nada acontece.

Resolvi segui a dica do rruela e instalei o Gdebi via central de programas:

Citareu resolvi instalando o gdebi e assim faço o download para pasta qualquer clico com o direito e peço para abrir com ele.

Realmente através do Gdebi a instalação segue,eu instalei o Gdebi e quando se clica com o botão direito sobre o arquivo .deb aparece a opção "abrir com Gdebi" no menu de contexto, feito isso a instalação se concretiza, funcionou com o leitor de pdf da Adobe e com o Skype mas não funcionou com o Chrome.

Apesar de não ser uma solução desejável eu gostei do Gdebi, mas continuo pela torcida para que seja corrigido esse problema e que o Ubuntu volte a suportar nativamente a instalação de arquivos .deb sem uso de aplicações de terceiros. :P

Outra coisa estranha é que às vezes mesmo instalando um programa com sucesso o sistema acusa erro, nas minhas experiências aqui a instalação do leitor de pdf da Adobe (via Gdebi) e também do próprio Gdebi (via central) foram acusados erros avisando que não foi possível instalar ou remover pacotes, mas os mesmos foram instalados com sucesso e estão funcionando perfeitamente, vai entender... :-X
Ubuntu é tudo de bom!!!