Servidor Proxy

Iniciado por mmelo81, 18 de Outubro de 2011, 10:07

tópico anterior - próximo tópico

mmelo81

Pessoal alguem sabe como manter um servidor ubuntu distribuindo internet sem que o mesmo atribua IPs para as maquinas, pois elas ja possuem IPs fixos.

configurei o servidor, só que nao quero que ele atribua IPs

Agradeço a ajuda

jeflui

Só você não instalar ou deixar desativado o dhcp3-server.

zekkerj

Se as máquinas já têm IP fixo, não faz diferença nenhuma ter ou não ter o serviço DHCP ativo. Você pode seguir o procedimento normal de instalação do servidor de compartilhamento.

A única razão pra desativar o serviço DHCP, no servidor, é a segurança (regra de ouro: desativar todos os serviços que não serão utilizados).

Note que nada disso tem a ver com servidor proxy. O servidor proxy é outro serviço, e não tem absolutamente nada a ver com DHCP.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

mmelo81

Então... só pra compartilhar meu problema, eu não instalei o serviço de DHCP, o proprio ubuntu esta fazendo este papel, quando eu ativei o modo compartilhar internet, automaticamente ele sai distribuindo IPs e quando isso acontece a internet não funciona nas maquinas clientes. Fiz um teste, retirei o IP fixo de uma maquina e a internet funcionou com o ip que o ubuntu atribui. Poderia ate deixar com esse IP mesmo, mas com os ips que ja estão fixos, existe um mapeamento na minha rede.

Tem alguma maneira de desativar esta distribuição de ips que o ubuntu faz?

Valew!

zekkerj

Como você ativou o modo de compartilhamento?
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

mmelo81

Ativei pelo Network Manager, selecionei a eth1 e nas propriedades selecionei o modo "Compartilhar Conexão com outros computadores", foi um modo bem simples que encontrei para ativar.

zekkerj

Então provavelmente foi por isso que o serviço dhcp foi ativado junto. Tente fazer a ativação manual, que é bem simples: basta ativar o repasse de pacotes e quando necessário, fazer NAT nos pacotes repassados para a internet.

mmelo81

Entendi... beleza, vou fazer essa ativação manual e retorno.

valew zekkerj!